JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Richard Eduard Dos Santos
Monografias Outros

O DIREITO E O EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA

Aborda o significado e a problemática de um direito ao acesso efetivo à justiça em nosso país. Enfoca os obstáculos a serem transpostos e as dificuldades existentes para fazer que este acesso, assegurado em nossa Carta Magna seja respeitado .

Texto enviado ao JurisWay em 21/09/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O DIREITO E O EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA

Richard Eduard dos Santos[1]

 

RESUMO

Aborda o significado e a problemática de um direito ao acesso efetivo à justiça em nosso país. Enfoca os obstáculos a serem transpostos e as dificuldades existentes para fazer que este acesso, assegurado em nossa Carta Magna seja respeitado e dessa forma seja garantido a todos os cidadãos brasileiros. Elenca as possíveis soluções para a transposição desse problema de proporções que priva milhões de cidadãos deste importante direito consagrado constitucionalmente.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Acesso; Justiça; Constituição; direito; tutela.

 

                                                                                         

1.                 INTRODUÇÃO

 

O acesso à justiça é contemplado no artigo 5º, XXXV da Constituição Federal que prevê que: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito.” Isto quer dizer que todos têm acesso à justiça e podem postular tutela jurisdicional preventiva ou reparatória relativa a um direito. O princípio presente neste artigo contempla não só direitos individuais, mas os difusos e coletivos, não só a lesão a direito como também a ameaça de lesão, englobando aí a tutela preventiva. O princípio que garante o acesso à justiça é a necessidade de se vir a juízo pleitear a tutela jurisdicional, tendo em vista tratar-se de direito pessoal.

      A garantia do acesso à justiça não significa dizer que o processo deva ser gratuito. A partir de uma visão abrangente de justiça, o acesso a ela não se reduz o acesso ao judiciário e suas instituições, mas sim a uma ordem de valores e direitos fundamentais para o ser humano, que não ficam somente restritos ao sistema jurídico processual. O acesso à justiça é um dos das maiores ferramentas de luta para a realização da ordem jurídica justa, e sendo assim, possa-se efetivar o exercício da cidadania plena. Este acesso efetivo também ser visto como movimento de mudança, e uma nova maneira de conceber o jurídico, enxergando-o a partir de uma perspectiva cidadã tendo a justiça social como premissa básica para o acesso à justiça.

 

 

2.                 O ACESSO À JUSTIÇA

 

O acesso à justiça é um direito humano que se constitui essencial ao completo exercício da cidadania. Mais do que acesso ao judiciário, abrange também o acesso ao aconselhamento, a consultoria, enfim, justiça social.

A tutela jurisdicional é exercida através da garantia de acesso à justiça e se constitui um dos maiores, senão o maior instrumento para garantir uma ordem jurídica justa e então efetivar o exercício da cidadania plena. O  acesso à justiça está intimamente ligado à justiça social. Pode-se até afirmar que é a ponte entre o processo e a justiça social.

Hoje em dia, está mais perto de coincidir a garantia do acesso à justiça formal e prático. È ilusório afirmar que isto já acontece em nosso país nos dias de hoje. Sabe-se que existem inúmeros obstáculos que uma sociedade tem que transpor para que se chegue à justiça. E estes obstáculos se apresentam de forma ainda mais intensa quando se trata das classes menos favorecidas. Falar em acesso à ordem jurídica justa é também falar em justiça eficaz, que é um dos maiores problemas dos sistemas jurídicos de hoje.

 

 

3.                  ACESSO EFETIVO À JUSTIÇA: OS OBSTÁCULOS A SEREM TRANSPOSTOS.

 

Embora o acesso efetivo à justiça venha sendo crescentemente aceito como um direito social basilar nas modernas sociedades, o conceito de efetividade não é devidamente aplicado.  Apesar dos inúmeros avanços já obtidos na consolidação de um integral acesso à justiça, muitos obstáculos ainda precisam ser transpostos para a completa efetividade deste direito social básico. Esta efetividade somente seria obtida se as partes possuíssem completa igualdade de condições, ou seja, que tivessem a garantia de que a conclusão final dependeria apenas dos méritos jurídicos relativos das partes antagônicas, sem relação com diferenças que sejam estranhas ao Direito e que, no entanto, afetam a afirmação e reivindicação dos direitos. Evidentemente que tal igualdade é uma utopia, e sendo assim devemos buscar meios, cada vez mais eficientes, para alcançá-la. E identificação destes obstáculos é a primeira tarefa a ser cumprida Podemos dizer que estes contemplam a esfera sócio-econômica, os aspectos culturais, psicológicos e, na esfera do Direito, são jurídicos e procedimentais.

A resolução formal de litígios, particularmente nos tribunais, é muito dispendiosa. Os litigantes precisam arcar a grande proporção dos demais custos necessários à resolução de uma lide, incluindo os honorários advocatícios e algumas custas processuais.

As causas que envolvem soma relativamente pequenas são as mais prejudicadas pela barreira dos custos. Se o litígio tiver de ser decidido por processos judiciários formais, os custos podem exceder o montante da controvérsia, podendo consumir o conteúdo pedido.

A capacidade jurídica pessoal está relacionada com as vantagens de recursos financeiros e diferenças de níveis de educação e meio social. Num primeiro nível está a questão de reconhecer a existência de um direito que possa ser juridicamente exigível. Essa barreira atinge especialmente as classes mais baixas da população, mas afetam às vezes as demais classes pois a problemas que não são de fácil compreensão por grande parte dos cidadãos. As pessoas têm limitados conhecimentos a respeito da maneira de ajuizar demandas.

Há ainda a questão dos interesses coletivos, que não atraem defensores, visto o prêmio para que qualquer indivíduo defenda esses interesses é muito baixo, não condizendo com sua dificuldade de defesa.

 

 

4.                  SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA OS PROBLEMAS DE ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL.

 

O despertar interesse em torno do acesso à justiça levou a três posições básicas. Deu início, podendo afirmar que as soluções para o acesso são: - primeira onda -, hipossuficientes econômicos, - segunda onda -, interesses transindividuais e, - terceira onda –, novas fórmulas de instrumentos.  Tais reformas se realizaram adotando dois sistemas básicos de atuação: através do sistema Judicare e de advogados remunerados pelos cofres públicos. Alguns países, mais recentemente, adotaram os dois modelos combinados. Nesse sistema Os advogados particulares, então, são pagos pelo Estado. A finalidade do Judicare é promover aos litigantes de baixa renda a mesma representação que teriam se pudessem pagar um advogado.  O sistema de assistência judiciária, com advogados remunerados pelos cofres públicos se caracteriza por prestar a assistência não só judiciária, mas também jurídica, prévia, e informativa, aos pobres, fazendo grandes esforços no sentido de fazer as pessoas pobres conscientes de seus novos direitos e desejosas de utilizar advogados para obtê-los.

A segunda onda veio buscando solucionar a representação dos interesses coletivos, difusos e individuais homogêneos que já podia-se dizere já mortos por ausência de aparato procedimental que os fizesse valer. Num primeiro instante atribui-se ao Ministério Público a tutela destes direitos, mas sendo o parquet representante natural em juízo dos interesses públicos tradicionais, esta idéia não prosperou, já que tais direitos possuem tamanho grau de novidade, especialização e técnica que na maioria das vezes inviabiliza a ação daquele órgão estatal.

Uma terceira teve início e ainda não se cessou, buscando a superação do chamado obstáculo processual. Diante da constatação de que somente os mecanismos já citados eram ainda insuficientes ao efetivo acesso à justiça, já que a solução pode não ser a solução mais eficaz, nem no plano de interesses das partes, nem naquele dos interesses mais gerais da sociedade. O movimento de acesso à justiça busca novas alternativas para resolução de conflitos que não restritas ao ordenamento processual, normalmente exasperador de paixões e conflitos.

 

 

5.                 CONCLUSÃO

 

O Surgimento do enfoque do acesso à justiça é uma razão para que se encare com otimismo a capacidade de nossos sistemas jurídicos modernos em atender às necessidades daqueles que, por tanto tempo, não tiveram possibilidade de reivindicar seus direitos.

Com o surgimento de novas e ousadas reformas, não podemos ignorar seus riscos e limitações. Podemos ser descrentes, por exemplo, a respeito das reformas tendentes ao acesso à justiça em sistemas sociais fundamentalmente injustos.

Nossa Carta Magna de 1988 foi, sem sombra de dúvidas, o mais abrangente instrumento legal pátrio de ampliação da cidadania e das garantias de efetivo acesso à justiça: o art. 5º, inciso LXXIV, dispõe: “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”; prevê em seu art. 134 a criação da Defensoria Pública: “instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV”.

Há ainda a necessidade de reformar os procedimentos em geral, a fim de garantir maior simplificação das práticas, com a aplicação dos princípios da oralidade, da livre apreciação das provas, da concentração dos procedimentos e o contato imediato entre juizes, partes e testemunhas.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988.



[1] Acadêmico do 10º período de Direito da Faculdade AGES

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Richard Eduard Dos Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados