JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As importantes mudanças na Lei do Inquilinato


Autoria:

Cynthia Pola Miashiro


Advogada atuante na Baixada Santista, formada pela Universidade Santa Cecília desde 2005. Conhecimento e experiência nas áreas Civil, Família, Trânsito, Consumidor, Criminal, Eletrônico.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

APLICAÇÃO DA ARBITRAGEM NO CAMPO IMOBILIÁRIO

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: a intimação para os leilões da Lei nº 9.514/97 alterada pela Lei nº 13.465/17 e a aplicação por analogia do CPC/15

DAS PREVISÕES LEGAIS ACERCA DA APLICAÇÃO DOS PRAZOS DE GARANTIA NO ÂMBITO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A FIANÇA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO COM PRAZO INDETERMINADO

Análise da Lei nº 13.465/2017 quanto aos aspectos relacionados à regularização fundiária rural na Amazônia Legal

A SEGURA E COMPLEXA TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS

DA COBRANÇA DE JUROS ANTES DA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO - LEGALIDADE ATESTADA EM RECENTE JULGADO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Aquisição de propriedade móvel

Contrato de Aluguel - Guia Prático

Rotina Processual da Ação Revisional de Aluguéis

Mais artigos da área...

Resumo:

As novas regras do aluguel.

Texto enviado ao JurisWay em 03/03/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A Lei 12.112/09 que alterou a lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato)e está em vigor desde 25 de janeiro do corrente ano trouxe como  novidade a redução do prazo de despejo de inquilinos maus pagadores.

nas locações sem garantia,por exemplo,assim que o locatário deixa de pagar,o locador pode entrar com a ação de despejo e obter uma liminar determinando a desocupação do imóvel ,e nem é preciso que o locatário  se manifeste.
Neste sentido deve se dizer que  a Justiça dará 15 dias para o inquilino deixar o imóvel.Cumpre-nos observar que quando o contrato tiver garantia,o prazo sobre para 30 dias.

Para evitar o despejo,basta que o inquilino pague em dia.E  para suspernder eventual ordem liminar de despejo,é só pagar o que deve em até 15 dias.

Oportuno se torna dizer que o inquilino não poderá atrasar nenhum alguel nos 24 meses seguintes,sob o risco de ser imediatamente despejado.
 
Não se pode perder de vista que a nova lei possibilita a fixação do prazo de 15 dias(e não mais  30 dias) para o despejo voluntário,quando a base da alção for pelo mútuo acordo das partes ou pela realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público que impeçam a permanência do inquilino no imóvel.

É sobremodo,importante ressaltar que ao final do contrato,o fiador pode exonerar-se da obrigação,mesmo que o locador e o locatário manifestem interesse em continuar o acordo.Mas ,após comunicar sua decisão,ele ainda responderá pela fiança durante mais 120 dias.

Se ocorrer alteração do locatário-por exemplo,em caso de separação,divórcio ou de falecimento-,tornasse obrigatória a comunicação da mudança não mais só ao locatário mas também ao fiador,que poderá exonerar-se mediante expressa manifestação nos 30 dias seguintes ao recebimento da comunicação,ficando ,porém,obrigado a manter suas obrigações por um período de 120 dias,contados da entrega da sua decisão ao locador.

Desistindo o fiador e caso o locador exija,o locatário terá 30 dias para apresentar uma nova garantia,sob pena de ser despejado.

No que diz respeito à ação revisional,ao designar a audiência de conciliação,o juiiz,se houver pedido e com base nos elementos fornecidos tanto pelo locador como pelo locatário,fixará aluguel provisório,que será devido desde a citação.

Se desejar sair do imóvel antes do prazo final o inquilino responderá por multa rescisória proporcional ao tempo de contrato.Quanto ao proprietário,durante a vigência do contrato,poderá reaver o imóvel nos casos de mútuo acordo;em decorrência da prática de infração legal ou contratual,por falta de pagamento do aluguel e demais encargos;para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público;na hipótese  de demolição,edificação licenciada ou para realização de obras aprovadas pelo Poder Público.

Registra-se como derradeiro que quanto aos imóveis comerciais,estes não precisarão ser renovados caso o proprietário tenha uma proposta de aluguel melhor do que a oferecida pelo seu inquilino.Nesse caso,é decretado o despejo que deve  ser feito em 30 dias,e não mais em seis meses.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cynthia Pola Miashiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados