JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Italo Gomes Advocacia
ADVOGADO FORMADO NA UNINOVAFAPI, EM TERESINA-PI. TRABALHA EM BACABAL-MA NAS ÁREAS DE CONSUMIDOR, TRABALHO E SEGUROS DPVAT.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

Dilma 2014: Ou como o PT pretende vencer a reeleição por W.O.

Para facilitar o caminho da Presidente Dilma rumo à reeleição em 2014, o Partido dos Trabalhadores, junto ao PMDB, através de uma manobra jurídica, pretendem impedir, na prática, a criação de novos partidos para o pleito do ano que vem.

Texto enviado ao JurisWay em 13/05/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

“Com o apoio do PT e do PMDB, a Câmara aprovou um projeto que restringe o acesso de novos partidos ao fundo partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na televisão. Com o texto, o governo quer inviabilizar a Rede Sustentabilidade, legenda que Marina Silva pretende criar para concorrer à Presidência”. (*)

 

W.O., que, na gíria esportiva, significa walkover, é “a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir”. Quando imbuída de espírito esportivo e de um mínimo de ética e moral, nenhuma pessoa fica feliz de vencer algo pela simples ausência do adversário. PTistas, como se sabe, parecem não ter nenhum dos três requisitos acima citados. Para facilitar o caminho da Presidente Dilma rumo à reeleição em 2014, o Partido dos Trabalhadores, junto ao PMDB, através de uma manobra jurídica, pretendem impedir, na prática, a criação de novos partidos para o pleito do ano que vem.

 

Sabendo que Marina Silva é uma forte candidata a tirar votos de Dilma no 1º turno e possível apoio de Aécio Neves, candidato do PSDB, no 2º turno, e que o MD (Mobilização Democrática), partido que resultaria da fusão de PMN e PPS seria um grande apoio a Eduardo Campos, governador de Pernambuco, os partidos governistas se juntaram para criar e fazer ser aprovado um projeto de lei que impede deputados e senadores que mudarem de partido durante sua legislatura de terem acesso, através do partido, a tempo de propaganda na mídia e ao fundo partidário.

 

Isto é, Gilberto Kassab, fundador do PSD, aquele “que não é de esquerda, nem de direita, nem de centro”, idealizou tal projeto - que acabou sendo concretizado pelo deputado do PMDB, Edinho Araújo -, no intuito de ser o último a entrar no cofre do Fundo Partidário e jogar a chave fora. Ou seja, ele se beneficiou com a ausência da própria lei que seu projeto quer criar.

 

É óbvio que o país já sofre muito com a quantidade abusiva de partidos políticos que em nada agregam ao cenário nacional, nem carregam ideologia nenhuma, servindo apenas de meio para se coletar mais dinheiro dos cofres públicos. Porém, é um atentado à democracia restringir a criação deles, pois todos têm o direito de se manifestar politicamente, de eleger e serem eleitos.

 

Mascarar a proibição de criação de partidos através de um projeto que promova a fidelidade partidária, ideal que deve ser alcançado - pois é o partido que detém o mandato -, mas não da forma que se está tentando fazer, é apenas uma manobra jurídica para os partidos governistas não parecerem autoritários para o povo, que eles acham ser massa de manobra.

 

O senador Rodrigo Rollemberg impetrou Mandado de Segurança para suspender a tramitação do projeto no Senado e já obteve liminar do relator Gilmar Mendes, que argumentou ser o projeto em questão uma "aparente tentativa casuística de alterar as regras".

 

 Vale ressaltar as palavras do nobre senador: “A intenção da ação na Justiça foi evitar o constrangimento de fazer com que a Casa fosse obrigada a deliberar sobre um projeto claramente inconstitucional. Quero alertar para o fato de que as mudanças de regra do jogo político fazem com que o Brasil perca a credibilidade, porque aqueles que querem investir no Brasil, que imaginam o Brasil como um país seguro, estão também prestando atenção se aqui há estabilidade nas regras democráticas, se aqui as regras que valem para um, valem para todos”.

 

(*) Revista Veja, edição 2318 – ano 46 – nº 17

 

Fonte:

http://italogomesadv.blogspot.com.br/2013/04/dilma-2014-pt-reeleicao-wo.html

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Italo Gomes Advocacia).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados