JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Antonio José Teixeira Leite
Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Empresarial

A constituição de empresa como ato administrativo simples realizado pelas juntas comerciais

As juntas comerciais integram a administração pública. Suas decisões, portanto, são formalizadas por meio de atos administrativos. A constituição de empresa é decidida apenas pelas juntas comerciais, não havendo a participação de outros órgãos.

Texto enviado ao JurisWay em 01/03/2018.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

É corrente pensarmos que a constituição de uma sociedade empresária apenas ocorrerá quando houver a manifestação de vontade de vários órgãos públicos, como a receita federal, as juntas comerciais e as prefeituras. Para muitos, a empresa penas existirá após o deferimento dos órgãos fazendários federal, estadual e municipal, de bombeiros, da vigilância sanitária, dentre outro. Mas, na verdade, esta concepção não reflete a realidade jurídica hoje vigente.   

Destacamos que os atos administrativos podem ser simples, compostos ou complexos. O ato simples ocorre quando apenas um órgão se manifesta. Não há, portanto, a necessidade de intervenção de outros entes da administração. Se o ato de constituição de uma empresa for enquadrado como simples, ela será realizada apenas pelas juntas comerciais.  

O ato composto é aquele que decorre da vontade de um órgão, mas depende da verificação de outro para que o mesmo possa ser executado. Teremos, aqui, primeiro, a prática de um ato principal. Mas, será necessário a prática de um segundo ato, acessório ou instrumental, conferindo exequibilidade ou eficácia ao principal. Se a constituição de uma empresa for um ato composto, seria necessário que após a manifestação da junta comercial, ocorra outra manifestação para que haja a exequibilidade.  

O ato complexo é aquele que apenas se forma pela manifestação da vontade de dois ou mais órgãos. Neste caso, temos apenas um ato, o qual se formará com a participação de vários entes públicos. Vamos verificar, então, qual o correto enquadramento do ato de constituição de uma empresa.

Para que uma sociedade empresária passe a existir será necessário apenas o registro do seu contrato social na junta comercial, que integram a administração pública estadual, exceto no caso do Distrito Federal, que integra a administração pública federal. Apenas este ente federado precisará emitir um ato manifestando o deferimento do registro, para que a empresa passe a existir e, consequentemente, passe a ser titular de direitos e obrigações.

Não há, portanto, a produção de vários atos emitidos por um acervo de órgãos federais, estaduais e municipais. Como temos a manifestação de apenas um órgão, evidenciamos que estamos diante de um ato simples.   

O agente competente para decidir sobre o ato que defere o registro do ato constitutivo de empresa é fixado pelo artigo 42, Lei nº 8.934/1994, nos seguintes termos:

Art. 42. Os atos próprios do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, não previstos no artigo anterior, serão objeto de decisão singular proferida pelo presidente da junta comercial, por vogal ou servidor que possua comprovados conhecimentos de Direito Comercial e de Registro de Empresas Mercantis.

Destacamos que o ato de registro realizado pela junta comercial não é encaminhado para a receita federal, ou para órgãos estaduais ou municipais para que estes, também se manifestem favoravelmente pela abertura da empresa. A concepção usual de que a abertura de uma empresa apenas ocorrerá pós o ato de inscrição no CNPJ ou no cadastro de contribuintes estadual trata-se, portanto, de um erro.   

As juntas comerciais são competentes para o registro do ato constitutivo de empresas, como fixado pelos artigos 8 e 32, Lei 8.934/1994:

Art. 8º Às Juntas Comerciais incumbe:

I - executar os serviços previstos no art. 32 desta lei;

Art. 32. O registro compreende:

II - O arquivamento:

a) dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas;

b) dos atos relativos a consórcio e grupo de sociedade de que trata a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976;

c) dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil;

d) das declarações de microempresa;

e) de atos ou documentos que, por determinação legal, sejam atribuídos ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresário e às empresas mercantis;

Consideremos que ontem foi constituída uma determinada sociedade empresária que atua na área de restaurantes. No entanto, hoje, a vigilância sanitária procede a uma fiscalização e resolve fechar o estabelecimento, pela total ausência de condições mínimas para desenvolver esta atividade. Neste caso, mesmo que tenha sido emitido um ato administrativo punitivo que impede a empresa de funcionar por completo, não haverá implicações para o ato de registro emitido pela junta comercial. Ou seja, a sociedade registrada não deixará de existir porque sofreu sanção aplicada por determinado órgão.     

          Isto porque a competência para constituir ou para extinguir uma empresa é da junta comercial, enquanto que a competência para exercer o poder de polícia é dos órgãos fiscalizadores. Em consequência, cada ente emitirá, de forma única, os atos administrativos que estejam dentro das respectivas esferas de competência, não havendo a possibilidade de invasão nas atribuições de outro órgão.

            Há de se destacar que, como previsto no art. 41, Lei 8.934/1994, alguns atos praticados pelas juntas comerciais são decididos de forma colegiada. É o caso, por exemplo, do arquivamento dos atos de constituição de sociedades anônimas. Mas, aqui, continuamos a ter um único ato resultante da vontade proferida pelo voto majoritário dos integrantes do colegiado.

Portanto, pela nossa atual legislação, o ato de constituição de uma empresa é realizado apenas pelas juntas comerciais sem a intervenção de quaisquer outros órgãos.

 

             

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Antonio José Teixeira Leite).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados