JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Educação: Um desafio nacional


Autoria:

Fernanda Bueno Penha


Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

As políticas contemporâneas não podem ignorar o reconhecimento ao talento da juventude que se esforça e se dedica para alcançar um futuro melhor.

Texto enviado ao JurisWay em 30/07/2012.

Última edição/atualização em 07/08/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

     Muito se fala sobre a escassez de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, todavia o que notamos na realidade é um ´´apagão da educão´´  em que exige de empresas, governo e sociedade ações concretas para superar esse desafio. 

     As políticas contemporâneas  não podem ignorar o reconhecimento ao talento da juventude que se esforça e se dedica para alcançar um futuro melhor. Almejamos uma verdadeira transformação social em que o desenvolvimento pessoal concomitantemente com o profissional precisa ocorrer, de maneira que satisfaça o aprendizado e que tenha a educação como o caminho essencial e primordial para lograr êxitos benéficos às gerações presente e futuras. 

 
     Ademais, precisamos promover a inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração tecnológica acompanhando o mundo globalizado, além de projetos sociais voltados às famílias menos favorecidas e às comunidades.
 
     Em tela, sabemos se imprescindível para o início de uma carreira, a educação, a qualificação para o trabalho e a cidadania, porém observamos um déficit de competências profissionais devido à ausência de incentivos, preparo e maiores oportunidades para ocupar cargos estratégicos. Um grande mal de nossa  sociedade é a formação escolar de nossas crianças , muitos pais por acharem que o ensino primário e/ ou fundamental não seja tão importante, pouco dão valor para essa fase especial e assim fomentam falhas, colhendo tragic as consequências, mantendo a deficiência na formação básica como um empecilho para a contratação de pessoal no futuro.
 
     Devemos começar investir pelo próprio nível básico, com o envolvimento familiar, estabelecendo uma escola de boa qualidade, aulas de lingual estrangeira, cursos de informatics, ter o acompanhamento escolar com professores particulares capacitates e experientes que exclaim no desenvolvimento tanto individual quanto profissional, além de entenderem os sentimentos que a criança ou jovem vivenciam como demonstrar preceitos básicos e humanitários de respeito, dedicação, dignidade, compreensão, igualdade e solidariedade, pois não são somente professores, são amigos, psicólogos, entretanto infelizmente nem todos podem arcar com esse investimento, pois é um privilégio de poucos. Refletimos que assim colaboraremos para a formação, qualificação e preparação de crianças, adolescentes e jovens, estimulando uma nova visão de ensino no mundo corporativo.pura teoria, mas sim a resolução de problemas reais do aluno, o apoio fora da sala de aula é fundamental.
 
     Estamos preocupados com a aplicação do conhecimento, valorizando os recursos humanos, aumentando a produtividade, com aplicação  prática, sem um esteriótipo a ser seguido como em um livro de receitas , mas sim a possibilidade de troca de informações, debate de opiniões expositivas diversas, objetivando melhorias no sistema, o retorno do investimento com exemplos vivo que inspirem os outros e comuniquem sua visão de futuro de forma clara, precisa e objetiva.
 
     Buscamos talentos capazes de identificar e avaliar as novas demandas da sociedade não é fácil, é uma tarefa árdua, contudo não é impossível desde que todos nós nos esforcemos para a concretização deste desafio nacional.
 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Bueno Penha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados