JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Aldous Huxley - "sublime a adequação do texto à realidade contemporânea"


Autoria:

Rodrigo Dos Santos Germini


Rodrigo dos Santos Germini; OAB/MG 145.659, advogado, responsável por seu escritório e pela coordenação dos serviços jurídicos prestados pelos colaboradores. ex servidor público municipal, ex servidor público do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (exercendo funções como cedido pela então gestão municipal), ex servidor público federal (vínculo celetista), ex estagiário em escritórios de advocacia diversos desde os primeiros anos de faculdade, ex estagiário direto de magistrados, atuante na advocacia contenciosa e consultiva, notadamente nas áreas cível e trabalhista, enfoque central em Direito Financeiro, Imobiliário e Trabalhista, especialista em Direito Processual Cível. Atuante nas comarcas mineiras, tendo como sede do escritório a Cidade de Carandaí/MG, localizada às margens da rodovia federal BR 040, entre os municípios de Barbacena e Conselheiro Lafaiete/MG. SITE EXTERNO: www.advocaciagermini.com.br

Telefone: 32 99995148


envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Execuções Especiais
Direito Processual Civil

CABIMENTO DE DECISÃO ACAUTELATÓRIA (LIMINAR) NO MANDADO DE SEGURANÇA
Direito Processual Civil

A Ética no Direito
Estatuto da OAB/Código de Ética

ORÇAMENTO PÚBLICO
Direito Econômico

COMENTARIOS À CONCEPÇÃO ATUAL DOS DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos

Mais artigos...

Texto enviado ao JurisWay em 09/10/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Em "Admirável Mundo Novo", numa sublime passagem na qual - na distopia proposta - um jovem estudante reflete:

 

"Embora compreendesse perfeitamente que não se podia permitir que pessoas de casta inferior desperdiçassem o tempo da comunidade com livros e que havia sempre o perigo de lerem coisas que provocassem o indesejável descondicionamento de alguns de seus reflexos..."

 

Ao que seu mestre (Diretor do Centro de reprodução e condicionamento humano), linhas adiante, conclui:

 

"é preciso lembrar que, naqueles tempos de grosseira reprodução vivípara, os filhos eram criados pelos pais e não em Centros de Condicionamento do Estado"

 

Mas, numa concisa reflexão, penso se "Admirável Mundo Novo" foi (algum dia) uma distopia... Parece-me que mais tenha constituído apenas uma metáfora... Dissimulada de ficção científica a obra enoja o leitor perspicaz que identifica a sociedade atual com aquela descrita no romance, supostamente oriunda de intervenção genética (apenas supostamente).

 

Em 2018, num futuro ainda anterior àquele previsto, já existem "Centros de Condicionamento" mais eficazes que aqueles maquiavelicamente descritos por Huxley, e - pasmem! - adentramos voluntariamente nestes "Centros" (Facebook, YouTube, Instagram e, especialmente, WhatsApp...).

 

O controle estatal - para as "castas inferiores" - camufla-se no "controle de massa", regido pelo poderio arrasador da pecúnia!

 

Germini, Rodrigo dos Santos.

Outubro de 2018.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rodrigo Dos Santos Germini) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados