Endereço: Rua Augusto César, 176
Bairro: Fundinho
Uberlândia - MG
38400-162
Outros artigos do mesmo autor
Qual o critério ideal a ser adotado na cobrança das taxas condominiais? Direito Civil
Pode o condomínio proibir a exploração comercial da unidade via Airbnb? Condomínio
Vale a pena o condomínio protestar as taxas condominiais inadimplidas?Condomínio
Comprou um imóvel financiado e não está conseguindo pagar? Direito Imobiliário
Pode o construtor, loteador ou incorporador isentar-se ou ainda reduzir o valor de sua participação no pagamento das cotas condominiais de sua responsabilidade?Direito Imobiliário
Outros artigos da mesma área
Despesas do condomínio: como dividir de forma justa?
ALTERAÇÃO DE FACHADA NOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS
Condomínios de Fato e de Direito
Supressão do abastecimento de água aos condôminos inadimplentes. É possível?
Privação do uso de área comum ao condômino inadimplente.
Pode o condomínio proibir a exploração comercial da unidade via Airbnb?
Resumo:
Pergunta corriqueira no dia a dia condominial, mas que gera muitas dúvidas entre condôminos, adimplentes e inadimplente e tira o sono de muitos sindicos e gestores condominiais. .
Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2018.
Indique este texto a seus amigos
A crise econômica afetou não só as relações comerciais, bem como a rotina financeira de condomínios e associações de moradores, claro que quem paga as taxas condominiais em dia não quer arcar com os custos de cobrança dos inadimplentes. Ocorre que muitos condomínios a fim de evitar custos optam por distribuir suas ações no juizado especial onde não há cobrança de custas processuais, contudo dada à prerrogativa do autor de demandar sem acompanhamento de advogado as sentenças em sua maioria não abarcam os honorários contratuais do advogado, o que conseqüentemente imputa aos moradores adimplentes arcar com as despesas advocatícias decorrentes do ajuizamento da ação, o que significa literalmente pagar para receber. Há que se falar que é imprescindível que a Convenção Condominial preveja a possibilidade de cobrança de honorários na hipótese de inadimplemento responsabilizando sempre o devedor pelos custos dessa cobrança. Por essa razão o condomínio juntamente com a assessoria jurídica deve buscar as soluções mais adequadas à sua realidade, a fim de recuperar o mais breve possível o crédito e evitar maiores prejuízos e danos a saúde financeira do condomínio.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |