JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Justiça Restaurativa - Movimento de Construção


Autoria:

Eliane Andrade


Formada Bacharelado em Direito UNISOCIESC Pós- Graduação No Ensino da Filosofia e Sociologia, Curso de Mediadora Judicial, Pós Graduação Sistema de Justiça em Mediação, conciliação e Justiça Restaurativa UNISUL, Estou como Mediadora Judicial CEJUSC Centro Judiciario de Solução de Conflito e Cidadania.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A Justiça Restaurativa é um método que coloca vítima e condenado para entender o porquê dos acontecimentos. O objetivo não é apenas punir, mas reconstruir laços sociais.

Texto enviado ao JurisWay em 27/01/2022.

Última edição/atualização em 22/04/2022.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Um dos motivos da crise do sistema penal reside na evidencia de inépcia para dar resposta satisfatória aos requerimentos da coletividade e das vitimas frente ao conflito delitivo, bem como nas consequências destrutivas tanto físicas como mentais que gera a prisão naquele que foi condenada.

Dessa feita, vem surgindo um novo paradigma da justiça penal (Justiça Restaurativa) como forma adequada de resolução de conflitos.

Sabemos que toda nova concepção traz em seu bojo dificuldades de aceitação.

A conceituação da Justiça Restaurativa não será tarefa fácil e ainda precisará ser captada em seu movimento de construção. Mas podemos avançar, pois a justiça restaurativa pode ser definida como um procedimento totalmente de consenso, em que vitima e o infrator, e, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletivamente e ativamente na construção de soluções para restauração dos traumas e perdas causados pelo crime.

Um importante caminho para construção da pacificação social!

Eliane Andrade
Mediadora Judicial
CEJUSC
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Eliane Andrade) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados