JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Wagner Rubinelli
*Wagner Rubinelli é Advogado Eleitoral, Professor Universitário, Pós-graduado em Direito Constitucional, foi Deputado Federal e membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, foi Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, é vereador e Presidente da Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Mauá.
Monografias Direito de Informática

A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.

O britânico George Orwell, vislumbrou no futuro um Estado totalitário, com o Grande Irmão (Big Brother) espionando de forma implacável as pessoas?"A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer."

Texto enviado ao JurisWay em 02/03/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

“A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.”

 

Quem nunca ouviu falar do livro 1984, um verdadeiro clássico da literatura, em que seu autor, o britânico George Orwell, vislumbrou no futuro um Estado totalitário, com o Grande Irmão (Big Brother) espionando de forma implacável as pessoas, e a qualquer momento acionando a policia do pensamento? O que Orwell não imaginava quando escreveu o seu livro, é que com a queda dos regimes totalitários e a implantação do capitalismo em moldes globais, o cidadão seria também monitorado de forma implacável pelos donos do poder.

A tecnologia vem a cada dia inovando e se aperfeiçoando a uma velocidade espantosa; enquanto isso, nosso sistema jurídico caminha vagarosamente e sem demonstrar sequer caminhos a serem seguidos a fim de garantir, por meio da tutela jurídica, os direitos da coletividade, dentre eles o da intimidade.

 Possibilitar que o poder judiciário e as policias possam sistematicamente e de forma constante violar o direito a intimidade das pessoas de forma corriqueira ao obrigar livre acesso aos bancos de dados de servidores de grandes empresas de comunicação por meio do totalitarismo exercido com o aval do poder judiciário, concorre poderosamente para o desaparecimento das garantias e resguardo da vida privada. Esse totalitarismo habilmente difuso quer fazer crer o cidadão que existe a liberdade. Porém essa liberdade é ilusória, pois o que verificamos é uma escravidão politica, econômica, social e judicial.

O recente caso em que o Vice Presidente do Face Book foi preso por não cumprir determinação judicial em fornecer dados de usuários se mostra algo desproporcional e arbitrário, pois no caso em questão a   empresa de forma clara e inequívoca teria explicado que não seria possível atender a solicitação, pois os dados não são armazenados, e dessa forma não estaria descumprindo a decisão, pois não existia a possibilidade do pedido ser atendido. Ao ignorar ou não aceitar tal explicação o Poder Judiciário age de forma intransigente e mais uma vez demonstra ter tomado uma atitude desproporcional, exagerada.

Infelizmente é a segunda vez que o poder judiciário ao que parece já acostumado a excessos toma decisões equivocadas, há algum tempo uma Juíza de São Bernardo do Campo determinou a suspensão do serviço de watsApp em todo Brasil por 48 horas, o que fez com que milhares de pessoas que utilizam o serviço fossem prejudicadas, até que uma liminar suspendeu a infeliz decisão.

Agora infelizmente outra decisão infeliz manda prender um empresário por não cumprir uma decisão que tecnicamente segundo a empresa não poderia ser atendida, pois como já mencionamos não existe o armazenamento das mensagens. Obviamente os defensores da quebra dos direitos da intimidade irão dizer que as mensagens devem passar a serem armazenadas, porém seria o mesmo que dizermos que todas as comunicações telefônicas deveriam ser armazenadas, e também e ficarem a disposição da justiça e dos órgãos do governo, simples assim.

Na realidade o que vemos é a falta de bom senso por parte do Poder Judiciário, que a cada dia nos surpreende com decisões precipitadas e inadequadas, além de questionáveis a luz dos direitos e garantias constitucionais que infelizmente até mesmo por parte do STF estão sendo colocados de lado. Infelizmente a cada dia que passa nossa justiça fica menor.

 

*Wagner Rubinelli é advogado, professor universitário, pós-graduado em Direito Constitucional, foi deputado federal e membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, foi Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, é vereador e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Mauá, é autor do livro Internet e o Direito a Intimidade.

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Wagner Rubinelli).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados