JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?

Texto enviado ao JurisWay em 18/11/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Circula pelas redes sociais e mensageiros instantâneos, áudios, vídeos e textos mencionando que se pararmos de falar de um determinado assunto, o mesmo será deixado em esquecimento, não sendo mais difundido nas linhas do tempo das redes sociais das pessoas, nos buscadores e #TrendTopics (assuntos mais falados no twitter) por aí.

Em fato, o algoritmo usado pelos buscadores e redes sociais entende as principais buscas de palavras, textos, vídeos, principalmente quando usamos o símbolo # antes das palavras, pois com este símbolo, criamos uma espécie de  índice para facilitar as buscas mais procuradas na internet.

Todavia, para que um assunto não seja procurado ou pelo menos não seja exibido pela maioria das pessoas, o silêncio sobre o assunto deverá ser tão grande que não crie expressão nenhuma para que o buscador veja aquela palavra como algo comum e não relevante.

Façamos um exercício de compreensão: Se uma pessoa digitar #gustavorocha e várias outras pessoas em diferentes lugares do país digitarem o mesmo #gustavorocha em pesquisas, frases, etc, em pouco tempo, as pessoas irão começar a buscar por gustavorocha para tentar entender porque o nome está entre os assuntos mais comentados… Literalmente, depois que ganha uma certa proporção de buscas, há um retro alimentar da procura diante da curiosidade que as pessoas têm para saber o que está acontecendo.

É assim, que assuntos muitas vezes sem sentido ou nexo, conseguem estar no cenário mundial dos assuntos mais comentados… A exemplo do pássaro Galvão, que foi assim mencionado em múltiplas mensagens pela internet como sendo um pássaro que estaria extinto e deveria ser salvo e nada mais era que uma paródia ao narrador Galvão Bueno, mas o assunto virou um dos mais comentados no mundo!

Ou seja, quando as pessoas se unem em grandes quantidades, divulgando o mesmo assunto, conseguem ter a relevância que buscam, entretanto, para que isto se torne algo concreto, não basta que sejam da mesma cidade ou próximas, tem que ser postagens de diversos locais diferentes, com o mesmo indicador (#).

Agora, para silenciar um assunto, é bem mais complexo, posto que sempre tem alguém para comentar, escrever, gravar, enfim, expor as suas ideias. E calar as ideias das pessoas, no mundo que vivemos em que todos tem palpites e opiniões a respeito de tudo, realmente é uma tarefa árdua, quiçá pra lá de difícil de ser colocada em prática.

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria | Marketing Jurídico  | Fluxos Internos | Plano de Carreira  | Financeiro(51) 98163.3333  | gustavo@gustavorocha.com  | www.gustavorocha.com

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados