JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A solução é alugar o Brasil ?


Autoria:

Fernanda Bueno Penha


Professora e escritora, participante ativa de artigos científicos e projetos de pesquisa pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Muito se tem falado sobre a política brasileira, inclusive que vai de mal a pior, porém o que notamos é a verdadeira alienação mental mesclada com a insatisfação social.

Texto enviado ao JurisWay em 07/07/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A solução é alugar o Brasil ?

 

     Muito se tem falado sobre a política brasileira, inclusive que vai de mal a pior, porém o que notamos é a verdadeira alienação mental mesclada com a insatisfação social.

     O Povo Brasileiro clama por justiça, reclama seus direitos e julga entender o sistema político vigente. Mas, será que este mesmo povo executa a igualdade e a solidariedade quando seus próprios interesses estão em jogo? Observamos a completa desunião de classes, a má distribuição de terras, precárias condições de saúde e educação enquanto a elite desfruta por trás de um eleitorado desatento, esquecido, egocêntrico e orgulhoso.

     A propósito, estamos diante de uma confusão partidária, amendrontados com a situação atual e escandalizados com os noticiários da tv, além de buscarmos justificar todos os acontecimentos com o famoso ´´dogma´´ de que ´´ político é tudo ladrão´´.

     A motivação e coragem dos gregos, a sabedoria dos romanos ou até mesmo dos iluministas não chegaram até ao Brasil, pois debatemos sobre uma cultura fútil de Michel Teló e Big Brother, enquanto famílias morrem famintas, a prostituição se prolifera, a inflação cresce, menores são abusados e os bandidos são treinados e capacitates em suas faculdades prisionais. E o que falar da classe política? Apenas manifesta e exerce o poder que o povo o atribuiu mediante um contrato social, um poder legitimado pelo povo, assim como ensinava Maquiavel, um regente astucioso manipula qualquer povo ignorante e ganancioso, formando vigaristas que sobem ao Congresso Nacional.

     O analfabetismo político é uma indecência política brasileira, em que a ignorância  e alienação assolam a população. O aprendizado e a leitura não são valorizados e permitem gerar cidadãos marionetes que amparam a corrupção, prejudicando a democracia. 

     Precisamos querer melhorar no sentido pleno da palavra, no entanto como relatava Nicolau Maquiavel: ´´Cada povo tem o governo que merece´´.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernanda Bueno Penha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Alan (15/07/2012 às 15:26:00) IP: 177.43.22.71
excelente texto, compartilhado...pena que poucos se importam com o autoritarismo e desdém político nesse país.
Acham que esse resquício de Estado Maior frente ao cidadão é normal... e vemos cada vez mais a ideologia dos "Camaradas" da Rússia crescer no país mesmo já tendo fracassado em todos países que a instalaram. Mesmo a atual China não se pode dizer verdadeiramente socialista...é só uma bandeira que levantam p/ aprisionar e enganar

Bem vindos à "CubBrasil".


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados