JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

MULTA SUBSTITUTIVA


Autoria:

André Luiz Pereira De Souza


Advogado, graduação em Direito na FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas de Adamantina-SP

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

AGENTE DE SEGURANÇA DOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS COMO MILITANTE POLICIAL
Direito Constitucional

Outros artigos da mesma área

Prisão do Depositário Infiel: Penhora de Coisas Fungíveis (que podem ser substituídas ou trocadas)

O PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA COMO EXPRESSÃO DA ÉTICA NO PROCESSO PENAL*

A Confissão Qualificada Sob a Ótica dos Tribunais Superiores

O carimbo em cédulas de dinheiro configura crime? Quem fizer ou receber essa cédula perde esse dinheiro? A pessoa que carimbar ou utilizar cédula carimbada pode ser presa?

A Participação da Vítima no Processo Penal segundo a Lei 11.690/2008

O princípio da legalidade em consonância à aplicação das medidas socioeducativas elencadas no Estatuto da Criança e do Adolescente

Instituto da delação premiada no ordenamento jurídico Brasileiro

AS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E O PROCESSO PENAL

MAIORIDADE PENAL REVISTA E O FIM DO CRIME

O policiamento comunitario como bom caminho para a paz social

Mais artigos da área...

Resumo:

A multa substitutiva, prevista no art. 44, § 2º, do Código Penal, com redação ditada pela Lei 9.714/98, não revogou o art. 60, § 2º, do mesmo Codex, impondo-se uma interpretaçao conciliatória, sistemática, dos referidos dispositivos.

Texto enviado ao JurisWay em 29/09/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Art. 44. As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade, quando:

I – aplicada pena privativa de liberdade não superior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo;

II – o réu não for reincidente em crime doloso;

III – a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente.

§ 1º (Vetado)

§ 2º Na condenação igual ou inferior a 1 (um) ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a 1 (um) ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

§ 3º Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição, desde que, em face da condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime.

§ 4º A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrição imposta. No cálculo da pena privativa de liberdade a executar será deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mínimo de 30 (trinta) dias de detenção ou reclusão.

§ 5º Sobrevindo condenação a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execução penal decidirá sobre a conversão, podendo deixar de aplicá-la se for possível ao condenado cumprir a pena substitutiva anterior.

 

Art. 60. Na fixação da pena de multa o juiz deve atender, principalmente, à situação econômica do réu.

§ 1º A multa pode ser aumentada até o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, é ineficaz, embora aplicada no máximo.

§ 2º A pena privativa de liberdade aplicada, não superior a 6 (seis) meses, pode ser substituída pela de multa, observados os critérios dos incisos II e III do art. 44 deste Código.

 

Diante dos dispositivos acima transcritos, divergem os estudiosos sobre se permanece vigente ou teria sido revogado tacitamente o parágrafo segundo do art. 60 pelo parágrafo segundo do art. 44, ambos do Código Penal, tendo em vista a nova redação dada a este último dispositivo pela lei 9714/98.  

         É que enquanto o § 2º do art. 60, em sua primeira parte, revela a possibilidade de substituição pelo Juiz da pena privativa de liberdade aplicada na sentença em quantidade igual ou aquém a seis meses por  uma pena de multa, exclusivamente, o art. 44 § 2º considera o dobro deste limite quantitativo para o mesmo efeito da substituição, porém, determina que esta se opere de forma alternativa, ou seja, por uma pena restritiva de direitos ou por uma  multa, segundo a prudente e motivada escolha do julgador.

         Luiz Flávio Gomes, ao lado de Sérgio Salomão Shecaria, dentre outros, adota o entendimento segundo o qual “está revogado o § 2º do art. 60 do Código Penal em razão da ampliação do “limite da multa substitutiva”

         Adotamos posicionamento diverso. Sabe-se que um dos requisitos da substituição de pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos, como previsto no inciso I do art. 44 precitado, é não ser o crime praticado mediante violência ou grave ameaça à pessoa. Por outro lado, o § 2º do art. 60, cuidando da multa substitutiva, condiciona a sua aplicação ao preenchimento dos requisitos mencionados nos incisos II e III daquele artigo, tão somente.

         De maneira que, assevera DELMANTO, há “coexistência do novo § 2º do art. 44 com o § 2º do art. 60. (DELMANTO, Celso, DELMANTO, Roberto, DELMANTO JUNIOR, Roberto, DELMANTO, Fabio Machado de Almeida. 5 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000., p. 84/85)

         Isto porque, não fazendo o § 2º do art. 60 expressa referência ao inciso I do art. 44, poder-se-ia afirmar, a princípio, que ao réu não reincidente em crime doloso que contasse com circunstâncias judiciais favoráveis, teria direito de ver substituída a pena privativa de liberdade que lhe foi aplicada em quantidade não superior a seis meses pela pena de multa, isoladamente, ainda que o crime que houvera praticado o fosse mediante violência ou grave ameaça à pessoa. Tal entendimento somente se verifica quando admitida a convivência dos dispositivos em exame. Do contrário, sustentando a revogação do art. 60, § 2º pelo art. 44, este último, numa interpretação simplesmente literal, impossiblitaria a substituição.

         Mas, se é verdade que o requisito mencionado no inciso I do art. 44 adveio da consideração pelo legislador, como adverte CEZAR ROBERTO BITTENCOURT, in Código penal.  Comentado. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 164,  “não só do desvalor do resultado, mas, fundamentalmente, do desvalor da ação, que, nos crimes violentos, é, sem dúvida, muito maior, e, consequentemente, seu autor não deve merecer o benefício da substituição”, não é menos verdade, no entanto, como enfatiza magistralmente ALBERTO SILVA FRANCO, “...que não se pode emprestar ao dispositivo legal uma interpretação extremamente rígida, pois se corre o risco de provocar área de conflito”.

         “Alguns crimes como os de constrangimento ilegal, lesão corporal dolosa simples e ameaça – destaca esse autor, citando em seguida lição de SHECARIA -  ‘que pela pena em abstrato cominada podem ser alcançados pela solução consensual da Lei dos Juizados Especiais Criminais, estariam fora da incidência das penas alternativas, se houvesse o processo criminal.. Essa aparente iniquidade, caso seja feita uma interpretação literal, levaria a um absurdo: permitir o mais (aplicação das medidas alternativas da Lei 9.099/95, sem qualquer processo) e não o menos (medida assemelhada, após o processo)’” (FRANCO, Alberto Silva, STOCO, Rui. et. al. Código penal e sua interpretação jurisprudencial. Vol. 1. Parte Geral. 7 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001, p. 903)

          Daí porque não cabe o argumento segundo o qual, pretendendo o art. 44 excluir os crimes praticados com violência ou grave ameaça da esfera da substituição, resulta, por conseqüência, que o art. 60, § 2º, posto que lei anterior e dispondo em sentido contrário, estaria revogado.

         Na opinião do emérito Alberto Silva Franco “a possibilidade de composição entre o § 2º do art. 60 e o § 2º do art. 44, ambos do Código Penal, revela uma interpretação bem mais harmônica, menos onerosa para o condenado e mais concordante com os objetivos do legislador penal.” (ob. cit.  p. 1121)

         E como já vimos, DELMANTO, adotando esta linha de raciocínio desdobra a solução em duas hipóteses distintas, a saber: a) “não sendo a pena privativa de liberdade imposta superior a seis meses, aplica-se o § 2º do art. 60, pois a substituição por pena de multa nele prevista é mais benéfica do que a substituição por multa ou pena restritiva de direitos estipulada pela primeira parte do atual art. 44, § 2º. Isto porque, ao contrário do que ocorre com as penas restritivas de direitos (art. 44, § 4º), a pena de multa não mais pode ser convertida em pena privativa de liberdade – de acordo com o art. 51 do CP, acrescentamos – b) sendo a pena privativa de liberdade imposta superior a seis meses, mas igual ou inferior a um ano, aplica-se a primeira parte do novo art. 44, § 2 ...” (ob. cit.  p. 84/85)

         Abraçando os ensinamentos doutrinários acima expendidos, colocamo-nos a favor, portanto, da conjugação dos dispositivos transcritos para se chegar a melhor individualização da pena.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (André Luiz Pereira De Souza) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados