JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Entenda passo a passo o que deve ser feito quando é clonado o perfil de um usuário no Orkut ou alguém cria uma comunidade com conteúdo ofensido


Autoria:

Danilo Pataro


Advogado e Agente da Propriedade Industrial atuante na Área de Propriedade Intelectual

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

A Propriedade Intelectual no Brasil

Entenda passo a passo o que deve ser feito quando é clonado o perfil de um usuário no Orkut ou alguém cria uma comunidade com conteúdo ofensido

Decreto nº 7.708 de 2012: NBS e NEBS, Nanotecnologia, Propriedade Industrial e Regulação

O açaí é nosso! A Proteção de Marcas Ligadas ao Patrimônio Natural Brasileiro

O Direito de Precedência ao registro de marca e o momento para o seu exercício

CONSEQUÊNCIAS JURÍDICO-LEGAIS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS EM PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS

FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DOS DIREITOS AUTORAIS

Fashion Law: A relevância jurídica da moda

Perguntas e respostas freqüentes sobre as marcas

Opinião sobre a lide mercadológica envolvendo o atleta Cesar Cielo.

Mais artigos da área...

Resumo:

Esse é um guia passo a passo para o usuário compreender o funcionamento do Orkut, os principais problemas ocorridos, como se prevenir e quais medidas poderá tomar em caso de abusos e ofensas.

Texto enviado ao JurisWay em 13/04/2007.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O ORKUT

1- O QUE É O ORKUT

O Orkut é uma comunidade virtual que tem como objetivo conectar pessoas e grupos de pessoas por meio de amigos em comum ou tema afim.

 

1.1- COMO FUNCIONA?

Os usuários possuem uma senha de acesso. Ao conectarem ao site é exibido o perfil do usuário, com sua foto principal,  uma lista de amigos e álbum de fotos digitais. Além disso, as pessoas podem ser membros de comunidades diversas, divididas por tema ou assunto.

 

O membro pode acessar o perfil de uma pessoa e ter acesso a todos esses dados; e daí conhecer os amigos dessa pessoa; os amigos dos amigos dos amigos desse membr,o e assim sucessivamente.

 

1.2- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS OCORRIDOS ORKUT?

 

Parte dos usuários têm utilizado o Orkut de maneira inadequada, postando textos e arquivos com conteúdo ofensivo às pessoas. Essas informações ficam gravadas no site e podem ser acessadas por qualquer dos usuários.

Outro problema comum é a postagem de imagens sem a autorização do fotografado.

A infração de material protegido pelas leis de direitos autorais também é um desafio ao Orkut.

 

1.3- QUAIS LEIS E DIREITOS PODEM SER AFETADOS MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO ORKUT?

 

O entendimento atual dos Tribunais tem sido no sentido de que qualquer ato praticado via internet e que contrarie as leis vigentes no país, sofrerá os mesmos tipos de sanções se praticados fora do ambiente virtual. Dessa forma, o Orkut pode ser um meio para a ocorrência de ilegalidades.

 

1.4- AS INFRAÇÕES MAIS COMUNS SÃO:

 

A) violação aos direitos da personalidade, como o nome, a honra, a imagem, privacidade, entre outros, tutelados pela Constituição da República, como direitos fundamentais previstos ainda no Código Civil.

Lembre-se que o direito de imagem pode ser violado por meio de utilização de fotografias postadas sem autorização do fotografado, ou ainda em desconformidade com os termos e condições autorizados.

 

B) violação de material protegido pela Lei nº 9.610/98, que disciplina os Direitos Autorais, como textos e fotografias, postado sem autorização do autor.

 

C) ocorrência de crimes previstos no Código Penal ou leis esparsas, especialmente os delitos de calúnia, difamação e injúria. A utilização indevida de direitos autorais também poderá ser considerada crime.

 

 

1.5- COMO FUNCIONA A POLÍTICA DO ORKUT PARA EVITAR AS OFENSAS E AGRESSÕES?

 

O Orkut argumenta ser impossível controlar todo o material veiculado pelos usuários. Infelizmente, a solução é a repressão após a prática do ato.

 

O site possui um mecanismo para que os usuários denunciem abusos em qualquer perfil de outro usuário ou nas comunidades. Há a faculdade de se escrever uma mensagem, relatando o tipo do abuso ao administrador do sistema, sendo que este poderá providenciar a retirada do material ofensivo ou ilegal, sejam fotos, textos, material protegido por copyright, entre outros. 

 

Contudo, essa “filtragem” ainda não é tão efetiva, o que vem preocupando autoridades.

A Google, gestora do Orkut têm firmado acordo com órgãos governamentais, como os Ministérios Públicos, criando novos mecanismos para evitar as ilegalidades.

 

 

1.6- SE ALGUÉM CRIA UMA COMUNIDADE OU ME OFENDE NO ORKUT O QUE DEVO FAZER ENTÃO?

 

Inicialmente, recomenda-se que o usuário leia a política de utilização do site, inserida no rodapé inferior da página com a denominação “Centro de Segurança” para se certificar da ocorrência da violação e infração aos termos de uso.

 

Veja os tipos mais comuns de violação descritas pelo próprio Orkut e que o site promete avaliar cuidadosamente caso a caso:

 

* Linguagem de ódio
* Promoção de atividade ilegal e perigosa
* Vítimas de
phishing ou conta hackeada
* Conteúdo facilitador de
phishing ou conta hackeada
* Identidade questionável do usuário

 

1.7 – CONTINUAÇÃO

Caso considere o conteúdo prejudicial, perigoso ou ofensivo o Orkut se compromete a efetuar a retirada do material e garante também manter sigilo em relação às denúncias registradas.

Contudo, o Orkut se exime de analisar alguns casos e menciona que o conteúdo será removido apenas mediante ordem judicial, como:

* Ataques pessoais ou difamação
* Imagem ou linguagem chocante ou repulsiva
* Sátira política ou social

 

 

1.8- CLONARAM MEU PERFIL OU ESTÃO UTILIZANDO A MINHAS IMAGENS. O QUE DEVO FAZER?

 

O procedimento é o mesmo. Inicialmente denunciar o abuso ao Orkut.

Caso seja conveniente, o usuário tem a opção de enviar uma mensagem online, ao próprio infrator, exigindo a interrupção do abuso, ocasionado por textos ou fotos.

Na hipótese de se conhecer a autoria e ter dados sobre o infrator é possível enviar uma notificação impressa à pessoa, desde que se tenha certeza do fato ocorrido. As pessoas sempre devem estar atentas aos termos que serão utilizados para não causar danos morais.

 

 

1.9- DENUNCIEI O “ABUSO” NO ORKUT. O SITE NÃO RESPONDEU E NEM TOMOU PROVIDÊNCIAS . O QUE DEVO FAZER?

 

Nesse caso o usuário deverá optar qual caminho seguirá.

 

A primeira opção é o envio de uma notificação ao Orkut. Apesar de o site ser administrado em terrítório estrangeiro, nos Estados Unidos, é possível enviar uma notificação ao escritório da Google no Brasil, localizado em São Paulo. A Google possui também um centro de desenvolvimento em Belo Horizonte. Caso não surta efeito, a solução é ingressar com uma ação judicial.

 

A segunda opção é ingressar diretamente com uma Ação no Poder Judiciário, requerendo a exclusão do conteúdo, ato que poderá ser autorizado imediatamente com a concessão de uma liminar pelo Juiz.

 

Há ainda a opção de buscar amparo no âmbito criminal. Nos grandes centros já existem Delagacias de Repressão aos Crimes de Informática que têm atuado nesse tipo de questão.

Um outro caminho é solicitar ajuda do Ministério Público, guardião da lei, para a exclusão do conteúdo ilegal. 

 

 

1.10- QUAL A RESPONSABILIDADE DO ORKUT NOS CASOS DE INFRAÇÃO?

 

O Orkut é um serviço prestado aos usuários e por isso está sujeito aos ditames do Código de Defesa do Consumidor, por configurar uma relação de consumo.

 

A gratuidade em nada interfere, pois há um remuneração indireta ao Orkut, especialmente com ganhos relativos à publicidade. Sendo assim, o fornecedor deve manter um serviço de qualidade aos usuários, proporcionando segurança, minimização de riscos, proteção, etc.

 

1.11- A VIOLAÇÃO DE DIREITOS PODE GERAR DANO. NESSE CASO O ORKUT DEVE SER RESPONSABILIZADO?

 

Essa matéria é bem recente e não possui uma previsão legal específica. O entendimento majoritário, inclusive adotado em outros países, especialmente os pertencentes à União Européia,  tem sido no sentido de isentar a responsabilidade dos fornecedores quando estes atuam como meros provedores de internet. A mesma orientação é aplicada quando o fornecedor presta serviços de host (hospedagem) de conteúdo de terceiros.

 

O Orkut poderia ser enquadrado como um sistema misto, em que conjuga acesso ao site e ao mesmo tempo armazena conteúdo de terceiros, não podendo ser responsabilizado por conteúdo que os usuários armazenam.

 

Porém, a partir do momento em que o usuário notifica e alerta ao site de alguma forma, seja pela denúncia de um “abuso” online ou pelo envio de uma notificação impressa, e o Orkut não toma providências, poderá ser caracterizada sua culpa, por negligência.

 

Dessa maneira, a existência da culpa poderá caracterizar a responsabilidade do fornecedor de serviços e gerar uma indenização ao consumidor, seja por danos morais ou patrimoniais.

 

1.12- CONCLUSÃO

 

A correta utilização do Orkut necessita algo além do controle do fornecedor de serviços para retirada do material ilegal.

 

O bom funcionamento da comunidade virtual, com a postagem de textos e fotos, depende da relação de respeito e confiança existente entre as pessoas – o que necessita de um novo modelo educacional, voltado à realidade virtual.

 

A promoção de campanhas publicitárias nesse sentido, com o apoio das autoridades, inclusive do Governo, é uma solução ao atual e concreto desafio chamado “Orkut”.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Danilo Pataro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Fernando R Pereira (24/08/2009 às 15:02:28) IP: 200.206.157.44
Adorei o texto! muito didático até para quem não é operador do Direito! Só deixo uma ressalva, para o autor corrigir o trecho 1.1, que está assim: "O membro pode acessar o perfil de uma pessoa e ter acesso a todos esses dados; e daí conhecer os amigos dessa pessoa; os amigos dos amigos dos amigos desse membr,o e assim sucessivamente." Abraços


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados