JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Rotina Processual da Ação de Consignação em Pagamento de Aluguéis


Autoria:

Danilo Santana


Advogado, OAB 32.184 MG, graduado em Direito pela PUC-MG, membro efetivo do Instituto dos Advogados. Especialização em Marketing Internacional e Pós-Graduação em Direito Público. Professor de Direito Empresarial e autor literário.

Outros artigos da mesma área

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INICIAR O PROCEDIMENTO?

Despejo de Imóvel Comercial

PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS PARA O ALCANCE DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE RURAL IMOBILIÁRIA

O que muda nas cobranças de condomínio com o Novo CPC?

Pode o construtor, loteador ou incorporador isentar-se ou ainda reduzir o valor de sua participação no pagamento das cotas condominiais de sua responsabilidade?

A diferença entre Desdobro, Desmembramento e Loteamento.

Direito de Superfície e o Novo Código Civil

Rotina Processual da Ação de Consignação em Pagamento de Aluguéis

Comprar ou desistir de imóveis de vendedores devedores

A DESAPROPRIAÇÃO POR UTILIDADE PÚBLICA E INTERESSE SOCIAL DE BEM IMÓVEL PARA FINS DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

Mais artigos da área...

Resumo:

A ação de consignação em pagamento de aluguéis de imóveis urbanos é regida pela Lei n° 8.245/91 e não pelo Código Civil.

Texto enviado ao JurisWay em 05/04/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

O Código Civil  e o Código de Processo Civil regulam os procedimentos e os requisitos para a propositura e desenvolvimento da ação de consignação em pagamento de forma geral.

 

Entretanto a Lei inquilinária definiu formas e requisitos próprios quando o objeto da ação de consignação se destinar ao pagamento de aluguel e demais consectários da relação locatícia.

 

Não se pode abstrair que a locação de imóveis urbanos é regida pela Lei n° 8.245/91 e não pelo Código Civil. Portanto, é oportuno registrar que a consignação em pagamento que se refira às obrigações locatícias de imóveis urbanos  deverá obedecer os  procedimentos  especiais previstos na Lei do Inquilinato.

 

Requisitos da Petição Inicial

 

A petição inicial, atenta aos requisitos gerais das ações, neste caso previstas no Código de Processo Civil, também deverá contemplar a completa especificação dos valores dos aluguéis e consectários, as datas do vencimento de cada parcela, bem como as especificidades e circunstâncias  da recusa de recebimento.

 

Prazo para  depósito

 

Imediatamente após o despacho de citação do réu, o juiz determinará também a intimação do autor, pela via do seu advogado, mediante publicação,   para efetuar o depósito judicial da importância devida,  no prazo de 24 horas.

 

Se o autor não depositar o valor indicado no prazo fixado, o juiz determinará a extinção do processo sem julgamento de mérito.

 

Sendo certo que as obrigações  locatícias são compostas de prestações periódicas e sucessivas, a consignação deverá contemplar também a quitação de todas as prestações que se vencerem até a sentença.

 

Neste caso,  os depósitos respectivos deverão ser efetuados na data do vencimento de cada obrigação, conforme estabelecer o contrato ou, na hipótese de se tratar de locação meramente verbal, nos datas de pagamentos usuais.

 

Contestação do Réu

 

O réu poderá contestar a ação alegando as eventuais razões de defesa que tiver e, se for o caso, deverá alegar ainda  que não houve recusa ou mora no recebimento do seu crédito; que a recusa teria sido justa, comprovando e ou fundamentando os seus argumentos,  ou que o devedor não depositou o valor correto ou que o lugar de pagamento não era o contratual.

 

Também na ação de consignação há espaço e oportunidade para a  reconvenção se o réu pretender exercer o direito de despejo e cobrança dos valores efetivamente devidos quando o depósito for ou se tornar insuficiente.

 

Mas não se pode esquecer que o autor da consignatória poderá complementar o depósito no prazo de cinco dias contados da data em que seu advogado tiver ciência da contestação do credor.

 

Na hipótese da complementação do depósito, o juiz declarará quitadas as obrigações objeto da consignatória, mas imporá ao autor os ônus da sucumbência, ou seja, os honorários e custas serão suportados pelo autor.

 

Na hipótese de não ser complementada a prestação no valor e prazos que o contrato e ou a lei estabelecer e, por consequência, o depósito restar  insuficiente, o juiz  acolherá o pedido reconvencional  para decretar o despejo e condenar o autor no pagamento dos aluguéis e encargos da locação.

 

Réu revel

 

Se o réu credor, regularmente citado, não se manifestar no prazo legal, tornar-se-á revel e o juiz poderá acolher a procedência da ação e lhe impor os ônus da sucumbência.

 

É oportuno ainda observar que  no caso de consignação de aluguéis pela  lei n° 8.245/91, uma vez julgada procedente a ação, a condenação na verba honorária será igual a 20% (vinte por cento) do valor dos depósitos efetuados.

 

Extinção do processo com resolução do mérito

 

Quando a defesa do réu estiver restrita a eventual diferença no valor  oferecido e ou depositado, se o autor  concordar com as alegações e efetivar o depósito da complementação,  o processo deverá ser extinto com julgamento do mérito, impondo-se ao autor os ônus sucumbenciais.

 

Audiência

 

De qualquer forma,  em obediência ao disposto no artigo 331 do Código de Processo Civil, o juiz designará audiência tentando a conciliação.

 

Julgamento

 

Quando e se o réu credor apresentar outras razões legais ou fáticas em sua  defesa, não será suficiente apenas a complementação do depósito de aluguéis. O juiz deverá examinar as demais alegações, fundamentos  e provas  para  proferir decisão.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danilo Santana) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados