JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Lei da Palmada


Autoria:

Wagner Dezem


Estudante de Direito da Faculdade - FAFRAM - Ituverava - SP

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 15/08/2014.

Última edição/atualização em 18/08/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Lei da Palmada

 

No último dia 26 de junho de 2014, passou a vigorar no Brasil a famosa “Lei da Palmada”, Lei n.º 13.010/14, que alterou parte do texto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ainda acrescentou e estabeleceu direitos da criança e do adolescente com relação aos castigos.

Essa recente lei, foi muito divulgada pela apresentadora Xuxa e, trata que a criança e o adolescente têm o direito de ser educado e cuidado, pelos integrantes de sua família, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou ainda por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina e educação.

A lei considera o castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com uso da força física sobre a criança ou adolescente que resulte em: sofrimento físico; ou lesão. Ainda como tratamento cruel e degradante aquele que: humilhe; ou ameace gravemente; ou ridicularize a criança ou adolescente.

O assunto é polêmico, mas tem como objetivo principal o controle da violência, em especial a domiciliar, impedindo assim que pais ou responsáveis causem sofrimento aos filhos. Para os que praticarem os abusos a lei prevê: advertência, encaminhamento para tratamento psicológico e cursos de orientação, além de multa.

Em virtude da lei não trazer previsão de crimes, com aplicação de sanções penais, nota-se sua grande importância para a conscientização de pais e responsáveis, visando implantar um novo comportamento relacionado ao que chamamos de castigo, além de alertar que costumes não se mudam somente com a imposição de normas.

 

Wagner Dezem

Aluno de Direito - 5.º Ano

 

Faculdade de Direito - FAFRAM

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Wagner Dezem) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados