Outros artigos do mesmo autor
Direito AdquiridoDireito Processual Civil
Responsabilidade CivilDireito Civil
Poderes do Vice -Presidente no período de afastamentoDireito Constitucional
OS DIREITOS DE PERSONALIDADE E SUA TAXATIVIDADEDireito Processual Civil
Resumo:
Uma reflexão sobre a ética.
Texto enviado ao JurisWay em 23/11/2009.
Última edição/atualização em 24/11/2009.
Indique este texto a seus amigos
As ações humanas são regidas pelas leis ideais da ciência da ética ou moral e a busca da perfeição entre seu elo, e o que a humanidade persegue a milhares de anos.
Quando buscamos distinguir a ética e a moral nos reportamos ao conceito básico do ser humano, os valores sociais.
Aparece com isso a palavra ética como uma aplicação dos valores essenciais pertinentes à Moral, pois quando vivemos em uma comunidade, perseguimos uma consciência critica do valor moral e sua adequação ao bom convívio, surgindo um código, com regras de comportamento que podemos chamar de ética.
Mas o conceito ético vive em mutação, pois seus aspectos refletem normalmente um acontecimento da época ou uma própria necessidade de uma determinada situação. Pois, as sociedades mudam e também mudam os seres humanos que as compões.
As pessoas não nascem boas ou ruins, elas são moldadas ao longo do tempo com o conceito da moral de cada ente familiar, na cultura, na história, passadas por gerações.
Significa dizer que a moral ocorre de forma muito lenta, e seu conceito se torna amplo, até não dizer “erga omnes”.
A busca incansável pela razão, quando se impõe à inteligência a vontade, a ambição de se ser sempre bom, e a liberdade de escolher entre bem ou mal, demonstra a premissa que o ser humano é por natureza um ser moral.
Orientar os valores humanos numa comunidade com um conjunto de regras, para se ter uma sustentável sociedade, se traduz na ética, como forma de seu comportamento no meio social. São valores teóricos, reflexíveis.
O estreito relacionamento entre ética e moral nos faz remeter em usar a ética para refletir sobre o comportamento humano e a moral como paramento das normas praticas ou valores que norteiam o mundo ou deveriam ser o seio de uma sociedade plenamente evoluída.
Cristiana Doyle
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |