JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

"LINCOLN" X JOAQUIM BARBOSA


Autoria:

Italo Gomes Advocacia


ADVOGADO FORMADO NA UNINOVAFAPI, EM TERESINA-PI. TRABALHA EM BACABAL-MA NAS ÁREAS DE CONSUMIDOR, TRABALHO E SEGUROS DPVAT.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

COMO LINCOLN SE CONECTA AO PRESIDENTE DO STF.

Texto enviado ao JurisWay em 10/01/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Imagine que um Presidente da República encarregue seu chefe da Casa Civil de vencer uma votação no Congresso e, para isso, esse ministro, com o aval de seu comandante, se utilize da prática do fisiologismo, trocando cargos na Administração Pública por votos, e do “mensalão”, oferecendo dinheiro vivo por tais. Pensou em Lula, José Dirceu e o PT?! Pois saiba que essas práticas abomináveis são praxe na política e o tema mor do provável vencedor do Oscar de 2013, o filme “Lincoln”, do aclamado diretor Steven Spielberg.

A eleição de Abraham Lincoln, considerado o maior presidente da História dos Estados Unidos se deu durante a Guerra da Secessão, em 1861, quando Norte e Sul do país se desentenderam e lutaram por ideologias diferentes, dada a diferença econômica que se tinha entre as 13 colônias. O Norte, industrializado, queria o fim da escravidão, ao contrário do Sul, que tinha sua economia agrícola baseada em grandes latifúndios.

Lincoln queria pôr fim à guerra e, para isso, entendia que, abolindo a escravatura, a causa da guerra não mais existiria e, consequentemente, não haveria mais pelo que lutar. Claro que havia outras razões para a abolição, afinal, também se queria a expansão do mercado consumidor que o contigente de 4 milhões de negros a mais alcançaria. Era um passo essencial para o consumismo que domina a América até hoje se consolidasse no capitalismo americano.

A película tem início nesse momento. Seguem-se as mais variadas tratativas e negociações para conseguir os votos necessários para a aprovação da 13ª Emenda no Congresso, aquela que aboliria a escravatura no país. São oferecidos empregos, dinheiro e o presidente Lincoln até ri do parlamentar que se vende por pouco. Ninguém naquele momento discutia a ética ou a legalidade do que estavam fazendo. O presidente tinha “poderes de guerra” e se entendia que tais poderes anulavam qualquer debate acerca da legalidade dos atos ali praticados.

Afinal, pôr fim a uma guerra e ainda abolir a escravatura não valem a imoralidade e ilegalidade de se comprar os votos dos congressistas pelo presidente americano?

Ironicamente, transportando “Lincoln” para o famoso caso do mensalão brasileiro, temos um presidente negro no Supremo Tribunal Federal, também relator da Ação Penal 470 referente à compra de votos dos parlamentares, e logo ele, Joaquim Barbosa, tornou-se o responsável por enjaular os petistas, seguidores da prática que, lá em 1863, deu início à libertação dos ascendentes negros na América do presidente do STF.

Não estou aqui defendendo a prática do mensalão, óbvio, mas fica a reflexão que o filme traz: e se fosse por uma causa nobilíssima como era a de Lincoln, seria um crime menor o praticado pelo PT ou mesmo ele traria tamanha repercussão negativa por parte da opinião pública? É um caso a se pensar.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Italo Gomes Advocacia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados