JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

André Barreto Lima
André Barreto Lima é Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direito Civil, Contratual e em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera e FGV, Economista pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, formado em Contabilidade e Pós Graduado em Gestão Contábil pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Membro Associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT. Possui diversos cursos nas áreas Pública e Privada, Ministrou aulas de Direito Civil atuando também como Consultor Empresarial nas áreas de Projetos, Auditoria, Tributária e Civil. Autor dos livros "Processo e Efetividade dos Direitos" e "Dano Moral" é também escritor diversos artigos científicos publicados nas áreas Jurídica, Econômica, Contábil, Social e Empresarial.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito de Família

ALIENAÇÃO PARENTAL - UM JOGO CRUEL PARA CRIANÇAS

Muitas crianças são vítimas de um processo cruel de discussões entre casais e familiares que acabam atingindo psicologicamente infanto-juvenis inocentes através da alienação parental, uma prática desnecessária que trás sequelas incuráveis para a cria

Texto enviado ao JurisWay em 15/11/2018.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

ALIENAÇÃO PARENTAL – UM JOGO CRUEL PARA CRIANÇAS

*André Barreto Lima

 

RESUMO

Muitas crianças são vítimas de um processo cruel de discussões entre casais e familiares que acabam atingindo psicologicamente infanto-juvenis inocentes através da alienação parental, uma prática desnecessária que trás sequelas incuráveis para a infância.

Palavras-chave: Cruel. Familiares. Alienação Parental. Sequelas. Infância.

 

*Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direito Civil pela Universidade Anhanguera, Economista pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, formado em Contabilidade e Pós Graduado em Gestão Contábil pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Membro de Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT. Possui diversos cursos nas áreas Pública e Privada, Ministrou aulas de Direito Civil atuando também como Consultor Empresarial nas áreas de Projetos, Auditoria, Tributária e Civil. Autor dos livros "Processo e Efetividade dos Direitos" e "Dano Moral" é também escritor de livros e diversos artigos científicos publicados nas áreas Jurídica, Econômica, Contábil, Planejamento, Social e Empresarial.

 

1 O QUE LEVA À PRÁTICA DA ALIENAÇÃO PARENTAL

Inicia-se a vida a dois com o matrimônio ou a união estável com um sopro de projeções positivas e de um futuro iluminado, contudo, nem sempre as coisas ocorrem da melhor maneira, por diversidade de opiniões, ou mesmo pelas chagas do ciúme, da traição ou mesmo de psicopatias doentias que levam a constantes discussões e agressividades, e o sonho dourado do “amar até a morte” jaz embebedado em discórdia, isso quando um dos parceiros não vai às vias funerais de fato.

Ocorre que, nesse interstício, muitas vezes o casal já chegou ao ápice da constituição familiar logrando os frutos da união carnal oriundos da gestação e a chegada dos filhos, que desenvolvem-se nesse turbulento oceano de discórdia e traumas derivados de uma união falida.

Nesse desiderato, a mãe ou pai, como forma de vingança daquele que fora causa do fim da união, opera uma verdadeira lavagem cerebral na criança auferindo insultos, calúnias e toda forma de agressão à honra do outro genitor ou parceiro, trazendo à mente juvenil a terrível ideia de um pai, ou mãe, monstruoso.

Face o exposto, a Ex-Desembargadora do Rio Grande do Sul, atualmente advogada, Dra. Maria Berenice Dias, que a anos abraça essa causa, explicita com riqueza de detalhes as características que envolvem essa ação monstruosa:

“O fato não é novo: usar filhos como instrumento de vingança pelo fim do sonho do amor eterno. Quando da ruptura da vida conjugal, se um dos cônjuges não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, o sentimento de rejeição ou a raiva pela traição, surge um enorme desejo de vingança. Desencadeia um processo de destruição, de desmoralização, de descrédito do ex-parceiro perante os filhos. Promove verdadeira “lavagem cerebral” para comprometer a imagem do outro genitor, narrando maliciosamente fatos que não ocorreram ou não aconteceram da forma descrita. O filho é programado para odiar e acaba aceitando como verdadeiras as falsas memórias que lhe são implantadas. Assim afasta-se de quem ama e de quem também o ama. Esta é uma prática que pode ocorrer ainda quando o casal vive sob o mesmo teto. O alienador não é somente a mãe ou quem está com a guarda do filho. O pai pode assim agir, em relação à mãe ou ao seu companheiro. Nesse jogo de manipulações, todas as armas são utilizadas, inclusive - com enorme e irresponsável frequência - a alegação da prática de abuso sexual.”

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no Brasil saltou de 130,5 mil para 341,1 mil, entre 2004 e 2014. Isso significa um aumento de 161,4% em dez anos. As famílias perderam seus valores e hoje tudo é motivo de divórcio.

O egoísmo arraigado implantado na nova sociedade, caracterizada como “exacerbadamente consumerista” ou “ de aparências”, frisa a necessidade de priorização do “eu”, deixando de lado o próximo exaltando o jargão popular “farinha pouca meu primeiro” abandonando a análise das necessidades da criança visando apenas a suposta felicidade individual.

 

2 DEFINIÇÃO DE ALIENAÇÃO PARENTAL

De acordo com a Lei n.º 12.318/2010, em seu art. , considera-se alienação parental:

“...a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”

Pode também ser conhecida como síndrome da alienação parental (SAP), cunhada pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, no ano de 1985 e que também ficou conhecida como síndrome da implantação das falsas memórias; síndrome de Medeia; síndrome dos órfãos de pais vivos; síndrome da mãe maldosa associada ao divórcio; reprogramação da criança ou adolescente; padrectomia.

Como forma dessa prática cruel, a mencionada lei elenca em seu art. 2º que pode ser identificada a mesma através da realização de campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;  dificultar o exercício da autoridade parental; dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. 


A mencionada prática fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudicando a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constituindo abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

Quando identificada essa prática, faz-se necessário que imediatamente se procure o Conselho Tutelar do local em que reside, bem como a vara da infância e juventude, para buscar orientações acerca do caso concreto. O processo terá tramitação prioritária e o juiz determinará, com urgência, ouvido o Ministério Público, as medidas provisórias necessárias para preservação da integridade psicológica da criança ou do adolescente, inclusive para assegurar sua convivência com genitor ou viabilizar a efetiva reaproximação entre ambos, se for o caso.

O Poder Judiciário deverá declarar ocorrência de alienação parental e advertir o alienador; ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado; estipular multa ao alienador; determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial; determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão; determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente e declarar a suspensão da autoridade parental. Além disso, o alienante poderá ser processado penalmente pela prática do crime de denunciação caluniosa ou de comunicação falsa de delito ou de contravenção, de acordo com o caso específico.

 

3 A CRIANÇA E A “TERRA DO NUNCA”

O período da primeira infância é marcado por vários sentimentos, dentre eles, o de descobrimento de conceitos e do mundo no qual existe; do carinho e afeição pelos pais, familiares e amigos exteriorizado pela fala ou gestos; medos do desconhecido e expectativas, as mais positivas possíveis, perante o que vai descobrir.

Diante disso, a fragilidade psicológica infantil é tamanha, uma vez que seus conceitos ainda estão sendo formulados e a criança ainda não tem o discernimento necessário para definir com exatidão o certo ou errado seguindo sempre com confiança os conceitos daqueles que os guardam e protegem desde seu nascimento, ou seja, seus pais ou tutores.

A partir do momento em que um dos pais desconstitui o arquétipo idealizado pela criança, de que o outro responsável seja o ideal de perfeição, cria-se uma verdadeira confusão na psiquê infantil maculando assim seus sentimentos mais puros e criando uma imagem distorcida capaz de trazer agora insegurança, pois o seu “super” protetor não é mais tão “super”, e a sua visão agora está contaminada por uma imagem negativa causadora da insegurança, e como consequência, o medo.

Dentre os maiores traumas aferidos a essa criança, tem-se os sentimentos de culpa, ansiedade, depressão infantil, visão maniqueísta da vida, agressividade, medos, angústias, dificuldades de aprendizagem e somatizações.

É necessário deixar claro que criança deve viver na “terra do nunca” experimentando suas primeiras experiências com segurança, determinação, alegrias e motivações da forma mais lúdica possível, estimulando assim suas potencialidades, criatividade e sucessos.

Utilizar uma criança para atingir o parceiro, é algo extremamente cruel com um pequeno ser que não tem nada a ver com os distúrbios psicológicos de um casal que não soube seguir o caminho traçado, e que acaba por transferir seus traumas e insucessos para alguém que ainda tem uma vida inteira pela frente.

É necessário conscientização e punição para com aqueles que praticam alienação parental, pois essa atitude irresponsável pode tornar-se irremediável destruindo assim a vida de alguém a quem supostamente é chamado de “tão especial” quando do momento do nascimento.

 

4 CONCLUSÃO

Em face de todo exposto, conclui-se que a prática de alienação parental é um ato cruel de vingança cometido por um dos cônjuges insatisfeito com as causas da separação (ou ainda vivendo debaixo do mesmo teto) atingindo a criança que nada tem a ver com a querela.

A Lei vem defender os direitos da criança preservando-a psicologicamente e prestando-se a apresentar diversas medidas que devem ser adotadas perante o caso concreto sempre preservando os interesses da criança.

A crueldade de quem pratica esse ato é capaz de trazer sequelas terríveis que podem durar por toda uma vida para a criança, por isso deve ser coibida por todos os meios possíveis cabendo denunciação imediata em caso de identificação do ato.

 ________________

André Barreto Lima é Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direito Civil pela Universidade Anhanguera, Economista pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, formado em Contabilidade e Pós Graduado em Gestão Contábil pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Membro de Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT. Possui diversos cursos nas áreas Pública e Privada, Ministrou aulas de Direito Civil atuando também como Consultor Empresarial nas áreas de Projetos, Auditoria, Tributária e Civil. Autor dos livros "Processo e Efetividade dos Direitos" e "Dano Moral" é também escritor de livros e diversos artigos científicos publicados nas áreas Jurídica, Econômica, Contábil, Planejamento, Social e Empresarial.

 

REFERENCIAL

SITE: https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/noticias/535070875/a-pratica-de-alienacao-parental-e-crime, acessado em 14 de novembro de 2018.

SITE: http://www.mariaberenice.com.br/artigos.php, acessado em 14 de novembro de 2018.

SITE: https://leiturinha.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-alienacao-parental/., acessado em 14 de novembro de 2018.

PLANALTO, Lei n.º 12.318 de 26 de agosto de 2010. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm. Acessado em 14 de novembro de 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (André Barreto Lima).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados