JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Racismo no Brasil


Autoria:

Aldo Da Silva Matos


Aldo Matos - Economiario - Bacharel em Direito pela Anhanguera e Pedagogia pela USP

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O racismo no Brasil é algo historico. São quase 400 anos de escravidao e o que é pior até hoje presenciamos o chamado preconceito racial nos meios de comunicacao, nas escolas, no trabalho. Creio que o Brasil tem mais de 60% de negros, racismo não.

Texto enviado ao JurisWay em 26/05/2010.

Última edição/atualização em 27/05/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 É sempre complexo falar de racismo no Brasil, que é o maior país de população negra,  fora da Africa, contudo ainda se percebe o saldo de quase quatrocentos anos de escravidao

 O mal de tudo, é que no Brasil ,este tipo de crime é velado, a Constituição é clara quando diz que todos são iguais perante a Lei, quando diz que o crime de racismo é inafiançável, mas na verdade, quem já viu alguém ser preso e condenado por racismo?

 Este tipo de crime não é peculiar apenas dos negros, mas se estende em relação aos   índios, aos asiáticos, é claro que estes últimos,  com menos intensidade, veja o caso do índio Galdino, lá em Brasilia, no final da década de 1990, onde estão os "filhinhos de papai" que queimaram o índio que dormia em praça pública? E por quê? 

 Infelizmente, no Brasil para as coisas acontecerem é necessário criar uma lei ou decreto e depois surgem as polêmicas, por que nos realities shows tem sempre um afrodescendente para representar os negros? Por que há cotas  nas universidades públicas para os pardos, negros, índios e afro descendentes ?

 Antes de responder a estas  indagações, ou qualquer refutação, ou qualquer simpatia, vamos recordar a História do Brasil onde esta população negra- indígena explorada e hostilizada pagou um preço alto, e até hoje ainda sofre na luta por uma qualidade de vida melhor.

É necessário levar em consideração a dignidade da pessoa humana, é necessário respeitar as pessoas, independemente de etnia, religião e condição social.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Aldo Da Silva Matos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados