Outros artigos do mesmo autor
O "Caso" CicarreliOutros
O açaí é nosso! A Proteção de Marcas Ligadas ao Patrimônio Natural BrasileiroPropriedade Intelectual
Uma reflexão sobre os medicamentos genéricos - 8 anos após a lei - o que mudou ?Propriedade Intelectual
Entenda passo a passo o que deve ser feito quando é clonado o perfil de um usuário no Orkut ou alguém cria uma comunidade com conteúdo ofensidoPropriedade Intelectual
Meu Orkut foi clonado - criaram uma comunidade me agredindo - o que fazer ?Responsabilidade Civil
Outros artigos da mesma área
Uma reflexão sobre os medicamentos genéricos - 8 anos após a lei - o que mudou ?
Os direitos autorais em portais de vídeos (YouTube)
O açaí é nosso! A Proteção de Marcas Ligadas ao Patrimônio Natural Brasileiro
BRAND EQUITY E O CASO DA PETROBRAS
O Direito de Precedência ao registro de marca e o momento para o seu exercício
Decreto nº 7.708 de 2012: NBS e NEBS, Nanotecnologia, Propriedade Industrial e Regulação
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DOS DIREITOS AUTORAIS
CONSEQUÊNCIAS JURÍDICO-LEGAIS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS EM PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS
Resumo:
Guia de pergutas e respostas sobre marcas para ajudar o leitor a compreender os principais pontos e elucidar as dúvidas referentes às marcas de comércio.
Texto enviado ao JurisWay em 13/04/2007.
Indique este texto a seus amigos
INTRODUÇÃO
Diante das diversas dúvidas existentes sobre as marcas de comércio, ramo da Propriedade Industrial de grande importância, foram relacionados alguns dos pontos mais relevantes sobre o assunto, na forma de perguntas e respostas que ajudarão o leitor a compreender e elucidar a questão.
1. O que é uma marca? As marcas de comércio são símbolos visualmente distintivos, usados para diferenciar produtos e serviços no mercado. A proteção da marca pode englobar os nomes e as figuras, constituindo a logomarca.
2. Então, ao registrar uma marca estou “patenteando” algo? Não! Absolutamente. Esse é um equívoco muito frequente. A patente é uma proteção para invenções (como o telefone) ou melhoramentos de invenções, chamados modelos de utilidade (telefone sem fio, por exemplo).
3. Onde é feito o registro de marca? O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o qual possui sede no Rio de Janeiro e regionais nas principais capitais brasileiras, entre elas Belo Horizonte.
4. Quem pode registrar? As pessoas físicas e empresas que possuam produtos ou serviços disponíveis ao consumidor. Contudo, o registro só será concedido para o ramo de atividade do profissional ou da empresa, mediante prova da utilização.
5. Qual o critério utilizado para o INPI para a concessão das marcas? Há o sistema de prioridade, ou seja, aquele quem primeiro efetuou o pedido terá direito à utilização. Além disso, há uma classificação internacional de produtos e serviços, sendo cada pedido concedido para a classe em que foi requerido.
7. E em qual território a marca tem validade? As marcas são válidas em todo o terríório nacional. Qual seria a diferença do nome registrado na Junta Comercial? A diferença é o que na Junta Comercial, há o registro apenas do nome da empresa, efetuado
8. Por quanto tempo vale o registro? O registro da marcas é válido por 10 (dez) anos, a contar a partir de sua concessão e pode ser renovado indefinidamente a cada decênio.
9. E qual a importância do registro? Com o registro o titular ganha a prioridade do uso e pode impedir que terceiros, do mesmo ramo de atividade, utilizem a mesma marca em qualquer parte do país.
10. Quais os procedimentos devem ser adotados para solicitar o registro da marca? Inicialmente deve-se efetuar uma busca no INPI para verificar se a marca não existe. Essa busca pode ser reforçada com uma pesquisa no mercado também. Sendo viável o registro, efetua-se o depósito e o pedido deve ser acompanhado.
11. O que seria o gerencialmento da marca? É um serviço prestado por profissionais especializados que, além de analisarem a viabilidade de um depósito, acompanham o pedido, garantindo o sucesso do registro.
12- CONCLUSÃO
As marcas se consolidaram como um verdadeiro hábito na sociedade de consumo. Convivemos com elas no nosso cotidiano. O registro é de suma importância para empresas que almejam adquirir a propriedade de símbolos, capazes de designar seus produtos e serviços no mercado. O sucesso de uma marca depende do seu acompanhamento e gerenciamento constantes.
Registre-se aqui a importância das marcas, as quais, apesar de não existirem de forma física representam um grande impacto à economia.
Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas ao seguinte e-mail:
dpataro@terra.com.br
DANILO PATARO
Advogado e Agente
da Propriedade Industrial
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |