JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O DIREITO AO RESPEITO E À DIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E OS PROGRAMAS DE TELEVISÃO


Autoria:

Stefani Nyssen


Advogada, OAB/PR 59.452; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR; Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela EMATRA - Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Exploração do uso da imagem de crianças e adolescentes em programas televisivos e o desrespeito aos valores éticos e morais.

Texto enviado ao JurisWay em 05/05/2011.

Última edição/atualização em 09/05/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Os programas de televisão têm, frequentemente, explorado a imagem de crianças e adolescentes, violando sua intimidade e expondo-os publicamente em busca de audiência.

Dessa maneira, esses programas violam o direito ao respeito e à dignidade da criança e do adolescente, desrespeitando também valores éticos e morais da sociedade e da família.

Raros são os casos em que a televisão atua de maneira construtiva na vida dessa população infanto-juvenil, pois, por óbvio, o lucro é muito maior com o sensacionalismo do que com as reais preocupações sociais.

O direito ao respeito e à dignidade da criança e do adolescente é constitucionalmente previsto (art. 227) e novamente frisado no Diploma Infanto-Juvenil em seus artigos 15, 17 e 18.

Ocorre, porém, um choque de direitos no que se refere à censura. Desse modo, entendo que a liberdade de expressão do art. 220 da Constituição Federal deve ser interpretada de maneira que os direitos individuais da criança e do adolescente não sejam afetados.

Assim, fica clara a diferença da participação de uma criança em um programa televisivo no qual ela foi autorizada (segundo o art. 149, inciso II do ECA) da exibição de sua imagem como vítima em um programa que visa somente o exibicionismo. Ora, o sofrimento de um infante que sofreu violência sexual, por exemplo, soma-se à exposição vexatória de sua imagem o que certamente acarretará em danos psicológicos ao mesmo.

Daí a importância das autoridades judiciárias efetuarem um controle na exibição da imagem desses “pequenos sujeitos de direito”, o que no meu entendimento, assim como na opinião da Promotora de Justiça Luciana Bergamo Tchorbadjian[1]: “não fere a liberdade de informação jornalística constitucionalmente assegurada e nem configura censura”.

 

 



[1] http://www.abmp.org.br/textos/54.htm acessado em: 30/06/2010

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Stefani Nyssen) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados