Endereço: Rua Coronel Antônio Alves, 849
Bairro: Centro
Uberlândia - MG
38400-104
envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
A Implantação do toque de recolher e seus impactos na redução da criminalidade. Direito Penal
Receita garantida é um bom negócio para o condomínio?Condomínio
Comprou um imóvel financiado e não está conseguindo pagar? Direito Imobiliário
Quem paga o advogado contratado pelo Condomínio para receber as taxas de condomínio inadimplidas?Condomínio
Pode o construtor, loteador ou incorporador isentar-se ou ainda reduzir o valor de sua participação no pagamento das cotas condominiais de sua responsabilidade?Direito Imobiliário
Outros artigos da mesma área
EXCLUSÃO DA CAPACIDADE SUCESSÓRIA: INDIGNIDADE E DESERDAÇÃO
Perfil histórico e evolutivo do cônjuge e do companheiro no direito sucessório brasileiro
CAUSAS DE EXCLUSÃO DO INDIGNO NO DIREITO SUCESSÓRIO
Posso sacar o dinheiro deixado pelo(a) falecido(a) sem fazer inventário?
Formas de Testar no Direito Pátrio
CONDIÇÕES DE EFICÁCIA DA DESERDAÇÃO NO DIREITO SUCESSÓRIO
OS DIREITOS DO NASCITURO E SUA TUTELA
IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO NO PLANEJAMENTO DA SUCESSÃO FAMILIAR




Texto enviado ao JurisWay em 03/08/2022.
Indique este texto a seus amigos 
Bem, existem diferentes respostas a esta pergunta. Mas vamos considerar aqui a hipótese em que João, faleceu deixando R$ 10.000,00 (Dez mil reais) em conta, e que você é herdeiro de João...
Se o que você pretende é ir ao banco e de posse do cartão e senha sacar o dinheiro deixado em conta pelo(a) falecido(a) saiba antes de mais nada que você pode responder por eventual prejuízo causado aos demais herdeiros, por isto havendo outros herdeiros é preciso que eles estejam de acordo.
Se você não possui a senha, ou se a instituição financeira já realizou o bloqueio da conta saiba que para colocar as mãos nesse dinheiro em regra seria necessário realizar um inventário.
Mas, espera! Há uma exceção, se o(a) falecido(a) deixou somente esta quantia em conta é possível levantar esse valor por meio de alvará Judicial. Em regra, quando alguém falece e deixa bens, o correto é fazer a abertura de inventário, porém, o alvará judicial é uma exceção a esta regra.
Atenção!!! O Alvará só é cabível quando não existirem outros bens sujeitos a inventariança, ou seja o único patrimônio do(a) falecido(a) se resume a esse valor deixado em conta, o alvará judicial pode ser usado ainda para levantar, saldos de FGTS, PIS/PASEP, saldos de conta poupança e corrente, restituição de imposto de renda, e até fundos de investimento deixados pelo falecido desde que não ultrapasse o limite disposto na lei 6.858/1980 que é de 500 OTNs que em 2022 equivalem a R$10.443,28.
Lembre-se sempre que por mais válidas que sejam as informações disponibilizadas na internet elas nunca substituirão a orientação de um advogado, por isso procure sempre um advogado de confiança para auxiliá-lo(a).
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |