JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Quando a Medicina encontra o Direito


Autoria:

Italo Gomes Advocacia


ADVOGADO FORMADO NA UNINOVAFAPI, EM TERESINA-PI. TRABALHA EM BACABAL-MA NAS ÁREAS DE CONSUMIDOR, TRABALHO E SEGUROS DPVAT.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Estado Liberal ou Estado Social? A realidade brasileira das instituições bancárias e financeiras aos consumidores

CARTÃO DE CRÉDITO - JUROS DE MORA E REMUNERATÓRIOS

Pis e Cofins - Repasse indevido nas contas de energia e telefonia.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTO NECESSÁRIO NAS EDIFICAÇÕES ECOLÓGICAMENTE SUSTENTÁVEIS:A EDUCAÇÃO COMO TÉCNICA DE CONTROLE DA PUBLICIDADE "VERDE" ENGANOSA.

Extravio de Bagagem e o Código de Direito do Consumidor

Cláusulas Abusivas dos Contratos de Compra e Venda de Imóveis na Planta - Taxa SATI

A COBRANÇA DE TÍTULOS BANCÁRIOS E OS DANOS MORAIS

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO DA OFERTA E AS GARANTIAS DO CONSUMIDOR EM CASO DE ERRO

Cobranças indevidas nos financiamentos de veículos

Direito de permanência no plano de saúde

Mais artigos da área...

Resumo:

Considerações jurídicas acerca do Erro médico em relação ao seriado "Monday Mornings".

Texto enviado ao JurisWay em 26/02/2013.

Última edição/atualização em 05/03/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Grandes seriados americanos já foram feitos sobre médicos que não seguem as regras e os protocolos necessários para que os próprios profissionais e os hospitais em que trabalham não sejam processados com base na tríade da Responsabilidade Civil por Culpa, qual seja, imprudência, imperícia e negligência. Ao contrário de “House” e “Grey’s Anatomy”, onde o profissional, sempre talentoso ao extremo, porém relapso quanto à segurança jurídica de seu empregador, inserido na rede corporativista da Medicina, sai ileso quando comete um erro, “Monday Mornings”, novo seriado da TNT, mostra uma realidade bem diferente e bem mais cruel.

 

Tome-se o caso da paciente, que, tendo um câncer cerebral, é levada à mesa de cirurgia e operada por uma residente que nunca havia feito tal procedimento, porém havia sido autorizada por sua cirurgiã responsável. A cirurgia é bem-sucedida, mas a paciente perde o sentido olfativo, sequela pequena frente a um tumor gigante e letal em seu cérebro. Ou não? Ocorre que a paciente era chef de cozinha e, claro, processa os cirurgiões responsáveis e o hospital pela sequela obtida e que lhe impedirá de ser aquilo que fazia de melhor, chef de restaurante.

 

A série aborda as reuniões matutinas das segundas, onde se discute os casos de erro médico e denuncia que, por menores que sejam, estes são mais comuns do que se imagina. Por mais competentes que sejam, alguns deles são tomados pela vontade de fazer uma cirurgia inédita; outros, no afã de ensinar os residentes, lhe dão mais autonomia do que deveriam. O resultado, muita das vezes, é que suas condutas são facilmente identificáveis como imprudência - quando se assume riscos para o paciente sem respaldo científico para seu procedimento – e negligência – quando falta o cuidado necessário quanto ao paciente e o procedimento técnico. É óbvio que provada a culpa do profissional no caso concreto, ele é co-responsável solidário com o hospital e tem o dever de indenizar o paciente.

 

Não à toa, “Monday Mornings” merece ser visto por todo estudante de Medicina e profissionais da Saúde em geral, para que sempre tenham em mente que são falíveis, que devem agir com toda cautela e responsabilidade necessários em seu dever, dado os bens jurídicos tutelados com que lidam, a vida e a integridade física, para que não acabem penalizados pela Justiça.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Italo Gomes Advocacia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados