JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A possibilidade de pessoa jurídica ser a titular do capital social da EIRELI


Autoria:

Antonio José Teixeira Leite


Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

As recentes alterações na Lei das Sociedades Anônimas

Breves notas sobre os aspectos societários da Lei n.º 12.846/13 ("Lei Anticorrupção")

Documentos exigidos para o registro empresarial de estrangeiro

A EVOLUÇÃO DOS ENGENHOS DE CANA DE AÇÚCAR ÀS USINAS SUCROENERGÉTICAS NO BRASIL E A APLICABILIDADE DA LEI Nº 11.101/2005 NOS DIAS ATUAIS

Da Resolução da Sociedade em Relação a Sócios Minoritários

Alienação do estabelecimento empresarial: responsabilidades do adquirente.

A escolha do Administrador Judicial no processo falimentar

A cessão de quotas simulada

O vício redibitório na integralização do capital social

A exclusão do sócio remisso pela não integralização do valor total de suas quotas (TJPR/Apelação Cível nº 1.468.233-8)

Mais artigos da área...

Resumo:

Uma questão recorrente sobre a EIRELI reside na possibilidade da pessoa jurídica vir a ser titular do capital social. Há, hoje, entendimentos que apenas a pessoa física pode constituir uma EIRELI, e entendimentos de que a pessoa jurídica também pode.

Texto enviado ao JurisWay em 31/10/2016.

Última edição/atualização em 14/11/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Nosso direito empresarial apenas previa, para aquele que desejava abrir uma empresa, sem sócios, a opção de se tornar empresário individual. No entanto, como este possuía responsabilidade ilimitada pelas obrigações contraídas, havia uma enorme rejeição sobre a referida alternativa. Mostra-se lógico que, diante das incertezas de sucesso no empreendimento, ninguém desejava pôr em risco seus próprios bens pessoais e familiares. Por exemplo, caso um restaurante fosse vitimado pela crise econômica, tendo de encerrar suas atividades, o proprietário poderia perder não apenas o capital investido, mas também os bens imóveis e móveis que reunira durante a vida.

Para conferir proteção ao patrimônio pessoal, a solução residia na criação de sociedades limitadas fictícias, frequentemente compostas por marido e esposa. Nestes casos, era comum que um dos sócios sequer conhecesse a área de atuação da empresa, ou mesmo, a sua localização. O cenário foi alterado pela lei 12.441/2011, que introduziu a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, EIRELI.

Com a alteração, todo aquele que desejar abrir uma empresa, sem sócios, mas com limitação da responsabilidade patrimonial, poderá fazê-lo. No entanto, a primeira questão levantada reside na possibilidade de uma pessoa jurídica ser também titular da EIRELI.

Uma primeira corrente defende a limitação às pessoas físicas, como titulares da EIRELI. Na defesa deste argumento, arguiu-se, primeiro, que a inovação legislativa objetivava criar o empresário individual de responsabilidade limitada. Como a pessoa jurídica não poderia se tornar empresário individual, ela também não poderia se tornar empresa individual de responsabilidade limitada.

Como segundo argumento, destaca-se que a finalidade da EIRELI reside em limitar a responsabilidade patrimonial do seu único titular. Como a pessoa jurídica, em geral, assume o tipo de sociedade limitada, e, portanto, já possui proteção patrimonial, apenas haveria utilidade para as pessoas físicas se tornarem empresa individual de responsabilidade limitada.  

No entanto, uma segunda corrente sublinha que o legislador, no artigo 980-A, não limitou a EIRELI às pessoas físicas. A referida norma confere a possibilidade de qualquer pessoa vir a ser titular, nos seguintes termos:

Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.      

            Também argumentam que o § 2º do referido artigo elenca a hipótese específica da EIRELI ser titularizada por pessoa física, nos seguintes termos:

§ 2º A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.  

            Como o parágrafo dispõe sobre a hipótese particular de una pessoa física vir a constituir uma EIRELI, entende-se que o caput dispõe sobre a constituição por todas as pessoas, inclusive as jurídicas.

            O § 3º do referido artigo fixa a possibilidade de constituição da EIRELI, pela conversão de determinada sociedade que ficou com apenas um sócio. Como a referida norma não impõe limitações, poderemos ter, por exemplo, o caso de uma sociedade limitada, cujo único sócio remanescente seja uma pessoa jurídica, que passaria a ser a titular da empresa individual de responsabilidade limitada, formada pela conversão.

            O § 6º ainda prevê a aplicação, no que couber, das regras sobre as sociedade limitadas. Ressaltamos que as limitadas permitem que pessoas jurídicas integrem o seu quadro de sócios. Poderíamos, portanto, estender esta regra às empresas individuais de responsabilidade limitada.   

Sublinhamos que o próprio nome utilizado para designar a EIRELI denota, em seu bojo, um caráter abrangente. Isto porque, se fosse adotada a terminologia “empresário individual de responsabilidade limitada”, de fato, teríamos uma limitação à pessoa física, mas, como se adotou o nome de “empresa individual”, afastou-se o caráter restritivo.        

Apesar de todos estes argumentos favoráveis, o Departamento Nacional do Registro de Comércio publicou a Instrução Normativa nº 117, de 22 de novembro de 2011, que restringe a constituição de EIRELI apenas às pessoas naturais.   

No entanto, há julgados que afastam a limitação trazida pela referida regulamentação, como no julgado proferido pela Primeira Turma do TRF 5ª Região, na APELREEX 08028268020134058100, Desembargador Federal Samuel Erhrardt, em decisão assim ementada:

ADMINISTRATIVO. ARQUIVAMENTO DE ATOS NA JUNTA COMERCIAL. EIRELI. PESSOA JURÍDICA. ILEGALIDADE DA INSTRUÇÃO NORMATIVA 117/11 DO DNRC, AO INTERPRETAR RESTRITIVAMENTE O ARTIGO 980-A DO CÓDIGO CIVIL, QUE SE REFERE A UMA ÚNICA PESSOA TITULAR DA TOTALIDADE DO CAPITAL SOCIAL, SEM DISTINGUIR PESSOA FÍSICA DE PESSOA JURÍDICA. ADOÇÃO DA TÉCNICA DE JULGAMENTO PER RELATIONE.

2.      A intenção do legislador ordinário, no processo legislativo que deu origem à lei 11.441/2011, era a de possibilitar tanto a pessoa natural (física) quanto a jurídica de constituir uma empresa individual de responsabilidade limitada, eis que suprimiu o termo natural do texto final da lei. O legislador pretendeu, com tal ato, permitir e não proibir, a constituição da EIRELI por qualquer pessoa, seja ela natural ou jurídica.  

            Hoje, as decisões judiciais e as posições doutrinárias não afastaram as dúvidas sobre a possibilidade da pessoa jurídica ser a titular de uma EIRELI. Persiste, portanto, a necessidade da controvérsia ser pacificada, em definitivo, para termos a devida segurança jurídica em relação à questão.   

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio José Teixeira Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados