JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Pensão Alimentícia: critérios para estabelecer o valor aos filhos.


Autoria:

Adriano Ryba


Advogado de Família. Presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Família. Diretor Estadual da Associação de Mães e Pais Separados do Brasil. Graduado pelo UFRGS. Autor de diversos artigos em Direito de Família.

Endereço: Rua Eudoro Berlink, 646 - Sala 305
Bairro: Auxiliadora

Porto Alegre - RS
90450-030

Telefone: 51 32246109


envie um e-mail para este autor

Resumo:

Entenda como se calcula o valor da pensão alimentíca, os critérios utilizados e se a quantia paga está de acordo com o fixado na Justiça.

Texto enviado ao JurisWay em 19/06/2007.

Última edição/atualização em 19/11/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A ausência de uma regra clara confunde pais separados na parte financeira.

Quem possui filhos menores de idade e não mora com eles, deve auxiliar financeiramente através do pagamento da Pensão Alimentícia. O valor dessa contribuição é variável a cada família e não existe uma tabela padrão que indique o quanto é justo ou não, conforme explica Adriano Ryba, Presidente da ABRAFAM - Associação Brasileira dos Advogados de Família. Existem critérios e parâmetros que são observados pelos Advogados de Família e pelos Juízes de Família na hora de, respectivamente, pedir e fixar esse valor. Obviamente que se os pais chegam a um acordo e não representa grande prejuízo para os interesses do filho, o valor acertado será homologado pelo juiz.

Recentemente, foi noticiado o caso de um importante político que pagava pensão à filha concebida fora do casamento no valor mensal de doze mil reais. A notícia gerou muitos questionamentos se a pensão não deveria se limitar a 30% da renda do pai ou da mãe. A situação veiculada na mídia, sem entrar na vida privada dos envolvidos, serve de exemplo para entender como se calcula a pensão quando existem diversas fontes de renda envolvidas.

Se o contribuinte da pensão tem emprego fixo (com carteira assinada ou funcionário público), o valor deverá ser estipulado em percentual da sua renda. Para cálculo da alíquota, influirá o número total de filhos menores que ele possui e o quanto esse percentual representa em valor real. Secundariamente, também afetará se ele possui outros dependentes (esposa, pais, enteados, etc), se tem moradia própria, o estado de saúde dos envolvidos, se oferece dependência no plano de saúde, além da existência de outras despesas excepcionais.

Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um. Se forem três, 10% cada; porém, percentual inferior a esse somente tem sido admitido quando o valor representa quantia razoável.

Caso o pagador de pensão seja profissional liberal ou autônomo ou caso tenha renda informal ou extra-salarial, a pensão costuma ser estabelecida em valores certos. É prevista correção anual dos valores pelo salário mínimo ou outro índice econômico. Irá influenciar no valor da pensão a média de ganhos do pai, o padrão de vida que ele leva e os sinais de "riqueza" que ele apresenta. Os filhos têm direito de usufruir do mesmo padrão de vida do pai, mas a pensão não deve servir para fazer poupança. Além de ser avaliada a possibilidade do pai e a necessidade da criança, é considerada a proporcionalidade entre o que o(a) representante da criança diz que ela precisa e o que é razoável disponibilizar para ela.

Contudo, de nada adianta os pais fazerem acertos verbais sem levarem para a chancela de um juiz. Explica o Presidente da ABRAFAM que, sem a homologação judicial, o representante da criança não pode exigir o pagamento no dia certo e terá dificuldade para cobrar atrasados. Sem o crivo judicial, aquele que paga também não poderá obter a dedução fiscal da pensão, entre outros benefícios.

Com essas informações, é possível entender porque o político antes referido pagava uma pensão tão alta em relação ao seu salário. Provavelmente, a mãe da criança tinha condições de demonstrar que a renda dele não se resumia a remuneração como parlamentar, tendo ele outros negócios privados que lhe geram lucros. É razoável que a pensão considere todas as fontes de renda e propicie aos filhos menores padrões de vida semelhantes ao do pai, enfatiza Ryba .

Dúvidas podem ser enviadas para o email: adriano@ryba.com.br e constando obrigatoriamente a Cidade e o Estado do Remetente.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Ryba) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Sem Nome (24/06/2009 às 17:36:44) IP: 189.46.196.146
Depois em muitos casos ainda dizem que não trabalhamos para viver da penção dos filhos...agora me perguntam sobre o pai do meu filho...enquanto a responsabilidade de educar,alimentar é minha onde fica a responsabilidade de ambosa dividirem as tarefas.Realmente isso não funciona.Acho que deveria existir uma lei que obriguem que os pais façam as visitas rigorosamente e que não só paguem penção mas que também tomem conta de seus filhos.Até mais.......
2) Tiego Maicá (28/07/2009 às 13:50:44) IP: 201.66.202.233
bom tenho dois filhos de mulheres diferentes estou pagando 30% do salario minimo para cada uma delas, só que eu ganho no bruto 954,00 reais e com descontos fica em torno de 750,00 reais, e sou casado de novo e tenho mais um filho para sustentar, qual seria a porcentagem correta e que fazer para diminuir a pensão, obrigado aguardo retorno no email tiegomaica@hotmail.com
3) O autor não se identificou (11/08/2009 às 20:50:17) IP: 187.13.144.197
SOU FUNCIONARIA FEDERAL APOSENTADA.TENHO UMA FILHA ÚNICA.Se eu morre ela passa a receber o meu salário!
4) Morena (12/08/2009 às 16:56:44) IP: 187.13.182.222
fui casada 6 anos e tenho dois filhos, meu ex é sargento da pm e ganha em contra cheque, cerca de 1.800, mais auxilio do governo de 400,00 e mais de segurança particulares, gostaria de saber, quais seriam meus direito e de meus filhos em relação a pensão? e também tenho direito a porcentagem sobre férias??
5) Maria Auxiliadora (aux1966@bol.com.br) (12/08/2009 às 18:02:16) IP: 201.95.199.93
Estou me separando, o pai do meu filho trabalha com carteira assinada, posso pedir o percentual de 30% de pensão? Ele me acusa de adultério, posso entrar com processo por calúnia e difamação? Ele me agrediu fisicamente na frente do nosso filho de 7 anos, o qual ficou muito assustado, posso processá-lo por isso também? gostaria de deixar claro que não tenho a intenção de receber nenhum dinheiro dele, mesmo porque sei que ele não tem, apenas não gostaria que sua atitude ficasse impune!!!
6) Dr.marcelo Vaz De Vasconselos (13/08/2009 às 14:03:09) IP: 114.152.183.192
carla,me desculpe pela a minha sinceridade,mais voce mesma diz que tem 18 anos de idade e seu pai cempre lhe pagou pençao alimenticia,e agora ele alega que como voce ja tem 18 anos de idade,ele nao tem mais direito de continuar lhe pagando a penssao alimenticia correto,
mais voce tambem diz que o seu avo que e pai do seu pai continua a lhe pagar penssao correto,
no meu ponto de vista voce ja esta querendo se aproveitar de uma situaçao,dupla,no momento omelhor que voce faz e arrumar um trabalho
7) Dr,joao Carlos Fiuza,respondendo A Carla (13/08/2009 às 14:23:07) IP: 114.152.183.192
CARLA,SEU PAI LHE DEU PENSSAO ATE OS 18 ANOS MESMO ELE PARANDO
DE LHE DAR ESTA PENSSAO,O PAI DELE CONTINUA A LHE AJUDAR,E VOCE,AINDA TEM A CARA DE PAL DE PERGUNTAR SE SEU PAI E OBRIGADO OU NAO A CONTINUAR A LHE AJUDAR,
EU SINCERAMENTE LHE FALANDO EU TENHO PENA DE PESSOAS COMO VOCE,
8) Respondendo A, Silva (13/08/2009 às 15:24:01) IP: 114.152.183.192
sabe silva isso vai muito da sua conciencia,eu no ceu lugar,
se o cara foi bacana quando estava junto com voce,eu esperaria
ele,arrumar um trabalho,pois sei que seu filho ou filha nao esta paçando fome,voce sabia que existe muitos filhos que nao conheçe o pai justamento por este caso de penssao alimenticia
amulher presciona o cara a pagar e ele nao ten condiçoes e simplismente ele desaparesce pelo o resto da vida,pence nisso
9) Respondendo A Walter (14/08/2009 às 00:38:07) IP: 114.152.183.192
caro colega se sua filha ja completou 18 anos de idade voce nao mais prescisa depositar diretamente na conta da sua ex,
na verdade ela com 16 anos de idade ja poderia ir num banco e abrir uma conta no nome dela e claro que ela teria de colocar a mae dela ou outra pessoa com idade superior a 18 anos para ficar responsavel,mais ela poderia sim faser saques na conta normalmente,mais para voce nao mais faser o deposito na conta da sua ex,voce terar que informar ao juiz,o motivo,
10) Fatima (19/08/2009 às 18:07:54) IP: 201.75.92.90
gostei do site deu para esclarecer bastante minhas dúvidas parabens
11) Nunes (19/08/2009 às 18:15:01) IP: 201.75.92.90
oi, minha ex acha que o que eu estou dando para o meu filho é pouco mas nao é entao ela resolveu mandar um documento da defensoria publica para me comparecer dia x eu vou mas eu nao sei o que irá acontecer pois ela acha que estou ganhando mas do que antes vou mostrar meus contracheques ,ela quer viajar e ainda tirar o meu filho da escola o que o sr acha que eu devo fazer me ajude
12) Elizia (20/08/2009 às 20:54:57) IP: 201.68.227.211
Gostaria de obter uma informação. Me casei com uma pessoa que possui um filho menor com outra mulher.Agora estou prestes a ter um bebe do meu marido.Sera que podemos pedir a diminuição do valor pago de pensão alimenticia, visto que a mae do menino do outro casamento possui casa propria e nós atualmente moramos com minha mae, e não temos casa propria.O valor descontado atualmente é de 25% sobre tudo do salario de meu marido e isto esta dificultando nossa vida,pois temos que ajudar na luz e agua.
13) Marcelo (24/08/2009 às 15:52:54) IP: 189.38.242.22
Gostaria de saber como é feito o caulculo da pensão alimenticia, pois recebo 3.000,00 mas teho um desconto mensal em folha no valor de 800,00 de um emprestimo que fizemos no ano passado para quitar um imovel. A minha duvida é se o calculo da pensão será sobre o valor liquido 3.000,00 ou 2.200,00 ?
Grato.
14) Ellen (25/08/2009 às 16:22:46) IP: 201.92.96.178
o marido da minha irmã a deixou com um filho de 2 anos, ela sem poder trabalhar devido um problema de saude do filho.O ex marido ganha em torno de 1200,00 mas alega que só vai pagar a pensão (se for) em cima do valor fixo que segundo ele seria de 800,00, que o restante seria hora extra, mas no hollerite dele não esta especificando como hora extra e sim como produtividade de horas o salario total.Ele pode pagar somente em cima do valor de 800,00 ou tem que pagar em cima do valor liquido?Agradeço
15) Anônimo (25/08/2009 às 22:02:22) IP: 201.48.156.33
meu filho é menor e mora com a mãe,sou casado com outra mulher que depende muito de mim financeiramente,pois sofre do pânico,mais mesmo assim nunca deixei de pagar pensão para meu filho desde que nasceu.Ganho 4.000,00 e pago uma pensão de 1000,00 e tb tenho gastos com minhas despezas,minha esposa e prestação de carro.A mãe pediu a metade bruta do meu salário e foi proferido o despacho inicial.Qual recurso posso entrar para defender esse despacho inicial proferido?
16) Omilta.nega@hotmail.com (26/08/2009 às 00:13:36) IP: 201.34.28.111
meu marido tem um filho com outra mulher a pessão e estipulada em 30% mais nos tenhe outra filha de menor quanto por cento ele vai pagar para cada um deles
17) Joana (27/08/2009 às 17:16:43) IP: 189.75.200.191
Por favor, estou enfrentando um problema. Meu esposo tem 01 filho do 1º casamento e ele paga 01sal mín e teve mais 01 filho perdido que paga meio salário. Agora o que ganha um salário,completou 18anos quer que dobre a pensão, pois diz que seu custo de vida aumentou. Pergunto, ele terá direito, sendo que meu esposo é autonomo, e inclusive tem mais dois filhos comigo???
18) Catia (01/09/2009 às 00:19:59) IP: 201.76.211.74
Mulheres vamos trabalhar né !!! É muito fácil querer ser independente não sendo !!! Filhos são gerados de 2 corpos então por que jogar a responsabilidade só para os PAIS . Há responsabilidade é dos dois e não somente do PAI.Fica fácil então sair fazendo filho para o Pai só pagar . Me orgulho de ser MULHER tenho dois filhos e o mais velho é do meu relacionamento anterior não faço do meu ex um cofre pois tenho noção da minha obrigação. Responsabilidade 50 por cento de cada somando 100 por cento.
19) Patricia (02/09/2009 às 08:37:15) IP: 89.214.212.144
O pai do meu filho dá penção de alimentos no valor de 200 euros por mês.
No colegio foi pedida uma declaração com esse valor.
Não sei como fazer.
Pode ajudar-me?

Obrigado,
Patricia Mateus
20) Ludmilla (03/09/2009 às 21:36:17) IP: 189.4.235.75
olá boa noite!!!pode um pai ganhar a quarda do filho só pq a mãe esta no momento desempregada e mora na casa dos pais?mais esta estudando e correndo na frente pra conseguir algo melhor pra ela e pro filho ..mais nada falta pra filha pq os pais por enquanto esta ajudando..será q isso pode acontecer ? será q o juiz tiraria a quarda da mãe só por esse fato? por favor me ajude..obrigada.
21) Injustiçado (04/09/2009 às 11:06:29) IP: 189.42.32.162
No meu ponto de vista, Deus é que vai julgar quem foi o Falcatrua na estória, para as mães solteiras que mandaram ver com tudo no periodo fértil sem tomar cuidados e que futuramente poderia brigar e receber pensão absurdas dos e gastar com put. essas sim são as que mais comentam o assunto conforme muitos nesse espaço para comentários, Deus é justo, hoje a Justiça não priva nenhum pouco o lado Masculino que certamente se preocupava com metodos antconcepcionais, mas elas pagarão caro pelo golpe!!
22) Claudia (04/09/2009 às 16:36:58) IP: 189.19.79.214
Tenho uma filha. Meu ex marido tem um salario de 1600 + comissao mediante batimento de meta, desde que nos separamos, deixa comigo dois beneficios que ele ganha do trabalho, um é o ticket refeicao de 350,00 e o outro é a escola 180,00, porem a mensalidade da escola dela é 270,00, entao ele paga os 90,00 restantes. Gostaria de saber se esses beneficios podem ou nao ser considerados, incluidos como pensao alimenticia, ja que nao sai do salario dele e sim vem a mais. claudia_taina@msn.com
23) Ivanildo (04/09/2009 às 22:44:37) IP: 200.199.41.163
eu tenho 3 filho de menor com a primeira esposa e com a segunda 2 de menor quanto eu posso paga paraos meu filhos de pensao
24) Ricardo (07/09/2009 às 19:34:29) IP: 189.108.254.153
qual o procedimento para o pai entrar com o requerimrnto para pagar pensao alimenticia, e se o pai pode entrar diretamnete co ma açao ou tem que ter um advogado
25) Fassini (08/09/2009 às 21:28:14) IP: 189.106.78.95
Boa noite, tenho um filho menor e minha esposa diz que tenho que além da pensão,tenho que pagar o aluguel dela, isso procede? como vou sobreviver se também moro de aluguel e tenho as minhas despezas, ganho pouco menos de 4 salários. Fico njo aguardo. Desde já agradeço.
26) Pcs !! (09/09/2009 às 21:03:27) IP: 201.79.62.42
poderiam me esclarecer um duvida?
Pois me separei da minha ex-esposae tenho filhas são gemeas, a mãe pediu 50% e o juiz concedeu alimentos provisorios em 30% para as 02 criançs e 10% para a mãe, as crianças tem plano de saude, não estuda , ela não quer trabalhar , eu pago faculdade, prestação do apto, almoço e janto na rua, como faço para contestar este argumento dela?
27) Souza (11/09/2009 às 10:27:08) IP: 200.220.219.249
bom dia, por favor me ajude!!!
tenho um filho de 1a7m,desde que ele nasceu o pai pagava R$80,00,ele era motorista. agora ele trabalha de representante de cosmeticos de salão, e ganha muito mais só que ele ganha por comissão, e diz que não tem condição de dar mais. mais ele tem condição de sustentar carro e moto nova, mora com os pais não tem dispesa em casa.
eu moro sozinha com meu filho, ganho um salario minimo. ate um remedio que ele compra ele desconta.
me ajude
didi.iury@hotmail.com
28) Kathia (11/09/2009 às 12:55:01) IP: 189.68.160.158
um pai que paga 20% dos rendimentos a titulo de pensao à duas filhas de maes diferentes (20% dos rendimentos para cada filha) pode pedir uma unica revisao para diminuir esses valores para 15% para cada filha? ou tem que entrar com duas ações de revisao? ambas moram no mesmo bairro e seriam ações no mesmo forum. por favor, me ajudem, estou com muita duvida neste assunto.
29) Francisco Silva (13/09/2009 às 15:46:20) IP: 200.168.152.143
Estou separado da minha namorada e ela vai ter um filho, que talvez seja meu, em abr2010. Já disse a ela que só pago pensão se o filho for meu. Vi na Lei 11.804/08 que também sou obrigado a pagar pensão mesmo que ainda não tenhamos feito o DNA e se depois der negativo, ela terá que me devolver o dinheiro. Minha duvida é, preciso contratar algum advogado e já iniciar o processo para acompanhamento? Se ela me solicitar apoio na gestação até concordo em pagar,mas qto? Grato
30) Gilza (14/09/2009 às 08:27:55) IP: 189.74.181.68
gostaria de saber como faço pra ter pensao dos meus dois filhos uma tem 7 anos e o outro 5 meses...mas o pai naum tem emprego fixo...
31) Lu (14/09/2009 às 12:34:52) IP: 189.73.254.7
Me separei, minha filha tem 3 anos. Moro de aluguel. O SALÁRIO DELE É DE R$ 1.000, MAS COM DESCONTOS FICA r$ 700,00. QUERO SABER QUANTO ELE TEM Q ME DAR DE PENÇÃO, POIS SÓ A ESCOLA DELA É NO VALOR DE R$ 250,00.
32) Marcela (15/09/2009 às 16:17:21) IP: 189.46.4.107
sou separada do pai 2 de meus filhos há 4 anos .ele não pagava pensão por estar desempregado.há mais ou menos 1 ano ele conseguiu emprego,registrado me pediu o registro das crianças pra apresentar na firma.mas até agora continua não pagando nada.diz que não tem obrigação porque eu já moro com um outro homem e tenho filho com o mesmo.É realmente verdade que ele deixou de ter a obrigação quando fui morar com outra pessoa?(marcela_ssantana@hotmail.com)por favor aguardo resposta.
33) William (16/09/2009 às 10:07:13) IP: 200.222.3.3
estou quase separando tenho um filho de 1 ano e 9 meses
creio que a mãe dele vai me por na justiça
se me separar contecerza darei td pr ele nao passar
dificuldades.trabalho de carteira assinada a 1 mês meu salario é de r$ 716,02 e tenho um vale alimentacão de R$ 220,00
sou deficiente fisico .
a pergunte:
quanto aproximadamente pagaria de pensão se eu sendo dificiente fisico isso afetrai em alguma coisa a decisão do juiz ?
mande a resp pr william_1983_@hotmail.com
dsde ja obrigado
34) Bruna (16/09/2009 às 12:11:45) IP: 201.79.25.92
Por favor gostaria que me ajudassem,o pai do meu filho saiu de casa tem 4 meses,só que tinha sido mandado embora da empresa onde ele trabalhava.Saiu com a recisão e ficou no Seguro desemprego e me nega a me ajudar.Ele não faz questão do filho de 2 anos,eu que cuido dele e também estou desempregada no momento.Não me ajuda em remedios,comida e nada para a criança.Eu arrumo tudo sozinha.E ainda saiu e me deixou contas para eu pagar.O que deve fazer? me mande uma sugestão.mara_laurett@hotmail.com.
35) Caciano /caciano_6@hotmail.com (16/09/2009 às 20:02:38) IP: 201.51.23.174
Tenho 4 filhas com a mesma mãe e gostaria de saber por lei qual seria o valor estipulado por lei a pagar para as 4 crianças.
Todas são menores e eu ganho mais ou menos um valor de um salário.
sou funcionário da prefeitura do rio e ainda ganho ticket alimentação,tenho plano de saúde que já pago para todas.
Gostaria de saber o valor exato de quanto seria o percentual pago a elas pois alem de pagar a futura pensão a mãe delas ainda esta querendo uma pensão pois alega que ficamos juntos a 14anos
36) Claudia Rejane (19/09/2009 às 10:42:14) IP: 189.81.174.220
Gostaria de saber quanto meus dois filhos tem direito à receber de penção do pai deles?
37) Daniela (21/09/2009 às 21:47:32) IP: 200.242.201.2
Tenho um filho de 12 anos do meu primeiro casamento, me separei extra judicial quando ele tinha 1 ano e só consegui a separação judical em 2006 porque ele foi embora para os EUA logo que nos separamos e nunca mais voltou. Desde de quando foi para os EUA ele só manda dinheiro esporadicamente, chega a ficar 10 meses sem mandar nada e quando manda é um valor pequeno em torno de 700,00. Eu trabalhava e não queria pedir dinheiro a ele, só que me casei a 5 anos e no papel a quase 3, quando o divórcio
38) Daniela (21/09/2009 às 21:52:33) IP: 200.242.201.2
litigioso saiu. Sai do emprego e me mudei para o Pará com meu esposo, ele gosta muito do meu filho, mais não é o pai dele. Agora eu gostaria de entrar com um pedido de pensão para o meu filho, visto que o pai dele já tem outra família lá, está nacionalizado americano e tem uma filha, empresa e está bem. Todas as vezes que peço a ele pra mandar dinheiro ele diz que não tem e que assim que der ele me passa alguma coisa, só que esse dia nunca chega e ele alega também que meu esposo tem condições de
39) Daniela (21/09/2009 às 22:00:10) IP: 200.242.201.2
educar o Mateus e não precisa da ajuda dele. Não sou a favor disso, já que ele proporciona a filha dele uma vida confortável e não deve tranferir a responsabilidade de pai a outra pessoa. O que devo fazer? Existe meios para processar alguém nos EUA daqui do Brasil para pagar pensão? Nossas leis funcionam pra quem mora fora do país? A quem devo procurar, que advogado especialista. Preciso de respostas. Ele sempre diz que eu nunca conseguirei nada dele. Obrigado por me ouvirem.
40) Daniela (21/09/2009 às 22:05:21) IP: 200.242.201.2
respostas para daniula_eua@hotmail.com
moro no interior do Pará mais sou de Goiânia - GO.
41) Ana Lúcia (25/09/2009 às 14:12:30) IP: 201.40.11.155
Meu marido tem 2 filhos com a mesma mulher, um de 1 ano e outro de 4 anos. O salário liquido dele é R$ 800,00, qunato ele deve pagar de pensão?
42) Renata (30/09/2009 às 13:22:19) IP: 201.79.67.176
meu marido tem uma filha de 04 anos, a pensão foi estabelecida antes de nós casarmos e termos uma filha,ele paga 27% do salario bruto que dá m torno de R$ 700,00 dependendo do mês chega até R$ 1.000,00, e quem sai em desvantagem nessa situação é minha filha. Pois ele sempre reclama que não tem dinheiro, o que eu posso fazer para mudar isso? meu email é: rejupontes@ig.com.br
43) Andressa Luis Menezes (02/10/2009 às 10:17:32) IP: 189.94.165.198
meu pai faleceu a tiro meu meios irmao receben a pensão e eu nao gostaria de saber como faço para obiter minha parte na penção.
44) Marcos Aurelio (03/10/2009 às 11:29:16) IP: 187.13.193.168
a justiça nete pais é ingrata, sou assalariado e moro sozinho em um quarto, pago luz, agua e telefone, a justiça me obrigou a pagar 77,21 % do meu salario para os meus 3 filhos, sendo que a minha esposa que kiss separar , deixei casa montada para eles e todos os móveis, ela nunca trabalhou na vida, mas agora ela está terminando a faculdade e recebe da prefeitura o salario de estagio, ela é professora, como eu faço para sobreviver? gostaria que alguem m ajudasse,tels:8532-1858,3665-3200,2796-5031
45) Luis Paulo Firman (03/10/2009 às 12:50:47) IP: 200.203.133.5

TENHO UM FILHO O QUAL QUANDO NACEU O JUIZ EXTIPULOU QUE EU PAGASSE 30% DE MEUS GANHOS LIQUIDOS, ALGUNS ANOS DEPOIS TIVE UM OUTRO FILHO COM OUTRA MULHER E FOI ESTIPULADO QUE EU PAGUE 20% do MEU SALÁRIO QUE É DE R$ 1.000,00 PORTANTO 50% VAI EM PENSÃO, NUNCA NEGUEI PAGAR MAIS É QUE AS MÃES FICAM SÓ NA MINHA COSTAS E POUCO SOBRA.

1° ENTREI COM UM PEDIDO DE REDUÇÃO DE ALIMENTOS ESTÁ CERTO ISSO ? E QUAIS AS CHANCES DE EU REDUZIR ESSE PERCENTUAL ? PARA QUANTO SERIA ESSA REDUÇÃO ?
46) Roberta Silva (04/10/2009 às 14:56:44) IP: 201.51.74.120
estou me separando e tenho dois filhos com o meu ex marido gostaria de saber se o valor exato da pensõa é de 15% para cada filho ele recebe 1.540,00 qual sera o valor da penão ele tb paga plano de saúde para mim e as crianças será que ele pode alegar isso para pagar menos na pensão, eu moro de aluguel e meus filhos estuda em escola particular ele pode alegar td isso para me dar menos ou o juiz manda eu escolher se quero que ele pague ou me de o dinheiro para eu pagar as despesas das crianças
47) Lílian Costa (05/10/2009 às 09:04:52) IP: 200.161.44.156
GOstaria de saber, se um estado tem um salário mínimo difernciado do nacional é facultado ao empregrado escolher qual valor pagar, se o nacional ou o vigente no estado?
obrigada
48) Paulao Dee Sp (05/10/2009 às 20:43:55) IP: 189.78.209.1
tenho uma filha de 17 anos e ganho 750.00 reais pago 362,00 de pensao posso baixar esse valor
49) Jesus (06/10/2009 às 10:37:02) IP: 189.74.132.163
tenho uma filha de 7 anos pago pensao desde os dois anos de vida dela, eu queria saber quanto tenho de pagar de pensão, eu trabalho de carteira assinada ganho o salario mas comição,e tambem tenho outro outro filho de 2 anos.
quanto devo pagar de pensão pra de 7 anos que não mora comigo?
50) Sara (06/10/2009 às 14:23:45) IP: 189.31.18.118
gostaria de saber como que é estabelecido o valor,da pensão alimenticia de um bebê de 2 meses, que o pai não trabalha,a pensão sera paga pelos avós pois foram eles que exigiram o DNA.? obrigada
51) Isaque (06/10/2009 às 17:12:37) IP: 189.19.43.86
Minha ex esposa ganha mais de 30% a mai que eu. Pago de pensão ao meu filho 30% sobre meu salario. Isto é justo?
52) Adilma (06/10/2009 às 21:46:02) IP: 187.27.89.3
Boa noite, em 2007 entrei na justiça para pedir pensão para minhas filhas, o pai delas paga a pensão , mas nesses 2 anos ele não deu aumento conforme a lei, gostaria de saber se tenho direito de ir ir na justiça cobrar, pois ele não me ajuda em mais nada , nem com as filhas ele fala mais.
53) Leila Aparecida (07/10/2009 às 20:35:48) IP: 187.2.38.4
Boa noite ,tenho um casal de filhos ele estava trabalhando
e era descontado um salário minimo , ocorre que no dia 27/7/09 ele sai da empresa , pq meu filho completou 18 anos no 9/8/ nais pretende fazer faculdade , tenho uma filha menor e aleatóriamente ele esta depositando 152 reais ,sem decisão da justiça , acreidito que esta sendo orientado , a fazer esse tipo de deposito para argumentar ñ ter condições para arcar com as ne cessidades das crianças , além do que ele tb é copletamente omisso
54) Laís (08/10/2009 às 20:20:21) IP: 189.71.81.88
Meus pais são separados desde os meus 8 meses,tenho uma irmã mais velha filha do mesmo pai.Hoje tenho 17 anos e minha irmã 22.Meu "pai" entrou na justiça para cessar a pensão da minhã irmã,mas ela tem um filho pequeno e encontra-se desempregada,assim como o marido.Recebemos 25% de seu salario,o que é pouco para um homem que não tem outra familia e ainda mora com os pais.Esse homem a quem a sociedade denomina "pai" nunca cumpriu com seus deveres de PAI e agora quer abster-se de outro.
55) Valdomiro (09/10/2009 às 10:22:54) IP: 201.69.82.154
Gostaria de saber se tem alguma lei que supostamente leve a pessoa a prestar conta da pensão alimenticia devido ao seu valor,para que assim pessoa o utilize-o somente em pró aos beneficiarios?
56) Alan (09/10/2009 às 17:34:56) IP: 189.120.234.139
Há 08 meses, separei de minha mulher. Naquele momento, de uma forma amistosa, nada no papel. Tenho um filho de 08 anos c/ ela. Há 03 meses, fui chamado em um concurso público, onde passei a ganhar 3.500,00. Passado estes meses minha relação com minha ex-esposa vem piorando a cada dia. Passei a ser ameaçado por ela, em tom de de deboche, em ser acionado na justiça p/ separação formal e pensão alimenticia. Contribuo td mes c/ 500,00. O q devo fazer?? Qual o valor justo, visto q tenho outra filha.
57) Zeca (09/10/2009 às 17:39:42) IP: 189.120.234.139
Percebo que muitas mulheres se aproveitam dessa brecha legal, para explorarem ex-maridos e/ou pais de seus filhos. Pensam na pensão não como benefício para seus filhos, mas como meio de pagar suas contas pessoais. No meu ver, isso é um abuso! É usar de parâmetros legais para viabilizar a prática da imoralidade e da injustiça!!!
58) Elenice (11/10/2009 As14.310 (11/10/2009 às 15:57:27) IP: 201.19.245.112
O meu filho ganha,R$700,00.ele tem um filho com a companheira,dele e um menino de dois anos ela não quer viver mais com o meu filho.gostaria de saber,quantos porcentos ele deve pagar de pensão ou o melhor quanto em dinheiro ele tem que dar o menino. ele, ja da uma ajuda para o menino que e o ticte alimentação no valor de R$70, e mais R$70, em dinheiro. gostaria de saber se o meu filho pagar a pensão pela a lei se eletem direito de ficar com o menino,e quantos dias .elenicepancalari@hotmail.com
59) Rafaela Alencar (13/10/2009 às 13:01:31) IP: 189.87.149.54
O meu filho tem 2anos , o pai paga 100 por mes .Eu pago escola ,plano de saude,compro roupa ,boa parte da alimentação .O pai tem um emprego de carteira assinda de um salario mais uma renda extra de motoboy .Esse valor que ele paga e o correto ?.Se for a justiça não tem nada de justa .
60) Richard Santos (13/10/2009 às 17:24:40) IP: 201.9.42.83
oi meu nome é Richard santos tenho um filho do meu primeiro casamento e pago 30% de pensão e vou ter outro com a minha segunda mulher, para melhorar a situação a sair com uma garota e ela esta gravida quanto devo pagar de pensão!
61) Elves Henrique (14/10/2009 às 11:34:18) IP: 189.106.73.177
OLA BOM DIA,TENHO TRES FILHOS CADA UMA COM UMA MULHER!
PAGO,ESCOLA,PLANO DE SAUDE,E ALIMENTAÇAO DA MAIS NOVA DE OITO ANOS!
DA MENINA MAIS VELHA,PAGO 150,00 POR MES,POIS ELA ESTUDA E TRABALHA AOS SEUS DEZESSETE ANOS!
EU SO QUERIA SABER ATE AONDE VAI A OBRIGAÇAO DE UM PAI,EM RELAÇAO A PAGAR UMA PENSAO ALIMENTICIA,EM UMA SITUAÇAO EM QUE A CRIANÇA QUE JA FOI PRESA,E QUE ATE HOJE NAO VAI A UMA ESCOLA,POIS A MAE SO SE IMPORTA EM GANHAR O DINHEIRO DA PENSAO!
E NAO COM O FUTURO DE NOSSO FILHO!
62) Sara Cristina (14/10/2009 às 15:05:15) IP: 187.27.70.123
oi sou casada tenho duas filhas com meu marido mas ele pulou a cerca conclusão um filho fora do casamento a ma~e da criança colocou um pedido de pensaõ ele està com medo pois não sabe o valor que irá ter que pagar e eu naõ sei o que fazer para ajudalo
63) Geizaglamuroza@hotmail.com (14/10/2009 às 20:53:56) IP: 200.139.108.238
Meu ex-marido trabalha numa loja de calçados,ele disse q ganha 7% do que vende,mais comissão,eu ñ trabalho pq ñ tenho c quem deixar meu filho,ele diz q à responsabilidade dele é apanas c à criança,morei c ele durante6anos,mas ñ oficializamos à relação...Quais os meus direitos?Qual o valor q provavelmente o juíz estipilará pra ele dar de pensão?Como devo proceder?
64) Lu (19/10/2009 às 15:45:49) IP: 201.89.128.134
gostaria de saber se um filho de 16 anos, mas que já trabalha, continua tendo direito a pensão.
65) Ronilson (19/10/2009 às 17:11:37) IP: 201.40.48.246
separei de minha esposa e minha filha tem 18 anos e faz faculdade sou brigado a pagar pensão para ambas e a faculdade de minha filha
66) Willian (20/10/2009 às 20:18:00) IP: 201.26.147.225
Tenho uma filha de 3 anos, pago pensão alimenticia há 2 anos, é cobrado 28% do meu salário mensal. Me casei e não tenho outros filhos, porém constitui familia ao me casar, preciso pagar minhas dividas e tenho a intenção de comprar uma casa junto a minha esposa, o problema é que a pensão está ficando pesada para mim e a possibiliadade de comprar uma casa que no fim também vai ser dela está ficando cada vez mais distante. O que devo fazer?
67) Paulo (21/10/2009 às 04:19:15) IP: 189.83.133.79
ME DIVORCIEI HÁ 3 ANOS E PAGO 2 SALARIOS MINIMOS DE PENSAO A MINHA FILHA DE 4 ANOS,E A PARTE AINDA PAGO PLANO DE SAUDE E ESCOLA,NA ÉPOCA FOI NEGOCIADO 2 SALARIOS,MAS INFELIZMENTE HJ NAO POSSO PAGAR ISSO,QUERIA A REDUÇAO DE PENSAO PARA 1 SALARIO,POIS VOU ME CASAR NOVAMENTE,E A MAE DA MINHA FILHA NAO GASTA O DINHEIRO COM MINHA FILHA E SIM COM ELA,MINHA FILHA TE ASSISTENCIA TOTAL PELA MINHA FAMILIA,COMO DEVO PROCEDER?
68) Mila_sp (27/10/2009 às 02:16:47) IP: 187.1.110.50
Meu companheiro é separado e o divórcio só saiu recentemente. Ele tem 02 filhos do antigo casamento e só agora pagará pensão, antes ele ajudava informalmente.Bem, estamos nos separando, temos um filho de 8 meses, moramos juntos por 1 ano, nosso filho é seu dependente no plano de saúde, fora isto ele participa muito pouco.Gostaria de saber quais são os direitos de nosso filho e tb se eu tenho algum direito.Grata
69) Chelo (27/10/2009 às 19:06:30) IP: 187.14.18.22
goste muyto y e bastante esclarecedor myuto obrigado mias duvidas fueron en bora valeo un abrazo
70) Alexandro (29/10/2009 às 12:11:52) IP: 189.48.27.111
Gotaria de saber se a pensao tem que se paga somente pela empresa ou pai pode esta depositando em conta ,pois minha ex mulher esta me obrigandro a pagar pela enpresa
71) Maria (29/10/2009 às 16:08:14) IP: 200.223.199.52
gostei,minhas duvidas foram exclarecidas
72) Fernanda Maria De Araujo (30/10/2009 às 10:32:58) IP: 189.34.211.151
o pai da minha filha tem uma menina do primiro casamento ela tem 9 anos ele pagou 2 anos depositava na conta mas tem6 anos que ele nam ajuda e a mae deixou pra la ele tem uma filha comigo ele paga por e descontado pela empresa mas entrou pedindo pra abaixar a minha pensao ele falou que pagar pra outra mas ele nam da nada mas como o processo ta aberto e a mao nam quer saber eu nam tenho como prova me ajude atirar essa duvida...
73) Isaque (03/11/2009 às 17:55:18) IP: 189.94.187.14
Gostei muito das explicações que estao disponíveis neste site, atendeu todas as minhas expectativas (dúvidas)...
74) Ana Noelia (05/11/2009 às 11:09:37) IP: 200.187.7.132
tenho 1 filha de 3 anos e pai dela possui mas 2 filhos ja de maior e outro de menor com maes diferente se colocasse ele para obter pensão seria quantos por cento gostaria de obter resposta ana.noelia@yahoo.com.br
75) Maria Suely (05/11/2009 às 11:15:44) IP: 189.70.70.205
meu namorado tem uma filha que vai fazer tres anos
eu gostaria de saber quanto ele tem que dar de pensão
ele recebe 504.00
76) Janaina (05/11/2009 às 13:49:44) IP: 200.213.0.69
GOSTARIA DE SABER SE MINHA FILHA TEM DIREITODE RECEBER PARTE DO 13°DO PAI, SOMOS SEPARADOS E ELE TEM OUTRA FAMILIA.GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA.janaviana53@hotmail.com
77) Suzana (05/11/2009 às 14:54:48) IP: 187.7.233.128
Meu esposo tem 3 filhos com mulheres diferentes, ele paga pensao so pra 1, seu salario e o comercial,o Juiz estipulou um valor de 150,00 no caso se ele vier a receber comissoes o valor sera de 10% a mais em cima.NO CASO SE ELE VIER A PAGAR A PENSAO PARA OS 3 FILHOS QUAL SERIA O VALOR ESTIPULADO. e se eu tiver um filho, a pensao continuara com os mesmo valores?
78) Kel (05/11/2009 às 16:57:59) IP: 189.53.127.142
GOSTARIA DE SABER DE QUANTO SERIA A PORCENTAGEM QUE MEU FILHO DE 2 ANOS TEM DIREITO, POIS O PAI DELE TEM MAIS DOIS FILHOS, MAS DESSES OUTROS FILHOS 1 Ñ É REGISTRADO E SÃO DE MÃES DIFERENTES. EU GANHO A MESMA COISA QUE ELE E MORO COM MEUS PAIS.
79) Rosngela (05/11/2009 às 17:10:27) IP: 200.144.5.8
Minha filh irá fazer 18 anos em março de 2010, até quando posso pedir a pensõ já que o pi sumiu e apareceu agora e as atrsadas nunc pagou....
80) Vanessa (06/11/2009 às 08:36:24) IP: 201.9.87.199
Bom,sou casada a 10 anos e meu marido tem um filho do primeiro casamento ele tem hj 13 anos,só que meu marido está desempregado então trabalhamos vendo salgados pra ter como pagar as contas,a pensão que ele paga é de 30% do sálario minimo e está bem difícil já que temos um filho de 7 anos e que até pra escola quem ajuda na mensalidade é a minha sogra,oq podemos fazer a respeito??Meu email é vanesssenger@hotmail.com
Por favor me responda!!
81) Jack Jói (06/11/2009 às 17:50:22) IP: 187.13.34.178
Casei-me com regime PARCIAL DE BENS,estou separada só de corpos,meu suposto marido tem um filho com outra pessoa e agora quero saber o que eu e minha filha temos direito,caso me separe judicialmente.
82) Jack Jói (06/11/2009 às 17:54:17) IP: 187.13.34.178
desculpe-me .pode me mandar um esclarecimento.jaquelinecenturion@yahoo.com.br
83) José Arimatéia Barroso (07/11/2009 às 14:28:38) IP: 200.210.214.135
Boa tarde.tenho uma filha do primeiro casamento pago pensão de 20% dos meus vencimentos, hoje ela já tem 18 anos vai se casar, tenho mais dois filhos de um outro relacionamento quanto que devo pagar para eles uma vez que também tenho que me sustentar, tenho carteira assinada e ganho em média 1.600 r$.
84) Mellissa (07/11/2009 às 20:13:30) IP: 189.74.210.246
Tenho 2 filhos menores, no acordo de separação, ficou acertado guarda compartilhada, sem pgto de pensao, porem, o pai, combinou comigo de pgr ao menos a escolinha de minha filha, porem nao cumpriu, e pra piorar, meu filho de 10 anos que mora com ele, piorou no colegio, notas baixaram e percebo que ele nao recebe a educação que tinha quando estava comigo.Pergunto: tenho o direito de entrar na justiça e pedir uma ajuda de custo pra minha filha ou ter meu filho de volta? mell381@hotmail.com obgda
85) Mercedes (09/11/2009 às 16:11:49) IP: 187.49.175.246
é obrigatório o pagamento de pensão alimentícia sobre o 13º salário? E sobre o tempo de serviço?
86) Julia (10/11/2009 às 10:23:11) IP: 201.51.81.128
Meu marido tem 4 filhos de mulheres diferentes, paga pensão de duas, se aumentar o número de pensão, como ficará a porcentagem paga?
87) Patricia (10/11/2009 às 16:40:04) IP: 187.10.163.185
O pai preso é obrigado a pagar pensão alimenticia a o filho??
88) Shely (11/11/2009 às 16:13:31) IP: 189.24.93.79
poderia existir um livro explicando tudo sobre pensão alimentícia só assim nós mulheres iriamos pensar 100 vezes que quando nos apaixononamos não precisamos engravidar pois a paixão um dia passa ,os filhos ficam a pensão é curta, os pais se ferram até os 18 anos dos filhos e as mães se ferram pra sempre.
89) Anônimo (13/11/2009 às 20:22:10) IP: 187.89.108.136
Meu marido fez 2 DNA em 2 filhos da ex esposa dele.O meni-no que ele registrou e criou até os cincos anos,o resultado deu negativo.A menina que ele não registrou achando que era filha do amante,o resultado foi positivo.Ele entrou c/ 2 processos de Negatória de paternidade do menino e pensão alimenticia p/ a menina.O juiz determinou 25%,mas a mãe gasta c/ ela.Há alguma maneira de pagar isso sem ser em dinheiro, p/ que a menina saísse benefiada e não a mãe?
90) Elisabeth Moraes (15/11/2009 às 13:56:25) IP: 200.232.138.160
Gostaria de saber quanto é o valor da pensão alimentícia para um menor. Os 30% previstos incidem sobre o quê? Salário mensal, 13o. salário, Participação nos lucros e resultados, férias???? Ele tem que me dar o dinheiro ou pode pagar direto algumas contas? E se o valor pago não alcançar os 30%? Como faço para receber? Estamos separados há um mês e ainda não houve nenhum decisão judicial
91) Nádia(paraná) (17/11/2009 às 22:04:37) IP: 201.47.52.245
Meu ex-marido ganha 1,200 bruto...ele é funcionário público...temos um filho de dois anos...qual o valor a ser pago por ele???
..eu não posso pagar advogado,,preciso mesmo de acordo judcial?????
92) Vasko (18/11/2009 às 13:50:57) IP: 189.41.184.99
somos obrigados a pagar pensao sobre decimo 3º salario tambem?? eu pago 220 reais para dois filhos mais eu tenho fora estes dois mais 4 e vai nascer mais um em janeiro sera que eu consigo reduçao de pensao, poi so ganho 530 por mes , pois!! o que devo fazer
93) Anete (21/11/2009 às 12:18:40) IP: 189.100.145.181
BOM DIA!!! SRS. MEU MARIDO TEM QUATRO FILHOS TODOS COM MÃES DIFERENTES SENDO QUE UM É MEU QUE TEM 2 ANOS, ELE PAGA PENSÃO PARA A DE 4 ANOS UM VALOR DE 150,00 E TBM DÁ O MESMO VALOR PARA OS OUTROS DOIS SÓ QUE NÃO PELO JUIZ E SIM POR CONTA POIS A MÃE DO MENINO DE 17 E DA MENINA DE 14 SÓ PEDEM PARA QUE ELE AJUDE MAIS NÃO EXIGEM NADA ENTÃO ELE DÁ A MESMA QUANTIA PARA OS TRÊS PARA NÃO TER DIFERENÇA ALGUMA ISSO FORA TEM O MEU FILHO E AGORA A MÃE DÁ DE 4 ANOS QUER QUE ELE PAGUE 232,00 DE PENSÃO PARA
94) Anete (continuação) (21/11/2009 às 12:22:47) IP: 189.100.145.181
PARA A MENINA ELE GANHA EM CARTEIRA 1.200,00 ELA PODE RECEBER ESSE VALOR?? POIS TBM TEMOS DISPESAS DE CASA E ELES TEM CONVENIO MÉDICO QU É DESCONTADO DO SÁLARIO DELE ISSO PODE TER ALGUM ABATIMENTO NA PENSÃO??? OBRIGADO PELA ATENÇÃO. ME RESPONDA POR FAVOR!!! anete.santos@hotmail.com
95) Walber (24/11/2009 às 19:32:07) IP: 187.14.156.152
tenho dois filhos sendo que fiquei com á guarda deles´tem 10 anos agora minha filha que morr com á mãe então ficarei com um filho eu tenho que pagar pensão á ela e ela á mim ? walbertubarao@ig.com.br
96) Roberta Monteiro (24/11/2009 às 21:36:42) IP: 189.55.94.158
Tenho um filho com um homem casado.Pois ele tem uma filha com a esposa,como fica a porcentagem da pensão?ritaferrari27@hotmail.com
97) Daniela (27/11/2009 às 19:44:43) IP: 189.112.77.110
Gostaria de saber como se prossede a ação de meu marido, ele não tem carteira assinada e paga uma pensão de 120,00,mais ele tem mais um filho de outro casamento e mas três filhos comigo, o valor que ele paga para esta 1 criança é justo? Aguardo ansiosa por uma resposta
98) Dino Psaras (28/11/2009 às 12:00:06) IP: 200.103.119.137
muito esclarecedor
99) Lú (29/11/2009 às 17:12:06) IP: 189.105.66.205
gotarias de tirar algumas dúvidas que tenho sobre penssão L.A lendo algumas perguntas são como as que tenho , então tem alguma forma de lê-las ( respostas)??
100) Célio (30/11/2009 às 17:52:51) IP: 201.1.220.17
Tenho uma filha e pago 20% desconto em c. cheque(+-650 reais), para o padrão de vida em minha cidade é uma boa renda a criança de 8 anos.
Vendi minhas férias para pagar contas que obtive na separação e tive tambem desconto de 20% nas férias vendidas, e maior surpresa que tambem veio descontado pensão no 13 salario.
Minha filha quando comigo, pago as despesas dela, os presentes de aniversário, natal e dia da criança, para não passar por omisso.
A mãe tem salário
Consigo mudar isso ?

ABRA
101) Mirian (30/11/2009 às 18:16:31) IP: 200.195.158.18
ao invés de um comentário , eu gostaria de formular uma pergunta: meu ex é advogado, e diz q ele não tem obrigação nenhuma de pagar o 13 de pensão para minha filha, é verdade???
como posso ter certeza???
102) Sirley (30/11/2009 às 19:44:56) IP: 189.59.48.182
uma duvida tenho dois filhos, estou entrando com o pedido de pensão para meu filho ele tem 15 anos-queria saber se ele tem direito da pensão porque a minha segunda a filha mora com o pai?
103) Silvia Novaes (01/12/2009 às 16:01:42) IP: 189.74.153.7
oi,
gostaria de saber se existe lei e qual é a lei,para me amparar;
nunca meu filho recebeu a pensão no décimo terceiro salário,
gostaria de saber se é possível eu receber os atrasados ou pelo o menos pagar este ano,neste mês...
obrigada..
Silvia Novaes.
104) Jc (03/12/2009 às 09:43:40) IP: 187.58.231.95
Olá! tenho um filho de 2 meses, e meu marido tem dois filhos menores do outro casamento, ele paga pensao a eles no valor de 33% do seu salário. Gostaria desaber se a pensão pode ser dividida c o meu filho eu estando casada, ou só se tivesse separada.(janacamargo04@hotmail.com)
Muito obrigada!
105) Andre (03/12/2009 às 13:14:13) IP: 189.31.46.89
DEPOSITO 52% SOBRE O SALARIO MINIMO DE PENSAO NA CONTA DA MAE DA MINHA FILHA. MINHA FILHA MORA COM OS AVOS EM OUTRA CIDADE E A MAE DELA MORA EM OUTRA. A MAE DA MINHA FILHA REPASSA O DINHEIRO INTEGRAL DA PENSAO PARA OS AVOS DA CRIANÇA. NESSAS CONDIÇOES O QUE DEVO FAZER? ME AJUDE. ANDRELGCOST@HOTMAIL.COM
106) Tmf (03/12/2009 às 21:14:33) IP: 201.75.94.11
Boa noite. Eu atualmente pago 27% do meu salário de pensão alimentícia. A pergunta é, o 13 salário também tenho que dividir com a outra parte?
107) Flavia (04/12/2009 às 16:03:44) IP: 189.93.138.43
o pai da minha filha é dono de uma grafica, ele so me da R$ 90,00 por mes mais nada. Ele deve me pagar ferias e 13° terceiro também? neste caso como deve ser feito o calculo para o valor certo da pensao?
108) Andre (05/12/2009 às 13:07:34) IP: 187.52.119.235
CORREÇÃO DO 293) ONDE ESTA ESCRITO -> A MAE DA MINHA FILHA REPASSA O DINHEIRO INTEGRAL DA PENSAO PARA OS AVOS DA CRIANÇA.
É PARA LER ASSIM-> A MAE DA MINHA FILHA *NÃO REPASSA O DINHEIRO INTEGRAL DA PENSAO PARA OS AVOS DA CRIANÇA.
109) Silvana (07/12/2009 às 18:36:39) IP: 189.11.81.211
olha vivi com meu marido a 23 anos sai da da minha casa faz 3 meses tenho 2 filhos um 19 outro de 22 anos eu trbalhava como cabeleireira hoje não posso mas trabalhar por mitivo de uma tendinite nos braçaos,gostaria de saber ,se ele tem que me pagar pensão,somos casados com comunhão universal de bens,desde ja agradeço pelaatenção.meu email é silavana_joly@hotmail.com motivo da minha saida ele tem outra ,traição;
110) Alexandra (07/12/2009 às 20:39:25) IP: 200.234.65.189
Olá tenho uma filha de 14 anos seu pai sempre pagou pensao porem informal já que não fomos a juizo p/ estabelecer valores ha aproximadamente um ano ele tem depositado R$ 500,00 mensal sei que sua renda anual é de aproximadamente 75.000,00 gostaria de saber quanto eu deveria receber de pensão com base nesta renda e alem da pensao no que mais ele é obrigado a me ajudar. ele não tem outros filhos porem tem uma nova familia. obrigada- alexsekoi@hotmail.com
111) Soneca (07/12/2009 às 23:18:58) IP: 187.26.54.201
Minha namorada esta gravida, e provavelmente nao iremos nos casar, quanto terei que paar de pensao? eu sou autonomo e ganho por hora.
112) Tais Rezende (08/12/2009 às 17:20:03) IP: 201.50.54.27
eu sou casada ha 2anos e o meu marido tem uma filha comigo e outro filho do seu antigo casamento quanto é o valor que ele deve pagar de pensao alimenticia para o seu filho,mas sabendo que ele nao tem trabalho de carteira assinada,quenos vivemos de bico?
113) Fabio (08/12/2009 às 17:59:18) IP: 187.26.211.120
pago 200 rs por mes de pensao alimenticia, preciso pagar 33% em cima de 13 salario e ferias tambem?
114) Bege (09/12/2009 às 15:35:42) IP: 189.19.212.70
Boa tarde! O pai do meu filho trabalha como autonomo ou seja, vigilante de lojas, em 03 lugares diferentes, possui uma vida razoavel com outra mulher,posso hoje meu filho esta c um ano e dois meses,e ele só registrou a criança,tenho direito a pensão mesmo assim.
115) Geninho (09/12/2009 às 16:42:07) IP: 201.67.26.16
gostaria de saber o seguinte eu tenho um mandado de prisao contra mim por nao ter pago pençao alimenticia durante 6 mese em 2005 e nao consigo pagar por estar muito alto quando trabalhava ganhava um salario bom e passava para os dois filhos 1,25 do que eu ganhava isso foi acertado perante a justiça como fiquei desempregado nao consegui pagar mais e estou com esse mandado de 2005 e nao arrumo emprego por isso p. arrumar emprego tem que tirar o nada consta ai fico preso isso me impede e minha vida
116) Só (10/12/2009 às 00:24:43) IP: 189.10.50.45
MEUS 03 FILHOS ACIMA DE 20 ANOS, SÃO MAIORES, FEZENDO FACUDADE E TRABALHAM GERAM OS SEUS SALARIOS. EX ESPOSA TRABALHA EM CASA COM ALIMENTOS GERA O SEU SALARIO,POSSO CORTAR A PENSÃO, A LEI AMPARA.
117) Talita (11/12/2009 às 17:01:34) IP: 189.126.23.55
preciso tirar minhas duvidas,sou casada com um homem que tem 1filho fora o casamento,e desde fevereiro deste ano,ele nao paga pensao,mas é porque ele esteve desempregado,e agora esta trabalhando,gostaria de saber se ha uma possibilidade dele negociar essa pensaõ que ja chegou um mandato do oficial.me ajude porfavor
118) Debora.thaise@hotmail.com (11/12/2009 às 21:04:11) IP: 189.92.146.115
ADRIANO, tô com problemas.. tenho que socorrer a alguém assim como você que entende tão bem desse assunto de Pesnão alimentícia, me ajude espero pelo seu contato!
119) Loira (11/12/2009 às 23:50:12) IP: 201.92.23.11
tenho uma filha de 10 anos,ou separada a 7 anos ;meu es marido paga 150 reais de penção,é muito pouco não da pra faser nada eu gostaria de saber se tem jeito de faser uma revisão de amentar um pouco pois minha filha tem varios problema de saúde e não dou conta de tudo sozinha,sem falar que o pai dela fica tirando o sarro que não paga mais pq ele não quer que a justiça esta do lado dele ele compra quem ele quer!!
oq devo faser???
((loiraalvest@gmail.com))
120) J Carlos (13/12/2009 às 12:50:51) IP: 187.1.8.91
Olá,
Tenho quatro filhos, uma com 20 anos estudando faculdade, outro com 11 anos, ambos pago pensão e mais dois menores com minha esposa que também não trabalha.
Qual é o percentual que devo pagar de pensão alimentícia para cada uma das crianças. Lembrando que os dois mais jovens moram comigo.
J Carlos
121) J Carlos (13/12/2009 às 12:51:38) IP: 187.1.8.91
Olá,
Tenho quatro filhos, uma com 20 anos estudando faculdade, outro com 11 anos, ambos pago pensão e mais dois menores com minha esposa que também não trabalha.
Qual é o percentual que devo pagar de pensão alimentícia para cada uma das crianças? Lembrando que os dois mais jovens moram comigo.
e-mail: jcm.ba@hotmail.com
J Carlos
122) Adria (14/12/2009 às 08:39:37) IP: 189.6.162.219
Ola meu esposo tem um filho de um relaciosamento antes de nos casar em agosto ele completou 18 anos e mais ano passado o mesmo se emancipou, gostaria de saber se meu esposo ainda e obrigado a pagar pensao alimenticia, pois temos mais em epocas de escolas e creches.
Aguardo um retorno. email adrianicaruccio@yahoo.com.br
123) Katia Almeida (14/12/2009 às 11:39:28) IP: 201.95.192.209
vou ter um flho fruto de um relacionamento extra conjugal;o pai do meu bEbê tem mais dois filhos com a esposa;e o salario dele e de R$1.450 reais gostaria de saber quantyo ele deve me pagar sendo que ele ja tem dois filhos?
124) Anonimo (16/12/2009 às 20:43:42) IP: 189.35.38.102
Tenho um filho de 5 anos e pago a pensão para mãe de R$ 520,00 mas só que o meu filho mora comigo...que direitos que ela tem o dinheiro que eu dei para ela não gastou com o menino nem remedios tudo sou eu qem pago...O que devo fazer???
125) Ana (20/12/2009 às 14:20:47) IP: 201.95.34.166
Me separei e tenho uma filha de um ano, meu ex marido trabalho como autonomo ele tem outro filho, paga $200.00 de pensão, mas descobri que o salario dele é em torno de $2.000.00 por mes fixo, não coloquei no juis fizemos um acordo verbal, mas gostaria de rever a pensão
126) Susu (20/12/2009 às 18:54:41) IP: 201.40.61.52
Envio mensalmente R$200,00 para minha neta de 3 anos, em nome de sua mãe, pelo banco. E ainda pago um plano de saúde para minha neta.Isso porque meu filho ganha pouco e ainda é estudante, embora ele já é de maior.Ele poderá ter problemas no futuro em relação a pensão alimentíci, caso a mãe ir a justiça?. E posso usar esse valor enviado a mãe dela em minha Declaração de renda? Se puder, como devo fazer?
127) Lila (20/12/2009 às 23:35:03) IP: 189.83.158.78
Meu pai tem 3 filhas , 2 com uma mulher { uma filha com 13 anos e a outra com 18 anos e está cursando a faculdade) e 1 com outra mulher { que tem 23 anos e está acabando a faculdade },a Renda Mensal dele é de 2.000 mil por mês , eu queria saber quanto ele tem que pagar para as filhas ?
128) Sirlaine (21/12/2009 às 08:27:44) IP: 201.79.203.131
gostaria de saber tenho um sobrinho de 7 anos que morou com a avo paterna 6 anos agora a avó devolveu a criança para a mãe.e quer pagar 60 reais de pensão so que o pai da criança trabalha na roça em lavouras e um trabalhador rural...não tem renda certa,trabalham por temporada ,ganham x ai depois so na proxima lavoura.e ele ja tem 2 filhos com outra esposa .qual a porcentagem que ele deve pagar?.como a mae deve agir nesse caso?
129) Welina (21/12/2009 às 10:09:50) IP: 201.14.63.18
tenho uma filha de 3 anos tem direito de 13 salario e o salario sobe ele nao sobe a pensao o ke fazer
130) Maria (21/12/2009 às 14:08:27) IP: 189.10.129.89
Tenho uma filha de 13 anos,que nunca pedi e nem recebi ajuda do pai dela, so que fiquei desempregada e preciso que ele me ajude a pagar o colegio dela,pedi o dinheiro ele prometeu e não cumprio, o que deve fazer procurar a justiça e pedir pensão, particurlamente não gostaria de chegar a este ponto, então como devo proceder??
131) Nelson (22/12/2009 às 10:12:40) IP: 189.26.132.93
Bom, Dia...Tenho um filho de 8 anos.ganho R$823,00 no bruto e uns R$700,00 no liquido. a empresa onde trabalho recebeu um intimação de que tem que descontar 30% do meu salario em folha. Gostaria de saber se é certo isto? e se oq é descontado é no liquido e no 13° tb é?
nelsonfloripa_@hotmail.com
132) Carminha_ana@yahoo.com.br (23/12/2009 às 11:23:16) IP: 201.58.68.55
recebo de pensão alimenticia 600,00 em dinheiro e mais 300,00 de cartão alimentação.não tem nada em juizo, somente de boca.
Eu imagino que o salário brutos dele seja 2500,00, porque não tenho conhecimento do seu contra-cheque.
A minha dúvida é o cartão alimenticia soma para pensão?
133) Ricardo (23/12/2009 às 20:56:28) IP: 189.18.65.199
tenho dois filhos, um mora comigo e outro com minha ex. ela apresentou somente a documentação do filho que mora com ela. hoje pago 17% dos meus vencimentos para o filho que mora com ela. sei que meu salário é maior que o dela então pergunto: o filho que mora comigo tem o mesmo direito do que mora com a mâe? Eu também posso dar entrada de um pedido de pensão para a criança que mora comigo.?
134) Alessandra (28/12/2009 às 20:11:06) IP: 189.65.225.221
meu marido nao sabia onde a ex morava com as crianças.Agora derrepente ela apareceu e disse que tinha colocado ele na justiça.Entao tem 4 messe que ele deposita a pensao.mas o processo e em alagoas e ele mora em sao paulo.Nao sabemos como esta o processo la, na cidade onde ela mora.O que ele deve fazer,pois ele esta pagando e nao sabe como anda o processo.Por favor nos ajude
135) Alessandra (28/12/2009 às 20:13:57) IP: 189.65.225.221
O que ele tem que fazer,ele nao tem coniçao de ir em alagoas.Mas ta mandando a pensao.que nem ele mesmo sabe quanto tem que mandar.Qual o procedimento.
136) Laene (01/01/2010 às 16:41:08) IP: 201.69.46.62
eu estou gravida de quase quatro meses e meu marido me abandonou a tres meses eu nao trabalho e estou passando por dificuldades finaceiras nao tenho nem como pagar meu aluguel e tb nao posso trabalhar por causa da gravides o que posso faser para que ele me ajude durando a minha gestaçao?
espero uma resposta obrigada.
137) Viviane Damiani (02/01/2010 às 23:01:01) IP: 189.87.195.131
Meu marido tem 3 filhos, e estamos esperando um bebe. Ele e autonomo e paga pensao direitinho. Se nos entramos na justiça sera estipulado por exemplo 20% para cada filho ou um valor para todos?
138) Thatiana (06/01/2010 às 10:42:53) IP: 187.4.123.183
Tenho dois filhos e o pai deles ganha um salario comercial de 635,00 qual a porcentagem estabelecida pelo juiz para pagar a pensao alimenticia a essas duas crianças?
139) Isabele (07/01/2010 às 12:52:04) IP: 201.66.123.155
BOM DIA MEU MARIDO TEM 2 FILHAS UMA COM CADA MULHER E TEMOS UM FILHO, UMA DE SUAS FILHAS ENTROU COM PEDIDO DE PENSÃO NO VALOR DE r$ 465,00 MAS NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE ARCAR COM ESSE VALOR UMA VEZ QUE TEMOS MAIS UMA FILHA QUE ELE PAGA 200,00 E AS DEPSESAS COM MEU FILHO NOS TRABALHAMOS JUNTOS NÃO SOMOS CASADOS NO PAPEL TEMOS UM PEQUENO ESCRITOTIO DE CONTABILIDADE SE TIRARMOS AS DESPESAS DO ESCRITORIO SOBRAM 2000,00 PARA NÓS DOIS NO FINAL DO MES O QUE FAZER QUAL O VALOR CORRETO PARA PAGAR A CADA FIL
140) O autor não se identificou (08/01/2010 às 21:19:21) IP: 189.80.113.173
Boa noite.

Estou me separando da minha esposa por decisão dela. Nós temos dois filhos menores de idade.
Quando fomos conversar sobre a pensão, acertamos um valor para as desps fxas e ela quer um valor a mais, além do ticket refeição e a despesa de farmácia. Só que com esse valor, não vai dar para eu me manter tendo que pagar as despesas de uma outra residência pra mim, fora as dívidas bancárias que adquirimos e que ela não está levando em conta. E, se ela for ao Juiz, vai receber bem menos
141) O autor não se identificou (08/01/2010 às 23:15:16) IP: 189.108.78.197
Oi eu tenho uma filha de 6 meses... não sou casada... no caso qual seria a porcentagem minima a ser descontada do salario do pai da minha filha? no caso de visita como funciona o esquema dele ver a filha?
142) George. Georgepalestragomes@bol.com.br (10/01/2010 às 20:30:25) IP: 189.120.98.251
Boa tarde! Tenho quatro filhos de quatro mulheres diferentes. Os primeiro e segundo sao frutos de relacionamentos sem casamentos, a terceira filha e fruto do meu primeiro casamento, e a quarta filha e fruto do meu casamento atual. Todos sao filhos registrados e apenas a minha filha caçula mora comigo e com a minha esposa que é a mãe dela. Diante do exposto, gostaria de saber qual é o percentual legal e obrigatório que devo pagar para cada um deles.
143) Ruanna (12/01/2010 às 11:29:41) IP: 201.51.111.113
Olá! tenho 19 anos e estou gravida de 8 meses, o pai do meu filho so me ajudou 3 meses durante a gestaçao, eu tenho feito o enxoval e trajetos para medicos, sozinha, sendo a minha gravides de risco, ele trabalha de carteira assinada e ganha 512 + comissao por mes, como devo agir?!?
144) Tatiana (12/01/2010 às 17:37:31) IP: 189.31.230.101
Boa tarde,tenho uma filha de 8 anos,o pai dela é advogado,atualmente ele paga a escola dela que custa 200,00 e deposita 150,00,há 8 anos atras fizemos um acordo na vara de familia de meio salario minimo,mas ele nao cumpre e diz que como ele é autonomo nao tem como comprovar renda, ele é advogado formado,tem OAB e tal mas sempre é a mesma discussão, como devo proceder,posso solicitar uma revisão de pensao,como funciona?demora muito?qual seria o calculo feito neste caso?Agradeço a ajuda
145) Luciane (12/01/2010 às 20:29:42) IP: 187.3.32.16
Vivia em união estável com meu companheiro e temos um filho de 1 ano e 9 meses. O mesmo abandonou o lar a + ou - 1 mês. Ele já está namorando com outra. Eu estou desempregada e moravamos de aluguel. Gostaria de saber se o mesmo tem o dever de continuar pagando o aluguel da casa em que morava pois eu e meu filho ainda estamos lá. E ele trabalha porén não é registrado, gostaria de saber como será calculado o valor dessa pensão. Quando ele deve pagar juntando o abandono de lar e a pensão?
146) Daiane (13/01/2010 às 09:54:41) IP: 200.198.202.150
Meu namorido (namorado/marido) é func. público, ele possui 2 empregos públicos, sendo que 1 é contrato temporário o que totaliza uma média de R$c 3.000,00 mensais, ele mora num pensionato. Além do filho de 5 meses que ele possui comigo ele te mais 2 de mulheres diferentes. A minha é dúvida é a seguinte o valor da pensão será calculada em cima do valor total recebido por ele? Outra coisa ele possui vários descontos com relação a emprestimos feitos para curtição!!!
obrigado
147) Flávia (13/01/2010 às 21:59:48) IP: 187.45.81.66
tenho uma filha de 6 meses e não vivo em uma condição estavél com o pai dela, ele trabalha pra o pai, nao tem salario fixo gostaria de saber como seria calculado a pensao dela?
148) Anonima (14/01/2010 às 10:44:36) IP: 189.26.205.69
QUERO QUE ME ESCLAREÇA.MEU MARIDO PAGA PENÇÃO DE 20% DO SALARIO DELE ,PARA UM GAROTO QUE EM AGOSTO CONPLETARÁ 18 ANOS .QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTO DE AGOSTO PARA FRENTE?
149) Oscar (14/01/2010 às 13:02:48) IP: 187.63.11.74
Muito obrigado, suas orientações esclareceram minhas dúvidas. Um grande abraço.
150) Larissa De Oliveira Lima (14/01/2010 às 19:52:03) IP: 200.242.138.250
Oi . Tenho uma filha de 11 meses e gostaria de saber quanto mais ou menos o pai dela que já tem dois filhos pequenos com outra deverá me pagar de pensão ? Ele não tem trabalho fixo. Trabalha como DJ. Entramos em acordo em agosto de 2009 e ele combinou de me passar 150 por mês e eu concordei , mas ele está atrasado 4 meses. Nunca mais pagou e então eu entrei na justiça e tô esperando o processo. Ele disse que não tem condições de me pagar 150 e então decidi entrar na justiça.
151) Larissa De Oliveira Lima (14/01/2010 às 19:55:49) IP: 200.242.138.250
Continuando , Ele nunca me ajudou quando estava grávida. Gostaria de saber se ele pode ser obrigado a me pagar a metade de tudo que gastei (enxoval,remédios,parto,exames etc.)? Eu serei resarcida???? me explique por favor ! E qual a média + ou - de quanto ele deverá me pagar já que ele não tem como provar renda, mas gasta tudo que tem com muages, cigarros , bebidas.. o que faço?
152) Regiane (15/01/2010 às 10:21:53) IP: 187.20.135.216
EU TENHO 2 FILHAS 3 E 4 ANOS E VOU ME SEPARAR DO MEU MARIDO ELE E EMPRESARIO A RENDA MINIMA E DE 10,000 QUANTOS EU DEVO RECEBER DE PENSAO
153) Viviane (15/01/2010 às 18:53:53) IP: 200.242.18.130
Achei muito interessante esse tipo de ajuda...Parabéns pela iniciativa!
154) Ninha (18/01/2010 às 09:02:16) IP: 200.219.67.205
meu ex marido me deve 10 meses de pensao queal o juros que devo calcular?
155) Jose (18/01/2010 às 10:37:53) IP: 189.50.131.158
pago pensão para um filho,e agora minha namorada ta esperando um filho ,mas não vou ficar com ela,como ficara a pensão?terei que dividir para os dois?15% para cada um ou 30%para os dois?
156) Sueli_almeida18@yahoo.com.br (18/01/2010 às 12:35:09) IP: 187.9.235.166
Tenho um filho de 2 anos e estou gravida de três meses, não sou casada com pai dos meus filhos e estou me separando dele, ele estar desempregado e vive de bicos, em relação a pensão aos meus filhos, o que devo fazer referente a isso? e a mãe paterna dele, quer fazer um exame de Dna para saber se meus filhos são realmente neto dela e não tenho condições de pagar um advogado e o exame, e quero reclamar dela por difamação e calúnia. Por favor, me ajuda, estou perdida não sei o que fazer... Atencios
157) Sueli_almeida18@yahoo.com.br (18/01/2010 às 12:35:25) IP: 187.9.235.166
Tenho um filho de 2 anos e estou gravida de três meses, não sou casada com pai dos meus filhos e estou me separando dele, ele estar desempregado e vive de bicos, em relação a pensão aos meus filhos, o que devo fazer referente a isso? e a mãe paterna dele, quer fazer um exame de Dna para saber se meus filhos são realmente neto dela e não tenho condições de pagar um advogado e o exame, e quero reclamar dela por difamação e calúnia. Por favor, me ajuda, estou perdida não sei o que fazer... Atencios
158) Michelle (18/01/2010 às 15:12:40) IP: 200.161.63.73
então gostaria de saber quando um dos filhos moram com os pais quanto será a pensão do filho que qu não mora!desde ja agradeço e aguardo resposta
159) Vanuza (19/01/2010 às 15:36:28) IP: 189.44.200.201
Tenho um filho de 1 ano com meu ex namorado, gostaria de saber a porcentagem em cima do salario, pois ele tem um emprestimo grande descontado da folha de pagamento dele, ai como fica a conta,é feita em cima do que ganha sem o desconto ou com o desconto.
160) Paulo (19/01/2010 às 22:35:54) IP: 189.96.63.225
o pai pode ficar com o filho mesmo a mãe não querendo?
161) O autor não se identificou (20/01/2010 às 00:18:12) IP: 187.15.47.2
Tenho um filho,no qual nunca entrei na justiça+agora acho que ele(pai)vai dar a entrada pedindo a visitação.Nesse caso geralmente o valor proporcionalda pensão é a mesma?
162) Michel (20/01/2010 às 10:18:25) IP: 200.168.151.235
ola, tenho 1 filho com a primeira mulher e pago pensão e plano de saúde e material escolar rigorosamente em dia, e agora ela quer trabalhar fora e colocalo em escola particular, e não tenho condições de pagar, pois tenho mais 2 filhos com minha esposa que estudam em escola do gorverno. sou autonomo, que devo fazer ???
163) Anônimo (20/01/2010 às 15:44:47) IP: 200.171.226.56
Tenho uma filha de 8 anos e apenas a partir dos 4 anos dela q o pai passou a pagar pensão. Esta, é num valor estipulado por ele, sem ter dia certo para vir, além de muitas vezes não ser paga todo mês. Gostaria de saber como acionar a justiça já q ele mora na Inglaterra.
164) Vanessa (20/01/2010 às 18:12:28) IP: 187.24.158.59
ola tenho 2 filhos uma de 13 anos e um de sete anos q e deficiente mental...n estou separanda judicialmente mas meu marido ja tem outra familia ele ganha 4300reais e tem uma outra filha com a atual mulher...preciso saber qto ele deve pagar de pençao p os meus filhos...me ajude por favor
165) Maria (23/01/2010 às 17:56:27) IP: 189.118.109.33
eu tenho 15 anos e meu pai,nunca me resisitou e nem me deu nada nem para mim nem para minha irmã de 9 anos o q eu faço?


Agradeço desde ja.
166) Luciane- Porto Alegre/rs (24/01/2010 às 13:41:46) IP: 201.66.161.118
onde devo ir para entrar com pedido de pensão alimenticia? não tenho condições de pagar adv.
qual o tempo entre o pedido e o primeiro pgto?
obrigada
167) Marã (25/01/2010 às 18:38:05) IP: 187.1.111.2
Olá Adriano Ryba, tenho algumas dúvidas. Meu marido tem uma renda fixa de 2.200 liquido, e possui uma filha do antigo casamento. Atualmente paga 600 reais de pensão, e esse valor tem de certa maneira comprometido nosso bem estar, porque moramos de aluguel e temos outras pendencias. Qual o valor adequado? Eu não trabalho, sou dependente dele. Obrigada,
168) Barbara (26/01/2010 às 12:49:14) IP: 201.58.212.53
Olá gostaria de saber como agir,eu e o pai da minha filha que tem 1 ano e 11 meses,temos dois anos que ñ temos mais nehum tipo de relação,ele me deu uma ajuda antes de minha filha nascer,com um enxoval,depois disso ele disse que só iria me ajudar se voltasse pra ele,como isso já era impossivel pois ele tinha transformado minha vida em um inferno,ñ aceitei,então até hj venho trabalhando ao máximo para criar minha filha,várias x quiz leválo na justiça,só que ele sempre me ameaçou...
169) Barbara 2 Parte (26/01/2010 às 12:54:23) IP: 201.58.212.53
Ele sempre me disse que se eu pensasse em leválo na justiça que ele nao tinha nada á perder,e me mataria,pois já havia comprado uma arma,ele chegou á me pegar pelo pescoço no portão da minha casa,me disse tbm que eu nao podia nunca arrumar outra pessoa na minha vida,se ñ ele acabria com minha vida,sempre vem aqui no meu portão fazer escandálos,sem contar a mãe dele que sempre bebe e vem aqui tbm,diz que a filha nao é dele,quando eu estava gravida ela veio aqui com um xuxo de furar coco verde...
170) Barbara Parte3 (26/01/2010 às 13:01:52) IP: 201.58.212.53
Nossa como eu já sofri e sofro,de uns tempos pra cá que ele se interesou em levar minha filha pra casa dele,nunca proibi porém sempre impus algumas coisas,1 que ele me ajudasse,2 que quando ele pegasse ela que ele viesse sóbrio pois ele é usuário de drogas,3as poucas x que pegou ela levou no colo dele no banco do motorista,3 que ele ñ se descuidasse dela por nenhum momento pois me preocupo muito com as ameaças que a mae dele já fez á minha filha...
171) Barbara Parte4 (26/01/2010 às 13:07:09) IP: 201.58.212.53
Fiquei sem entender a atitude dele,mas ele foi no juizado de conciliação e me trouxe uma carta que está escrito para mim comparecer para que podemos entrar em um acordo em relação á visitas,devido á essa atitude dele percebi que nao devo mas ter medo por isso vou hj em uma delegacia das mulheres dar uma queixa dele,devido as ameaças,e se ele quer os direitos dele eu tbm quero os meus ou ele está se esqueçendo desse detalhe,vou entrar com pedido de pensão,fiquei sabendo que...
172) Barbara Parte5 (26/01/2010 às 13:12:38) IP: 201.58.212.53
Antes de me levar ao juizado de conciliação ele saiu do seu serviço que era fichado,que provavelmente ele teria passado o carro dele pro nome de outra pessoa,e detalhe no dia que ele trouxe a carta do juizado pra mim ele entregou nas mãos de minha irmã que estranhou ele pediu pra levar a menina,entregou á ela uma quantia de 100 reais coisa que todos ficaram absmados pois sempre que eu deixei ele levar a menina,ele trazia um pacote de fraldas,minha irmã acha que ele...
173) Barbara Parte6 (26/01/2010 às 13:18:00) IP: 201.58.212.53
Bom ela acha que ele deve ter feito alguma gravação pois depois que ele já estava com a menina no colo pra levala ele disse em voz alta e pausadamente "Eu trouxe o dinheiro da pensão da (disse o nome da minha filha)"Além de nao vim aqui no portão da minha casa sozinho,só vem acompanhado de pessoas mal encaradas,desculpe o desabafo pois estou sem rumo,pq agora só me falta ele que nunca me ajudou com nada,tirar algum proveito da situação,pois amo muito minha filha quero o melhor pra ela...
174) Barbara Parte 7 (26/01/2010 às 13:23:18) IP: 201.58.212.53
Só de pensar que essa atitude minha de levar ele na justiça ,vai dar ele a chance de levar minha filha para passar finais de semana inteiros com ele meu coração parte,de saber que ela estará na presença da mãe dele por exemplo,até que ele eu acredito que não fará mal á ela,mas a mãe dele eu ñ confio msm,se eu pudesse eu abria mão de pensão mas queria que ele nao pudesse levala para passar todo final de semana,um dia eu até aceitaria,ele levaria de manhã e a noite ele traria ela pra mim...
175) Barbara Parte 8 (26/01/2010 às 13:27:49) IP: 201.58.212.53
Eu sei que se Deus que livre que guarde minha filha,mas que se alguma coisa acontecer á ela não vai ficar impune isso é o que todos me falam ,mas meu coração de mãe sofri muito pois eu não gostaria dareesa chance pra eles nao,pois tenho certeza que eles estão fazendo isso só pra me enfrentar,pois eles nunca mostraram interesse em relação á menina,gostaria muito de uma ajuda,uma orientação,desde já muito grata vou deixar meu email para que possam me ajudar...lylyengrassadinha@hotmail.com
176) Gabriela (26/01/2010 às 17:09:40) IP: 189.93.149.251
Minha filha já tem 2 meses e o pai se recusa a fazer o exame de dna. Só que ele vai embora em abril pois ele é jogador de futebol e tá aqui emprestado pelo time do Vitória. Ele ganha 14 mil e disse que não vai dár um centavo e mandou entrar na justiça que assim ele ganha tempo de sumir. O que eu faço agora? Qual o procedimento mais rápido e eficiente para tomar?
Desde já agradeço.
Meu email: gabibia17@hotmail.com
177) Bruno Almeida (27/01/2010 às 09:33:16) IP: 189.104.177.204
Tenho 5(cinco)filhos, de maes diferentes, distribuidos da seguinte forma: 3 (tres), 1 (um) e 1 (um);
gostaria de saber qual o percentual de pensão alimenticia para cada um dos filhos, desde já agradeço pela atenção.

Meu e-mail: brunno2270@hotmail.com
178) Lúcia Maria (27/01/2010 às 17:49:39) IP: 200.255.122.30
O Pai dos meus dois filhos omitiu seu novo vínculo empregatício onde teve uma melhora em seus rendimentos e não repassou para o valor da pensão. Ele faz horas extras sistematicamente e tem seus rendimentos triplicados mensalmente. Ele tem moradia própria, não possui condominio a pagar além de não possuir outros filhos. Quero cobrar na justiça os atrasados e pedir para rever o valor da pensão que hoje equivale a cerca de 10% de seus rendimentos, considerando suas horas extras, que são constantes.
179) Lúcia Maria (27/01/2010 às 17:52:23) IP: 200.255.122.30
Desculpe, não repassei meu e-mail
lmsilv@embratel.com.br

Agradeço a atenção, desde já !!
180) Manoel Umbuzeiro (27/01/2010 às 19:09:27) IP: 200.164.100.32
Olá, tenho 2 filhos (10 e 6 anos)com minha ex-companheira, há 2 anos estou casado, morando d aluguel e dividindo despesas com minha esposa, minha carteira assinada é no valor de 1 salário, mas minha esposa tem renda fixa de 2.500,00. A mãe dos meus filhos só ha 1 mês atras, permitiu q eu os visse, e todo santo mês entrego a ela 300. Este mês por causa do incio de ano escolar fez um escandalo na minha porta, por + dinheiro. Devo tbm pagar pensão à ela? Como devo proceder? jhacome@oi.com.br
181) Mariana (27/01/2010 às 19:30:04) IP: 189.111.21.40
Há algum tempo, venho sofrendo com o descaso de meu Ex-marido. Juntamente com o divórcio, foi negociado (na justiça) a pensão alimentícia de minha filha, o valor combinado, inicialmente fora de R$150,00, e combinamos que este valor seria elevado com o tempo. Mas já se passaram, aprox., 6 anos e esta pensão foi elevada pra R$160,00, isto é, R$10,00 de aumento.
Além disso, o descaso é ainda maior, pois deposita quando quer, chegando a ficar até 3 meses sem depositar e quando deposita, é sempre pela metade.
Bom, sei que o mesmo dispõe de bens, até mesmo de uma vida financeira estável, pois programa festas e viagens. O mencionado indivíduo encontra-se casado e com uma filha, pois as mesmas apresentam condições superiores à minha filha.
Após o meu relato, gostaria de uma orientação, pois quero acertar as datas de depósitos e também solicitar aumento da pensão.
Quais são as minhas chances de obter êxito neste processo que iniciarei o quanto antes? Quais são as medidas urgentes a serem tomadas quanto ao atraso em 3 meses das pensões?
Desde já, agradeço a sua atenção.
Michele
182) Cri (27/01/2010 às 19:31:19) IP: 201.95.157.138
GOstei bastante esclarecedor
183) Walace Gonçalves Riva Da Silva (29/01/2010 às 14:54:47) IP: 201.53.18.179
meu email walacegato123@hotmail.com meu pai ele recebe 690 reais e descontado 15% mais ele tambem recebe mais 1000 reais por fora da carteira assinada se valor tem que entra junto e somado da um valor de 1690. ai tirar os 15% de 1690 ou so o valor da carteira assinada me tira essa duvida...??? espera a resposta
184) Anonimo (29/01/2010 às 18:50:35) IP: 187.2.57.57
gostaria de saber pq para fazer a investigação de paternidade esta deorando mais de 2 anos e ate agora to sem a pensão alimenticia e sem nenhuma ajuda de custo p nenhum fins sendo q meu filho tem 3 anos e esta precisando d total apoio...?????
185) Anonimo (29/01/2010 às 18:50:56) IP: 187.2.57.57
gostaria de saber pq para fazer a investigação de paternidade esta deorando mais de 2 anos e ate agora to sem a pensão alimenticia e sem nenhuma ajuda de custo p nenhum fins sendo q meu filho tem 3 anos e esta precisando d total apoio...?????
186) Pitbull.......(29/01/10 (29/01/2010 às 21:31:43) IP: 201.1.141.194
Gostaria de saber.se minha companheira tem direito a pensao,vivemos 27 anos juntos,nao temos filhos,ela tem paralisia infantil recebe uma pensao do Pai que e falecido de um salario minimo.eu dei uma casa e um terreno pra ela estou estou encostado por perca de um dedo e esmagamento de outro perdi metade da força da.mao direita ganho 708,00 reais,me tira essa duvida meu msn PitBull.sp.sbo@hotmail.com
187) K (01/02/2010 às 20:20:59) IP: 189.106.35.54
Vou me separar judicialmente e meu ex ganha R$900,00 e nao tem despesa nenhuma pois mora com a mae e nao paga nada,temos 1 filho de 3 anos e eu tenho um filho antes do casamento q eu crio sozinha.Quanto devo pedir de pensao para pagar a educacao,saude,esporte e remedios? Afinal sou sozinha e crio os 2.
188) Camilla Rocha (02/02/2010 às 17:45:50) IP: 201.9.62.134
A pensão alimentícia é calculada em cima do salário base ou do bruto?
189) Urgente (05/02/2010 às 10:53:04) IP: 189.26.28.61
Ola tenho uma filha que tive ante de me casar, apos me casar com outra mulher tive outro filho, quero me oferecer a pagar a pensao, gostaria de saber como devo proceder, para pagar certinho pelo juiz, estou me separando e provavelmente terei que pagar pensao aos dois filhos de mulheres diferentes
190) Eu (06/02/2010 às 01:26:34) IP: 187.13.87.216
Meu compaheiro vivi com ele
á 9 anos tenho um a filha com ele de 7 anos,ele ganha 690 reais .Tenho 48 anos gostaria de saber se tenho direito a pensão e qto minha filha tem direito?
191) Jf Tocantins (06/02/2010 às 16:15:52) IP: 187.7.237.130
sou funcionario publico,pago pensao pra duas filhas,uma veio morar comigo agora aos 15 anos,pago valor´´x´´,como fica agora a p.a.?eu cuido de uma e a mae cuida da outro?sendo que a mae tambem e funcionaria publica
192) Sidcley Cacio (06/02/2010 às 20:00:29) IP: 189.90.208.101
eu pago uma pensão de 30% para uma filha ,i tenho mais outra filha i a mãe dela quer q eu der pensão tambem o q faço,entro com uma ação pra reduzir a penssão da outra por q si uma tem direito a outra tambem tem,eu sou desempregado i não tenho condições de paga 30% a cada uma filha mim ajudem !!

meu i_mai é sidcley_cacio@hootmail.com
193) Sidcley Cacio (06/02/2010 às 20:06:29) IP: 189.90.208.101
OBS:30% do salario minimo
194) José Carlos (07/02/2010 às 00:17:37) IP: 201.68.103.216
Tenho uma filha de 13 anos a qual sempre paguei pensão alimentícia,nunca determinado por justiça,pagava 1 salário mínimo,após mudança de emprego tive que reajustar esse valor de acordo com meu atual salário,estou pagando hoje a quantia de 100 reais,como não tenho condições minha mãe arca com despesas de escola,material escolar,uniforme,convênio médico e remédio.Caso a mãe da criança me acione a justiça será levada em conta os benefícios q minha mãe provém(tenho+2filhos do atual casamento)
Grato
195) Anonimo (07/02/2010 às 10:59:47) IP: 189.82.133.57
oi!gostaria que vc tirasse uma duvida,estou me separando do meu marido mas ele so quer paga R$200,00 de pensão para duas filhas uma de 11anos e outra de 10 meses ele dis para da mas, que corta o plano de saude delas, o salario dele e de R$1068,00 e justo esse valor eu não trabalho.são 16 anos de casamento e ele não quer sai da casa temos apelas uma casa gostaria de saber se o plano de saude enfruência no valor da pesão.
OBRIGADA!
196) Handressa Amaral Da Silva (08/02/2010 às 21:18:47) IP: 189.110.36.243
Boa Noite !


Gostaria de saber se tenho direto de receber minha pensão , porque meu pai me expulsou para fora de casa. Aconteceu assim meus irmãos estavam dormindo na casa dele passando férias porque eles não moram aqu em São Paulo dai fui passar uns dias dormindo na csa do meu namorado , dai quando fui conversar com meu pai ele -me agrediu verbalmente , e fisicamente me expulsando de casa dizendo que eu era puta e vagabunda mas não sou isso e tenho minhas provas , mas direto ao assunto quero saber se tenho direito de receber minha pensão não morando mais com ele e não casada no catório ainda pois eu tenho esse direito .
Pois eu ainda tenho direito de receber está pensão tenho 19 anos de idade posso receber minha pensão até meus 21 anos quero saber tenho este direito.


Obrigada !!!
197) Fabiana (10/02/2010 às 12:07:51) IP: 189.19.249.60
Ola..Muito bom dia.

Gostaria de saber se pode me ajudar com uma duvida..
Meu marido tem uma filha de 18 anos. A situação é a seguinte.
Ela começou a faculdade agora, e o valor da pensão era de R$ 450,00.
Ele ficou desempregado e ficou devendo 4 prestações.

Entramos na justiça para pedirmos redução dos custos, mas de nada adiantou...chegou no dia da audiência, ele com medo de ser preso pr causa das quatro atrasadas concordou com tudo que o advogado dela disse, e agora tem que pagar um salário mínimo ( R$ 510,00). Isto está certo? Mesmo ele ganhando R$1.500,00????Pagou absurdos de pensão até agora, e a mão nunca investiu na menina. Agora que a bancada vai acabar ela inventou uma faculdade só para estorquir e ele bobo, não falou nada..concordou e agora não sabe da onde tirar o dinheiro já que as dividas estão a mil por hora...O que devemos fazer???Pode me ajudar??

Cidade: Santos/S.P.
198) Manneé (10/02/2010 às 15:48:44) IP: 187.32.223.45
aqui tive relação sexual com uma mulher, com preservativo, que acredito naõ ter estourado.e agora ela ganhou criança, e disse que é meu filho. como é procedimento p ela pedir a pensão e Dna? quanto sera o valor? ja que ganho r$ 1.800(mil e oitocentos reais) brutos, com desconto chega a R$1.500, e sou funcionario publico.

desde ja obrigado.
199) Paula O. Pinheiro (10/02/2010 às 17:53:41) IP: 187.59.156.114
Olá, gostaria que alguém me ajuda-se tenho um casal de gêmeos de 12 anos de um relacionamento. Nunca foi registrado no nome do pai. Quando minhas crianças tião cerca de 3 anos ele foi morar na Espanha e atualmente ele é casado e tem mais 2 meninos. Mas ele pavagava a pensão, sempre a base de briga mas pagava. A +/- um ano e maio ele não manda nada e nem dá satisfação. Gostaria de saber o q pode ser feito, tenho endereço e telefone dele.
200) Lua Com Dúvidas. (10/02/2010 às 20:18:23) IP: 187.67.206.17
Tenho dois filhos do mesmo casamento, vivi com o pai deles 14 anos e quando engravidei do segundo ele pediu a sepração estava na casa de minha mãe para que ela me ajudasse, com as crianças ele nunca me deixou trabalhar fora e hj tenho 43 anos, doente não estou conseguindo trabalhar fora. Ele é func. Federal paga a pensão no desconto em folha depois que coloquei na justiça, queria saber se com todos os documentos que tenho s consigo colocar esta pensão pra mim depois dos meus filhos maiores? grat
201) Paulo Cesar. (11/02/2010 às 08:25:58) IP: 200.255.189.130
Bom dia.
Tenho um filho do 1º casamento e pago 25% de pensão + 50% de colegio + 50% de material escolar e pago R$ 78,00 de plano de saude para ele. E tenho 2 filhos do 2º casamento, a minha mulher está pedindo separação. Meu ganho mensal é de R$ 1.980,00 mês com os descontos meu liquido é R$ 900,00. O que terei que pagar para eles e quais serão os meus direitos?

paulo.cesar@jsaduaneiros.com.br
202) Raysion (12/02/2010 às 10:00:15) IP: 187.6.125.38
O 1º filho em outro casamento tem o direito de 30% do salário por ser primogenito.
203) Erica (13/02/2010 às 20:56:20) IP: 189.46.167.202
Sou casada com um rapaz que tem uma filha do primeiro casamento e a renda bruta dele e de +- 1.100,00 gostaria de saber qual seria a porcentagem minima para ele pagar de pensão ja que agora nos temos um filho de 03 anos e pagamos aluguel no valor de R$ 450,00 e eu não trabalho?
e agora a ex ainda esta pedindo a revisão pis assim que eu engravidei meu marido passou a depositar um valor bem abaixo R$ de 150,00 a R$ 200,00

obrigada
204) Nereide (14/02/2010 às 16:58:07) IP: 201.71.138.141
Gostaria de saber se durante as ferias passas com o pai ele tem o direito de descontar da pensão os dias em k ficou com o filho?meu email: nereide_cv@hotmail.com
205) Deby (15/02/2010 às 18:34:24) IP: 189.17.182.10
Tenho uma filha de 8 anos o pai dela tem um filho de 16 anos e já está casado com uma outra e tem uma filha de 2 anos. Ele e funcionario concursado de uma prefeitura e cargo de confiança em outra prefeitura .Gostaria de saber quantos porcentos minha filha tem direito no salario dele? Ele paga a escola e o plano de saude somente. No momento estou desempregada e estou vivendo na casa da minha mãe, gostaria de saber se ela tem direito a mais alguma coisa?
206) Guilherme Mendes Marizasantoos@bol.com.br (16/02/2010 às 11:02:04) IP: 201.88.66.203
Tive 4 filhos com a minha namorada e agora não estou mas com ela e foi decretado que tenho que pagar 60% do salário mínimo para eles sendo que eu não recebo nenhum salário, vivo de bicos e ja tenho outra famíla e outros gastos. Gostaria que me orientasse.
desde de ja agradeço.
207) Tiago (17/02/2010 às 11:18:32) IP: 189.63.64.180
Tive um filho com minha namorada e moramos juntos durante 10 meses, hoje meu filho tem 2 anos, pago rigorosamente a pensão estipulada pela justiça 75% do salário mínimo e mais um plano de saúde. Sou autônomo e fico 4 meses no ano sem ganhar nada, moro com minha mãe.Ela pediu R$ 1500,00 por mês, o que é uma loucura. O que o Juíz deverá determinar nessa situação..
Abraços...

208) Isis (17/02/2010 às 16:47:45) IP: 187.23.243.193
sou filha de juiz e recebo12% do salário do meu pai, ele me diz que não preciso mais que isso, o que devo fazer, tenho 16 anos
209) Almeida (17/02/2010 às 17:30:27) IP: 201.24.232.74
OLÁ,
ESTOU GRAVIDA POREM NAO ESTOU MAIS
COM O PAI DO MEU FILHO.
ELE POR SUA VEZ JA TEM MAIS DUAS FILHAS TODAS
DE MAES DIFERENTES.QUAL A PORCENTAGEM DE PENSAO
EU TENDO O FILHO MAIS NOVO TENHO DIREITO?
OBS*A PRIMEIRA FILHA TEM 14 ANOS, A SEGUNDA TEM 4 ANOS
E O MEU DAQUI A ALGUNS MESES NASCE!
210) Adolfo (18/02/2010 às 13:40:47) IP: 187.69.27.148
Eu montei um alojamento tipo república tem 9 qtos com ajuda da minha mulher para morarmos cada qual em seu qto (ñ cabe duas pessoas em um qto)e nos dois outros trazer meu filho que tinha quatro anos na época, ele vai fazer doze anos em maio próx. A mãe do meu filho veio junto Eu não tinha dinheiro foi uma forma para reunimos a família. Como ela não ajudava na faxina que era uma vez em 15 dias pedi que ela saísse as despesa ñ paga as contas. e ela ganha R$2.200 ao mês. Eu ñ tenho nada nem renda.
211) Mãe (18/02/2010 às 14:06:42) IP: 200.216.14.196
Ola, tenho 1 filho de 6 anos, com um autônomo (Marceneiro. Ele não paga pensão regular, simplismente me ajudava com a metade da mensalidade da creche (R$260,00). Os gastos com plano de saúde, plano dentário, alimentação, vestuário, medicação, moradia e outros sou eu quem assumo. Este ano coloquei o meu filho no colégio particular em um período e Ele não quer me ajudar com os gastos. Ele não paga aluguel e tem um bom carro. Será que consigo esta assistencia na justiça?
212) Djordana 1 (19/02/2010 às 03:20:28) IP: 189.58.48.46
ola...tenho um casal de filhos, uma menina de 5 e um menino de 4 anos,ate uns meses atras o pai deles pagava a pensao deles, nao era o suficiente mas ajudava, tinhamos feito um acordo verbal apos o termino do relacionamento... de uns tempos pra ca alega estar numa pior,que tem mais outros 3 filhos pra pagar pensao... e nao pagou mais... eu entrando na justica como sera estipulado o valor dessas pensoes, ja que ele alegara ter outros 3 filhos menores? ele e advogado...continuando...
213) Djordana 2 (19/02/2010 às 03:40:26) IP: 189.58.48.46
ele tem fazenda,gado,compra e vende madeira, tem casa e escritorio proprios, e advogado da camara municipal, foi eleito por varios anos o melhor advogado de sua cidade...mas tem um porem seus bens estao no nome de sua mae, ele declara imposto de renda mediante seu salario como funcionario da camara...e analisado o numero de despachos que ele faz mensalmente???? como sera tudo isso analisado???? me de uma resposta...conto com voce...obrigada....
meu email djordanacecilia@hotmail.com
214) Pica Pau (19/02/2010 às 20:50:42) IP: 187.73.15.103
sou casado tenho uma filha de um ano e meio ,quanto devo pagar a minha filha do primeiro casamento
215) Mamae Feliz (20/02/2010 às 20:35:00) IP: 187.62.50.195
eu acho que quando se trata de criança ela tem seu valor por isso concordo que pais separados o pai e obrigatoriamente dar uma pensao equivalente a 30 por cento se for um filho no caso que seja mas 15 por cento de cada filho eu e meu marido somos separados e esse a quaneia que eu e ele concordamos brigada
216) Elaine Da Silva (21/02/2010 às 19:44:48) IP: 189.52.220.6
moro junto a 6anos estou me separando do meu esposo ele ganha 900.00reais mas com desconto do ns cai para uns 840.00 quantos mais ou menos eu receberia ja que tenho 2 filha com ele 1tem 6anos e a outra de 4anos e as dividas com quem fica por favor me de esta informaçao mande a resposta para meu msn que; elaysil2010@hot mail.com
217) Deisy (22/02/2010 às 10:11:54) IP: 187.85.153.100
ola!! meu marido ganha 2,500. ele tem uma filha do primeiro casamento com 16 anos ,e comigo ele tem uma filha de 4 anos , paga 30% do seu salario para primeira filha ,gostaria de saber se é justo ele parar tanto ja tendo outra familia com uma crinça q tem problemas de saude,q sempre tem q estar fazendo tratamento..por favor me ajude ..
218) Mariana (22/02/2010 às 11:21:28) IP: 201.19.72.251
Eu acho que muitas mães aproveitam do pai de seu(s) filho(s) para pedir e cobrar mais do que o justo, dizendo que não tem condições de arcar com algumas dispesas do filho, mas na verdade nem procura um emprego para poder dar algo ao filho. Muitas delas querem mesmo é moleza!!!
219) Lilian (16/03/2010 às 02:41:45) IP: 187.89.90.64
Bonito mesmo são as mulheres que saíram com homens casados e engravidaram. Mais bonito ainda, as que saíram com pobres e agora querem que eles ajudem de maneira satisfatória com a criação dos filhos.
Para mim isso é fruto da ignorância de um povo que não pensa nas consequências dos seus atos.
E não venham me dizer que a responsabiolidade da gravidez é dos dois. A mulher tem total controle sobre a natalidade e os homens são uns trouxas.
220) Aline (23/04/2010 às 23:00:56) IP: 187.13.141.9
Vc dizendo seria falando de tds e isso naum é verdade , poi esses homens sabe que umas dessas mulheres amaram de verdade
221) Liliane (21/05/2010 às 20:25:06) IP: 189.13.221.174
BEM ACHO O SEGUINTE SE UMA MULHER SE ENTREGA POR UM HOMEM SEJA POR DESEJO,OU POR PRAZER SEJA PELO QUE FOR ACHO QUE CABE OS DOIS SE CUIDAREM NÃO SO P/ SE PREVENIR D UMA GRAVIDEZ INDESEJAVEL MAS TBM SE PREVENIR CONTRA VARIOS TIPOS DE DOENÇA ,É DIREITO DO PAI AJUDAR A MÃE A CRIAR O FILHO INDEPENDENTEMENTE SE ESTÃO JUNTOS OU SEPARADOS POIS A VIDA DO HOMEM CONTINUA E DA MULHER NÃO PARA COMPLETAMENTE É A MÃE QUE DA O LEITE MATERNO,O BANHO ,TROCA A FRAUDA ,LEVA AO MEDICO E ETC ,É A MÃE PRA TD ....
222) Lilian (31/05/2010 às 11:15:14) IP: 201.8.221.112
deveria ser mas facil para as mãe que o pai ñ querem registra o seus filho deveria tbm ser mas rapido
223) Karina (26/06/2010 às 19:57:31) IP: 200.140.5.64
achei o texto muito interessante. pois o filho deve receber pensão proporcionalmente ao que o pai recebe de salário, pois deve se presumir que se o pai tem excelente condição financeira o filho deve ter o mesmo direito de desfrutar desta condição
224) Karina (12/07/2010 às 16:24:43) IP: 187.45.5.61
O pai mesmo pagando pensão é obrigatorio registrar a criança em seu nome apos a confirmação do exame,
225) Pietra (16/07/2010 às 23:12:32) IP: 201.16.244.14
NA VERDADE A CULPA É DE AMBOS,MAS ME ADMIRA ESSAS MULHERES ENGRAVIDAREM E DEPOIS EXPOR SUA PROLE PARA EXAME DE DNA, E DEPOIS FICAR LAMENTANDO VALOR BAIXO DE PENSÃO...SÃO UMAS TONTAS ISSO SIM,ACABA SEMPRE SOBRANDO PRA ELAS CUIDADOS,DOENÇAS E O PAI VIVE SE ESCONDENDO ATRAS DE SUAS ESPOSAS,ESCONDENDO BENS, PASSANDO BENS PARA TERCEIROS ENFIM,CLARO Q NÃO SÃO TODOS OS CASOS,MAS ENFIM,A PILULA ESTA AÍ E DE GRAÇA NOS HOSPITAIS,E QTO AS DST AÍ É PROBLEMA DE CADA UM,MAS POR UMA CRIANÇA NO MUNDO...
226) Pietra (16/07/2010 às 23:17:35) IP: 201.16.244.14
ACHO UMA GRANDE IRRESPONSABILIDADE OU FALTA DE NOÇÃO DESSAS MULHERES SAIREM FAZENDO FILHO POR FAZER,,,E CLARO OS TROUXAS DOS HOMENS ACREDITAREM EM CERTAS MULHERES,CAEM NO GOLPE IGUAL UNS PATO,DEPOIS FICAM LOUCOS DE RAIVA .... MULHERADA ACORDAM PRA VIDA...OS HOMENS VÃO PRO BOTECO SE DIVERTIR E GASTAR E VCS EM CASA CUIDANDO DE CRIANÇA E MENDIGANDO PENSÃO SEM DINHEIRO ATE PRA FRALDA.
227) Selma (29/07/2010 às 17:27:57) IP: 189.2.22.74
Eu acho que as pessoas estão se amando cada vez menos, e sempre esquece que Deus sempre tem que esta em primeiro lugar em nossas vidas, por que ele e o nosso primeiro advogado, depois vem pessoas como vc para poder nós orientar melhor.
228) Luciana (29/08/2010 às 12:01:54) IP: 189.74.118.109
gostei muito espero resolver meu assuntos júdiciais atraves desse sat
229) Bruna (30/08/2010 às 21:04:34) IP: 189.17.142.51
Muito se ouve sobre o trabalho que a mãe tem para cuidar e criar sozinha o filho e tal...Na verdade, eu fico muito triste por tirar meu filho de perto do pai por causa da separação.Quem perde mais na separação é quem fica longe dos filhos e não quem paga pensão.
230) Jose (14/09/2010 às 20:28:51) IP: 187.40.230.45
eu sou pai de trez meninas meu casamento e uma merda, e quaque hora eu pico a mula.mas eu tenho convicção que não tenho coragem de ve minhas filhas passar fome.agora eu pago a penção mas tambem quero saber de tudo que e comprado pra elas. ou si taõ atirando com pouvora aleia sem fazer pontaria. porque tem casos assim e elas não soar pra ganhar.
tem uamas que engravida so pra pegar pensão e entregam os filhos na mão dos avos e vão gasta a pensão na farra.
231) Jose (14/09/2010 às 20:46:41) IP: 187.40.230.45
liliane cada caso e um caso,nem todo pai e desplicente com os filho tem pai que tambem cuida muito melho dos filhos que a mãe.
232) Francisco (22/09/2010 às 10:28:38) IP: 91.193.45.6
Muito útil, de suma importância para as pessoas que não tem tempo para buscar informações nas fontes de direito, e que derepente são pegos de surpresa com a ganância de pessoas que esquecem até mesmo dos filhos só pensão em valores.
233) Ademir (16/10/2010 às 20:16:47) IP: 187.112.17.45
É importante observar alguns aspectos. Se a pensão cobrada pela mãe é feita sob litigio quando o cobrado vinha cumprindo com obrigações amigavelmente, a filha pode "perder" o pai. Por outro lado a mãe pode correr o risco de perder a filha. Assiti a um caso no qual foi comprovado que, apos alguns fins de semanda da filha com o pai, ela preferiu MORAR com o pai.
234) Juserlan (25/11/2010 às 23:38:55) IP: 200.164.100.65
gostei muito deste site por ele informa muito bem as pessoas sobre os seus direitos e deveres
235) Ana (07/12/2010 às 15:00:45) IP: 189.110.243.187
Gostei mto do assunto. E como fica essa nova geração que está surgindo. Assim, mulheres pensem mto. sobre o assunto, pois vcs não tem paciência com os seus parceiros e os homens tb não tem paciência com suas companheiras e saem por ai distruindo criança. Essas crianças crescem e mesmo sabendo quem é sua família ficam sem rumo e não sabem se pertencem ou não àquelas famílias, pq foram criadas longe sem amor e sem afeto, as vezes até do lado das próprias mães.Por isso procurem saber o que AMOR.
236) Gislane (05/01/2011 às 20:10:37) IP: 189.75.69.195
gostei muito e gostaria de saber se um filho gerado fora do casamento tem os mesmos direitos dos filhos gerados dentro do matrimonio
237) Marizete (23/01/2011 às 19:49:43) IP: 201.50.5.162
adorei esse site, me ajudou muito!!!!
238) Ivonete (27/01/2011 às 22:56:02) IP: 187.56.190.129
Achei muito interessante este tema, pois afeta muitas pessoas e situações diferentes. Mas fiquei indignada ao ver, que apesar dos Advogados que responderam conhecerem tão bem as leis, desconhecem o português, nossa língua pátria. Seria bom se os cursos de Direito ensinassem melhor este assunto, que também é bastante importante.
239) Suely (17/02/2011 às 11:04:01) IP: 187.114.117.32
Realmente, Ivonete! Estou perplexa com os erros de escrita de nossos magistrados! E erros elementares, diga-se de passagem! Será que eles são mesmo preparados para a profissão... Digo isto porque se não sabem sequer transcrever palavras de seu uso cotidiano, como é o caso de "pensão", certamente compreender uma sentença ou um depoimento já se torna algo mais complicado!
240) Marcos (16/03/2011 às 09:38:13) IP: 200.142.118.236
PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PARABENIZAR O SITE PELO CONTEÚDO MUITO ESCLARECEDOR, COM RELAÇÃO AOS DOIS COMENTÁRIOS ANTERIORES ACHO QUE A LÍNGUA PORTUGUESA DEVE SER ESCRITA DE FORMA CORRETA, SÓ QUE DUVIDAR DA COMPETÊNCIA DOS MAGISTRADOS POR UM ERRO DE PORTUGÛES É NO MÍNIMO IMPRUDÊNCIA E ACHO QUE VISLUMBRAR O QUE HÁ DE MELHOR NAS COISAS É UMA VIRTUDE DAS PESSOAS FELIZES EM TODOS OS SENTIDOS.
241) Juliana (24/03/2011 às 23:30:26) IP: 189.70.142.59
ótimo, gostaria de parabenizar o site que fornece este conteudo tão importante, sobre familia.
242) José (01/04/2011 às 20:29:59) IP: 189.99.110.203
GOSTEI MUINTO ERA DISSO QUE ESTAVAMOS PRECISANDO,UM SITE QUE TIRE NOSSA DUVIDAS SOBRE PENSÃO ALIMENTICIAS.
243) Célia (25/04/2011 às 15:24:30) IP: 200.229.196.154
A minha preocupação é que pais só pensan em pensões até os 18 anos.Puxa vida será que depois não são mais filhos e qto as necessidades de cada um, a alegria de ter um filho. Reflitam melhor, tenho 3 filhos são lindos, sou divorciada, trabalho 10 horas por dia para compensar os sábados para ficar com eles, O pai paga a pensão e liga todos os dias para conversar com eles. Ex marido sim, mas ex pai nunca.
244) Ovani (21/06/2011 às 15:41:55) IP: 201.67.42.34
e ainda eu pago aluguel com meus 4 filhos e ele mora em uma casa própria,e tem outra alugada.e não não é casado mora sozinho.o que eu faço me ajudem por favor.
245) Francisco (22/06/2011 às 09:09:13) IP: 189.106.107.26
Eu gostaria de saber se o avô paterno é obrigado a pagar pensão alimentícia (e em que situação ele é obrigado a pagar).Quando a criança já recebe pensão do pai,ajuda de custo da prefeitura e uma aposentadoria especial.Muito obrigado.
246) Simone (29/06/2011 às 13:06:12) IP: 186.213.98.82
As pessoas que criticaram a posição da mulher na questão da pensão alimenticia estão fora da realidade. Trabalho há 23 anos como advogada na área de família e chego a ficar abismada com o que vejo. As desculpas usadas pelos comentadores nesse texto, são as mesmas que os "pais" usam para tentar driblar a justiça e deixar de pagar a pensão aos filhos. A criança não tem culpa de ter nascido e precisa da ajuda de seu genitor. A mãe em 99% dos casos faz das "tripas coração" para cuidar de seus filhos
247) Rosicléia (22/11/2011 às 18:13:17) IP: 201.95.73.55
Achei muito legal este site mas vou deixar muito claro aqui tem muitas mulheres que usa filhos para ganhar pensão como diz muitos por ai das autoridade estava bom na hora ne, mas não ve que muitas mulheres arruma barriga so pra fazer palhaçada depois principalmente se o homem não fica com ela e ai exige certos absurdo. As mulheres tambem deve tomar mais cuidado se ele ja tem filho faz favor de não arrumar outro né os homens que bebe não tem juizo não elas tambem tem que pensa no que estão fazend
248) Ana (05/12/2011 às 16:24:52) IP: 187.109.108.145
MEU DEUS COMO TEM GENTE SEM NOÇÃO CRITICAR AS MULHERES DESSA MANEIRA EU SOU DA SEGUINTE OPINIÃO FEZ NÃO CUIDA NÃO DA CARINHO AMOR SE PREOCUPA QUANDO TA DOENTE NO MINIMO TEM MAIS QUE PAGAR QUEM MANDO FAZER E ESSA DE A MULHER SE CUIDAR NÃO EXISTE COMO UMA TAL FALOU EM UM COMENTARIO A RESPONSABILIDADE É DOS DOIS JA QUE OS PAIS PELOMENOS A MAIOR PARTE NÃO SE IMPORTA COM O FILHO NO MINIMO TEM QUE AJUDAR NA PARTE FINANCEIRA
249) Márcia (14/12/2011 às 14:12:06) IP: 201.83.182.204
Excelente matéria. Muito esclarecedora. Parabéns!!!
Tinha dúvidas quanto a questão de filhos de mães diferentes.. Pelo que entendi, o juiz pode (sempre atento ao binômio possibilidade/necessidade) fixar um percentual de até 30% sobre os rendimentos do pai (empregado), cabendo a cada filho (dentro deste limite), um percentual de 15% para cada um. Legal!
250) Sueliton (04/06/2012 às 14:20:10) IP: 187.114.192.105
Essa matéria é muito complexa, tendo em vista que versa sobre como prover o sustento do filho. Em hipótese alguma a lei deve deixar a criança sem a cobertura do casal, por isso, tem que se ver o quão é salutar para ambos, sem visar apenas o material, há outras coisas além da pensão, pensem nisso!
251) Milkner (22/06/2012 às 08:48:39) IP: 189.82.3.187
Eu pago pensão p/ dois filhos, que desconta 25% negociado, eu tenho mas dois que eu quero formalizar o desconto, esses descontos pode exceder os 30% do meu salario?
252) Michelle (19/08/2012 às 01:41:04) IP: 189.24.101.157
eu tenho um bebe de 4 meses que eu tenho lutado muito para conseguir que o pai desse as coisas pra ele... pois ele com raiva de mim não me ajudou muito pois ele nunca aceitou a separação, tem usado o menino constantemente para me atingir e isso me deixa muito chateada porque acho que o mais importante é o bem-estar da criança.
ele achava que com o tempo.. não veria outra alternativa a não ser ir morar com ele, acho isso nojento da parte dele, dar mais valor aos caprichos dele do que a criança.
253) Alexandre (07/01/2013 às 00:14:12) IP: 179.227.168.32
Ei Pessoal, pensão não é com ç, mas sim com s. E tem outra, mais com i só se usa se tiver sentido de adição.
254) Yanca (04/05/2013 às 01:19:14) IP: 179.173.110.69
Gostaria,de saber a repeito de direitos,por que meu pai nunca me procurou ate hoje e nunca pagou nada,tenho direitos?E quais são?
255) Adegilze (09/11/2016 às 12:23:58) IP: 191.141.180.93
Quem paga pensão alimentícia por acordo verbal com o ex conjugue é obrigado a dar também o 23° salário? Caso seja, como seria o pagamento? Seria em duas vezes como se é recebido?
256) Jeilson (14/03/2017 às 15:39:05) IP: 177.96.198.150
Estou desempregado e pago uma pensão de 50% do salário mínimo para uma filha determinado pelo juiz porém tenho outra filha a qual eu ainda não pago pensão determinada pelo juiz. Gostaria de saber se dando entrada no fórum eu teria que pagar 50% para cada uma?


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados