JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Este tal de ROI pode ajudar o seu escritório!


Autoria:

Gustavo Rocha


Advogado Pós-Graduado Gerente jurídico por 4 anos Membro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RS Membro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RS Membro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OAB Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997 Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico. 10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico Contato direto: gustavo@gustavorocha.com

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este tal de ROI pode ajudar o seu escritório!

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A grande maioria dos advogados sabe o porque fez a faculdade de direito: Não foi pela justiça, influência dos pais, ajudar os outros, ganhar dinheiro (???), vocação… Foi porque não gostava de matemática!

E por esta razão, a grande maioria dos advogados não sabe e não procura saber o que o ROI pode fazer…

Quem é o ROI?   |  Na verdade, o que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre o investimento.

Vamos começar a pensar sobre esta ideia de obter, medir, calcular um retorno sobre o que você investiu.

O mais óbvio é a questão financeira, de dinheiro. Você investiu num colaborador, por exemplo, dois mil reais por mês e o que este colaborador faz durante as 160 horas que ele trabalhou no mês?

Entretanto, o tal de ROI pode ser pensado em outras óticas, como por exemplo, no retorno do investimento do seu tempo no seu dia a dia.

Você pensa no que tem feito em cada minuto do seu dia?

Você pesa se uma reunião vale ou não a pena com a sua presença por ocupar o seu tempo?

Você pensa se um prazo que você está fazendo lhe trará resultados efetivos financeiros e estratégicos ou não seria melhor investimento ser feito por outro colaborador e você investir seu tempo em algo que realmente traga retorno ao negócio?

Você mede/cobra/verifica as tarefas (tanto quantitativo quanto qualitativo) de cada colaborador do seu escritório para começar a compreender o papel dele (tanto de importância como de crescimento) dentro da sua estrutura?

Enfim, este tal de ROI pode ser muito útil mesmo. Como eu também não sou muito afeto a matemática, trago uma explicação sobre como calcular o ROI de um site especializado, afinal o que realmente importa é o fazer, o como a gente dá um jeito:

Como se calcula o ROI?

A conta para se obter esse número é bem simples, na verdade. Utilizando como referência este artigo do portal meuSucesso.com, temos:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 500 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil reais, temos:

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000

ROI = 4

Neste caso, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Agora, uma observação importante: o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo e o tempo despendido. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Fonte: https://endeavor.org.br/financas/roi/

Agora que ficou mais fácil perceber que o ROI pode ser útil, que tal começar a usar ele no seu dia a dia?

Questione o valor do seu tempo em cada atividade que for fazer;

Estabeleça métricas de gestão/indicadores para conhecer mais o que os colaboradores fazem;

Enfim,

Valorize o seu investimento, seja ele financeiro ou não, pois todo investimento retorna, ou como lucro ou como prejuízo para o seu escritório e para a sua carreira.

Artigo publicado na Universidade ProJuris – https://www.projuris.com.br/roi-escritorio-advocacia/

#FraternoAbraço
 
Gustavo Rocha

Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Processo Eletrônico
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gustavo Rocha) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2022. JurisWay - Todos os direitos reservados