JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Michele Sezini Da Cruz
Advogada especializada em Direito e Processo do Trabalho, graduada pela Universidade Estácio de Sá no ano de 2005 e Pós Graduada pela A VEZ DO MESTRE, colaboradora do Escritório Merçon e Ortiz Advogados Associados, desde Janeiro de 2009.

Telefone: 21 26214842


envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

APOSENTAÇÃO REVERSA OU DESAPOSENTAÇÃO COMO DIREITO DO SEGURADO

A aposentação é uma garantia constitucional expressa no artigo 201 e parágrafos da CRFB/88, com previsão em diversas normas infraconstitucionais.

Texto enviado ao JurisWay em 26/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

APOSENTAÇÃO REVERSA OU DESAPOSENTAÇÃO COMO DIREITO DO SEGURADO

 

A aposentação é uma garantia constitucional expressa no artigo 201 e parágrafos da CRFB/88, com previsão em diversas normas infraconstitucionais, como por exemplo o Decreto Lei 3.048/99, que no artigo 181-B prevê aposentadoria especial, por tempo de contribuição e por idade, as quais uma vez concedidas pela Previdência Social passam a ter caráter irreversível e irrenunciável.

Ainda de acordo com o Decreto supracitado, depreende-se que o aposentado que pretenda permanecer a trabalhar ou a retornar ao trabalho, após a concessão da aposentadoria não terá direito a nenhum benefício previdenciário, exceto salário família e a reabilitação profissional, conforme preconiza o artigo 18, § 2° da Lei 8.213/91.

A pergunta que se faz é como pode o aposentado que volta a exercer atividade abrangida pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS), o qual é considerado como segurado obrigatório, com todas as obrigações não ter o direito mínimo assegurado pela Previdência Social?

 

Com o escopo de solucionar o dilema vem ganhando espaço na doutrina e jurisprudência, atualmente, o tema da aposentação reversa ou desaposentação, o qual está próximo, de se tornar pacífico nos Tribunais Superiores.

Contudo, ante a relevância do ponto de vista econômico, político, social e jurídico do tema desaposentação, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a existência de repercussão geral em recurso que discute a validade jurídica do instituto da desaposentação, por meio do qual seria permitida a conversão da aposentadoria proporcional em aposentadoria integral, pela renúncia ao primeiro benefício e o recálculo das contribuições recolhidas após a primeira jubilação, ficando a expectativa de que o Supremo Tribunal decida a questão ainda este ano.

Segundo o relator do recurso, Ministro Ayres Britto, a controvérsia constitucional está sendo debatida também no Recurso Extraordinário 381367, cujo julgamento foi suspenso em setembro de 2010 pelo pedido de vista do ministro Dias Toffoli, sendo que neste recurso, especificamente, de relatoria do ministro Marco Aurélio, que votou pelo reconhecimento do direito, discute-se a constitucionalidade da Lei 9.528/97, a qual estabeleceu que o aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social que permanecer em atividade sujeita a este regime, ou a ele retornar, não fará jus à prestação alguma da Previdência Social em decorrência do exercício dessa atividade, exceto ao salário-família e à reabilitação profissional, quando empregado.

Impende esclarecer que a denominada aposentação reversa ou desaposentação nada mais é que o direito do aposentado segurado retornar às atividades remuneradas por livre e espontânea vontade, rompendo com o ato da aposentadoria, optando, assim, em se aposentar novamente, empregando o tempo de contribuição outrora utilizado para a aposentadoria desfeita, possibilitando ao segurado unificar o tempo de serviço ou contribuição numa nova aposentadoria.

 

 

É inegável que a ausência de norma expressa sobre o assunto dificulta, em muito, o trabalho dos operadores do Direito, cabendo ressaltar, neste ponto, o Projeto de Lei n. 3884/2008 de autoria do Deputado Cleber Verde do PRB/MA, já aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, cuja proposta permite ao segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) renunciar às aposentadorias por tempo de contribuição, especial e por idade, visando sanar lacuna nas leis vigentes, que não fazem referência à desaposentação.

Por outro lado, a Carta Magna não veda a desaposentação, sendo a legislação infraconstitucional omissa quanto à matéria, sendo assim, considerando que o ato de concessão da aposentadoria é vinculado e não discricionário, revela-se irrenunciável e irreversível, todavia, tão somente com relação à Autarquia, porém, não quanto ao pedido do aposentado segurado que tem a faculdade de analisar a conveniência e oportunidade de optar pela desaposentação ou não.

Não se pode perder de vista que a irrevogabilidade da aposentadoria tem o escopo legal de proteger o segurado, razão pela qual, em sendo do aposentado o desejo de deixar de exercer o direito à aposentadoria, não seria crível entender que a norma, a qual foi criada pela protegê-lo, o impeça de assumir o que lhe pareça mais favorável para sua própria vida.

Com efeito, muito emborao Instituto Nacional de Seguridade Social (NSS) continue a entender que a aposentadoria é irrenunciável, dado ao seu valor alimentar e irreversível por se tratar de um ato administrativo perfeito e acabado, só podendo ser desfeito pelo poder público quando constado erro ou fraude, tal fato, absolutamente, não descaracteriza a possibilidade da denominada aposentação reversa ou desaposentação, o que seria um contra-senso jurídico e social.

 

No entanto, o segurado lesado deve vindicar seu direito pela via Judicial, à qual, acredita-se, muito em breve reconhecerá de forma pacífica o direito de os desaposentados pedirem o recálculo do benefício levando em consideração as contribuições efetivadas após a aposentadoria, exercendo assim o direito de renúncia da aposentadoria atual e de computar o tempo extra de contribuição, elevando o valor de seus vencimentos.

Em desfecho dessa exposição, fica a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal venha por fim no hiato legislativo que hodiernamente permite o contra-senso no sentido de que os aposentados que retornam ao mercado de trabalho continuam contribuindo com a Previdência, sem, contudo, receberem os valores referentes ao período de contribuição complementar.

Niterói- RJ, 24 de Julho de 2012

 

Dra. Michele Sezini da Cruz

OAB/RJ n. 139.335

michele.sezini@meo.adv.br

Escritório: Merçon & Ortiz Advogados Associados

www.meo.adv.br

 



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Michele Sezini Da Cruz).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados