JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Beatricee Karla Lopes
Beatricee Karla Lopes Pires - é Advogada Criminalista - OAB/ES 15.171; pós-graduada em Penal e Civil; Escritora de Artigos Jurídicos; Membro Imortal da Academia de Letras da Serra-ES; Comendadora Cultural e Membro Imortal da Academia de Letras de São Mateus-ES; Comendadora Cultural da ONG Amigos da Educação e do Clube dos Trovadores Capixabas; Personalidade Cultural de 2017 do 3º Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Personalidade Artística e Cultural 2018; Autora aprovada pela Coletânea Mulheres Maravilhosas V. 1/2021; Acadêmica Imortal da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores; Recebeu a "Comenda de Mérito Cultural 2021" do "XVIII Gongresso Brasileiro de Poetas Trovadores"; é colunista do Portal Censura Zero - www.censurazero.com.br; CERTIFICADA EM CURSO ON-LINE SOBRE "CRIMES ECONÔMICOS: ASPECTOS PRÁTICOS PENAIS E CRIMINOLÓGICOS" realizado em 20/06/2022 pela ESA. Contato: tel.: (27) 9.9504-4747, e-mail: beatriceekarla@hotmail.com

Endereço: Rua Dr. Arlindo Sodré, 370 - Escritório de Advocacia
Bairro: Fátima, Tel.: 9.9504-4747

São Mateus - ES
29933-540


envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

A Traição Legalizada - Delação Premiada

Texto enviado ao JurisWay em 26/02/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O instituto da Delação Premiada traduz-se num incentivo legal à traição e representa um importante mecanismo de combate à criminalidade organizada.

 

Trata-se de uma forma legal de amenizar, ou até mesmo perdoar, o malfeitor que deu outro à prisão, por meio de traição. Ou seja, um criminoso entrega seus comparsas e/ou vice-versa, e é beneficiado por essa perfídia, em outras palavras: entrega a atividade de seus parceiros na empreitada criminosa para receber benefícios.

 

São diversos os benefícios no processo penal que podem ser concedidos ao traidor, por meio dessa incriminação e responsabilização de terceiro, que é incentivada pelo Legislador: redução de pena, perdão judicial, aplicação de regime de cumprimento de pena de forma abrandada, etc.

 

O que se tem observado é que a Delação Premiada surge quando há, na maioria das vezes, um desajuste entre os envolvidos; quando um se sente prejudicado pela persecução penal e/ou investigação e é desamparado pelos demais comparsas. Esta situação de angústia e desespero, unida à intenção de beneficiar-se, é que também conduz o indivíduo a valer-se do referido instituto.

 

Ou seja, na verdade, o Delator está mesmo é em busca dos benefícios que satisfaçam suas necessidades próprias em detrimento das do Delatado e não porque deseja ajudar nas investigações e com a justiça, muito menos porque busca alguma conversão de seu caráter de criminoso para o bem ou para o arrependimento. Mas uma coisa é certa: muitos problemas podem ser identificados quando da utilização da Delação Premiada, pois ele pode gerar a acomodação da autoridade incumbida da apuração dos fatos que, passando a contar com a possibilidade de delação, poderá deixar de se dedicar com afinco na busca de provas da existência do crime e dos indícios suficientes da autoria.

 

Geralmente se ver muito falar da Delação Premiada nas investigações que permeiam as várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e, atualmente, no Processo da Lava-Jata, o que iniciou-se com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, seguido do doleiro Alberto Youssef, dando o ponta pé inicial para uma enxurrada de outras traições legais dentro dessa operação.

 

Há uma série de diplomas legais que cuidam do instituto da Traição Legalizada, como a Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) em seu art. 8º, parágrafo único; Lei do Crime Organizado (Lei 9.304/95) em seu art. 6º; o próprio Código Penal Brasileiro quando trata do Crime de Extorsão mediante sequestro (art. 159, § 4º); Lei de Lavagem de Capitais (Lei 9.613/98) em seu art. 1º e 5º; Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Lei 9.807/99) nos arts. 13 e 14,  Lei de Drogas (Lei 11.343/06) em seu art. 41; e Lei Antitóxicos (Lei 10.409/2002) no art. 32, § 2º.

 

Por certo, o instituto da Delação Premiada é eticamente inadequado, uma vez que estimula a traição, comportamento insuportável para os padrões morais modernos, seja dos homens de bem, seja dos mais vis criminosos, e porque rompe com o Princípio da Proporcionalidade da pena, já que se punirá com penas diferentes pessoas envolvidas no mesmo fato e com idênticos graus de culpabilidade, mitigando a Teoria Penal Monista que giza que todos aqueles que concorrerem de qualquer forma para o crime incidem nas penas a ele cominadas.

 

De qualquer forma, há de se admitir que a Traição Legalizada muito tem os seus efeitos na busca da Verdade Real no Processo Penal, ficando a ética de lado nessa situação que a própria lei acolhe.

 

Artigo originalmente publicado em: https://portalsbn.com.br/noticia/direito-em-suas-maos-a-traicao-legalizada-delacao-premiada

 

Se gostou deste artigo, curta, comente e compartilhe!

 

Veja muito mais no Facebook em: @DraBeatricee e @DireitoSBN.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Beatricee Karla Lopes).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados