JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Alimentos Grávidicos


Autoria:

Cynthia Pola Miashiro


Advogada atuante na Baixada Santista, formada pela Universidade Santa Cecília desde 2005. Conhecimento e experiência nas áreas Civil, Família, Trânsito, Consumidor, Criminal, Eletrônico.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Breve comentário sobre a Lei 11.804/08.

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2010.

Última edição/atualização em 20/07/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Esta lei disciplina o direito à alimentos da mulher gestante e a forma como este direito deverá ser exercido.

São considerados como alimentos grávidicos,os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e do que sejam dela decorrentes da concepção até o parto(alimentação especial,assistência médica e psicológica,exames complementares,internações,parto,medicamentos,...).

Havendo indícios convincentes de paternidade,conforme dispõe a Lei 11.804/08,deverá o Juiz de Direito após ser procurado pela parte interessada para que o mesmo solucione a lide,fixar os alimentos grávidicos,que irão perdurar até o nascimento da criança,sempre sopezando,a real condição financeira do alimentante ( pai da criança) .Deverão ser observados o binômio :possibilidade x necessidade.

-Possibilidade do alimentante,ou seja,a real condição financeira de quem deve fornecer os alimentos,sem que o mesmo pereça em  sua sobrevivência.

-Necessidade do alimentando,ou seja,as despesas da criança deverão ser divididas proporcionalmente entre a mãe e o pai,evitando assim um enriquecimento sem causa.

Após o nascimento ,os alimentos grávidicos serão convertidos em pensão alimentícia em favor do menor.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cynthia Pola Miashiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados