JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Este tal de ROI pode ajudar o seu escritório!


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este tal de ROI pode ajudar o seu escritório!

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A grande maioria dos advogados sabe o porque fez a faculdade de direito: Não foi pela justiça, influência dos pais, ajudar os outros, ganhar dinheiro (???), vocação… Foi porque não gostava de matemática!

E por esta razão, a grande maioria dos advogados não sabe e não procura saber o que o ROI pode fazer…

Quem é o ROI?   |  Na verdade, o que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre o investimento.

Vamos começar a pensar sobre esta ideia de obter, medir, calcular um retorno sobre o que você investiu.

O mais óbvio é a questão financeira, de dinheiro. Você investiu num colaborador, por exemplo, dois mil reais por mês e o que este colaborador faz durante as 160 horas que ele trabalhou no mês?

Entretanto, o tal de ROI pode ser pensado em outras óticas, como por exemplo, no retorno do investimento do seu tempo no seu dia a dia.

Você pensa no que tem feito em cada minuto do seu dia?

Você pesa se uma reunião vale ou não a pena com a sua presença por ocupar o seu tempo?

Você pensa se um prazo que você está fazendo lhe trará resultados efetivos financeiros e estratégicos ou não seria melhor investimento ser feito por outro colaborador e você investir seu tempo em algo que realmente traga retorno ao negócio?

Você mede/cobra/verifica as tarefas (tanto quantitativo quanto qualitativo) de cada colaborador do seu escritório para começar a compreender o papel dele (tanto de importância como de crescimento) dentro da sua estrutura?

Enfim, este tal de ROI pode ser muito útil mesmo. Como eu também não sou muito afeto a matemática, trago uma explicação sobre como calcular o ROI de um site especializado, afinal o que realmente importa é o fazer, o como a gente dá um jeito:

Como se calcula o ROI?

A conta para se obter esse número é bem simples, na verdade. Utilizando como referência este artigo do portal meuSucesso.com, temos:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 500 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil reais, temos:

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000

ROI = 4

Neste caso, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Agora, uma observação importante: o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo e o tempo despendido. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Fonte: https://endeavor.org.br/financas/roi/

Agora que ficou mais fácil perceber que o ROI pode ser útil, que tal começar a usar ele no seu dia a dia?

Questione o valor do seu tempo em cada atividade que for fazer;

Estabeleça métricas de gestão/indicadores para conhecer mais o que os colaboradores fazem;

Enfim,

Valorize o seu investimento, seja ele financeiro ou não, pois todo investimento retorna, ou como lucro ou como prejuízo para o seu escritório e para a sua carreira.

Artigo publicado na Universidade ProJuris – https://www.projuris.com.br/roi-escritorio-advocacia/

#FraternoAbraço
 
Gustavo Rocha

Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Processo Eletrônico
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados