JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Racismo no Brasil


Autoria:

Aldo Da Silva Matos


Aldo Matos - Economiario - Bacharel em Direito pela Anhanguera e Pedagogia pela USP

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O racismo no Brasil é algo historico. São quase 400 anos de escravidao e o que é pior até hoje presenciamos o chamado preconceito racial nos meios de comunicacao, nas escolas, no trabalho. Creio que o Brasil tem mais de 60% de negros, racismo não.

Texto enviado ao JurisWay em 26/05/2010.

Última edição/atualização em 27/05/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 É sempre complexo falar de racismo no Brasil, que é o maior país de população negra,  fora da Africa, contudo ainda se percebe o saldo de quase quatrocentos anos de escravidao

 O mal de tudo, é que no Brasil ,este tipo de crime é velado, a Constituição é clara quando diz que todos são iguais perante a Lei, quando diz que o crime de racismo é inafiançável, mas na verdade, quem já viu alguém ser preso e condenado por racismo?

 Este tipo de crime não é peculiar apenas dos negros, mas se estende em relação aos   índios, aos asiáticos, é claro que estes últimos,  com menos intensidade, veja o caso do índio Galdino, lá em Brasilia, no final da década de 1990, onde estão os "filhinhos de papai" que queimaram o índio que dormia em praça pública? E por quê? 

 Infelizmente, no Brasil para as coisas acontecerem é necessário criar uma lei ou decreto e depois surgem as polêmicas, por que nos realities shows tem sempre um afrodescendente para representar os negros? Por que há cotas  nas universidades públicas para os pardos, negros, índios e afro descendentes ?

 Antes de responder a estas  indagações, ou qualquer refutação, ou qualquer simpatia, vamos recordar a História do Brasil onde esta população negra- indígena explorada e hostilizada pagou um preço alto, e até hoje ainda sofre na luta por uma qualidade de vida melhor.

É necessário levar em consideração a dignidade da pessoa humana, é necessário respeitar as pessoas, independemente de etnia, religião e condição social.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Aldo Da Silva Matos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados