JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Diferencie Ética de Moral


Autoria:

Cristiana Martins

Outros artigos do mesmo autor

OS DIREITOS DE PERSONALIDADE E SUA TAXATIVIDADE
Direito Processual Civil

Responsabilidade Civil
Direito Civil

Direito Adquirido
Direito Processual Civil

Poderes do Vice -Presidente no período de afastamento
Direito Constitucional

Resumo:

Uma reflexão sobre a ética.

Texto enviado ao JurisWay em 23/11/2009.

Última edição/atualização em 24/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

As ações humanas são regidas pelas leis ideais da ciência da ética ou moral e a busca da perfeição entre seu elo, e o que a humanidade persegue a milhares de anos.

            Quando buscamos distinguir a ética e a moral nos reportamos ao conceito básico do ser humano, os valores sociais.

            Aparece com isso a palavra ética como uma aplicação dos valores essenciais pertinentes à Moral, pois quando vivemos em uma comunidade, perseguimos uma consciência critica do valor moral e sua adequação ao bom convívio, surgindo um código, com regras de comportamento que podemos chamar de ética.

            Mas o conceito ético vive em mutação, pois seus aspectos refletem normalmente um acontecimento da época ou uma própria necessidade de uma determinada situação. Pois, as sociedades mudam e também mudam os seres humanos que as compões.

            As pessoas não nascem boas ou ruins, elas são moldadas ao longo do tempo com o conceito da moral de cada ente familiar, na cultura, na história, passadas por gerações.

            Significa dizer que a moral ocorre de forma muito lenta, e seu conceito se torna amplo, até não dizer “erga omnes”.

            A busca incansável pela razão, quando se impõe à inteligência a vontade, a ambição de se ser sempre bom, e a liberdade de escolher entre bem ou mal, demonstra a premissa que o ser humano é por natureza um ser moral.

            Orientar os valores humanos numa comunidade com um conjunto de regras, para se ter uma sustentável sociedade, se traduz na ética, como forma de seu comportamento no meio social.  São valores teóricos, reflexíveis.

            O estreito relacionamento entre ética e moral nos faz remeter em usar a ética para refletir sobre o comportamento humano e a moral como paramento das normas praticas ou valores que norteiam o mundo ou deveriam ser o seio de uma sociedade plenamente evoluída. 

           

Cristiana Doyle

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Cristiana Martins) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados