JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Fernanda Bueno Penha
Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Exame da ordem em Debate
Direito Constitucional

EXECUÇÃO
Direito Processual Civil

A Reforma do Judiciário Brasileiro frente ao Progresso Nacional
Direito Constitucional

A Nova Concepção de Poder na Atualidade
Outros

Educação: Um desafio nacional
Desenvolvimento Profissional

Mais artigos...

Monografias Outros

OFICIAIS DE JUSTIÇA NO CADASTRO DE RESERVA DO TJ/GO REQUEREM NOMEAÇÕES!

Projeto de Lei do Tribunal de Justiça de Goiás encaminhado à Assembleia Legislativa Goiana contraria Conselho Nacional de Justiça, buscando criar 6 cargos de desembargadores, 234 cargos comissionados e 176 de confiança, extinguindo 402 efetivos.

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2018.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Oficiais de Justiça no cadastro de reserva do TJ/GO aguardam nomeações!

 
       O 1° Concurso Unificado do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás está sendo prejudicado devido à demora do Poder Judiciário perante às nomeações do cadastro de reserva dos aprovados. Há a intensa necessidade do labor dos servidores efetivos na Administração Pública mediante concurso público e o TJ/GO vem contrariando os direitos garantidos à sociedade como a celeridade processual, a transparência, a imparcialidade e a eficiência.
     Além de que na terceira semana do mês de julho de 2018, na surdina, em  pleno recesso parlamentar, o Tribunal de Justiça de Goiás, por meio do Excelentíssimo Senhor Presidente Dr. Gilberto Marques Filho, enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa almejando a criação de 234 cargos comissionados, 176 funções de confiança e 6 cargos de desembargadores. Dessa forma, extinguindo 402 cargos efetivos, desses 34 são de Oficiais de Justiça. Estão extinguindo para priorizar criação de desembargadores com cargos comissionados. Drasticamente uma afronta à Constituição da República Federativa do Brasil e ao Estado Democrático de Direito ao qual estamos inseridos.
      E o que a população quer? E os clamores vindos do seio da corrente majoritária, os menos favorecidos, os que dignamente também reconhecem a importância do outro em equipe, aqueles que de maneira honesta estudaram, se esforçaram e angustiados esperam oportunidades? 
     Analisamos interesses opostos de uma pequena minoria frente à população inteira do Estado de Goiás que busca, luta, peleja diariamente, estuda, batalha, trabalha em prol da coletividade e que se vê de mãos atadas diante do descaso do Tribunal de Justiça de Goiás em realizar o bem comum em sua plenitude. Os servidores do Judiciário Brasileiro e em especial o Judiciário Goiano está doente, são horas excessivas de serviço árduo, penoso, sacrificante, sobrecarga de trabalho e baixa remuneração. 
     O Conselho Nacional de Justiça já se manifestou a respeito da priorização do 1° Grau no estado goiano, visto que é onde mais se tem demandas e paulativamente seus conselhos não são protegidos e acatados. Eloquentemente, se apresentando com o maior número de processos e o consequente congestionamento.
     Ademais, há o impacto financeiro irreversível às máquinas públicas e ao sistema financeiro goiano de aproximadamente 20 milhões de reais por ano. Insatisfatoriamente pois contraria os argumentos apresentados pela Presidência do TJ/GO da impossibilidade do aumento de despesas para o órgão em razão da lei que reformulou o plano de cargos e salários da categoria. 
     Doravante, desde março de 2015 apenas 18 servidores Oficiais de Justiça foram nomeados na capital, notadamente a 1°Região sendo a mais prejudicada em termos de nomeações e apenas 91 nomeados no Estado inteiro de Goiás que se apresenta com 246 municípios, uma lástima para a sociedade goiana. Infelizmente, observamos carências e abarrotamento de mandados não cumpridos devido a complexidade, tempo e número insuficiente de servidores qualificados para desempenhar determinada função e perplexamente função de Oficial de Justiça sendo exercida por depositários, por trabalhadores do quadro suplementar (ativados sem concurso público) e os Oficiais de Justiça Ad Hocs que é uma expressão prevista no Artigo 721, parágrafo 5° da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que preceitua que na falta ou impedimento do Oficial de Justiça Avaliador, o Presidente da Vara poderá atribuir a realização do ato a qualquer serventuário.
     Portanto, a sociedade goiana, os Sindicatos que lutam pela categoria em prol da comunidade no estado de Goiás, Sindojusgo, Sindjustiça, Servidores do Poder Judiciário Goiano e serventuários do Tribunal de Justiça requerem moralidade nas nomeações e o respeito à dignidade da pessoa humana com o fim da propagação das garantias constitucionais, judiciais, celeridade processual e imparcialidade nas relações da Administração Pública Goiana.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Fernanda Bueno Penha).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados