JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As sutilezas das cláusulas de reversão


Autoria:

Isabel Novembre Sangali


Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); foi estagiária do Ministério Público do Estado de São Paulo; teve aprovação nos quadros da OAB/SP; é especialista em Direito Empresarial - MBA/FUNDACE - FEA/USP-RP; é certificada no curso de extensão em contratos imobiliários, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais; treinada pelo High Performance Executive/Net Profit - Coaching; cursa pós-graduação em Direito Público, pelo Curso Verbo Jurídico; é Escrevente Autorizada do 2º Registro de Imóveis da Comarca de Ribeirão Preto, SP, atuando na área de direito registral imobiliário, desde 01/03/2006; e foi aprovada no 1º Concurso Para Outorga De Delegações De Serventias Extrajudiciais De Notas e De Registro Do Estado Da Bahia, em 2016.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 15/09/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O Código Civil, em seu artigo 538, define doação como “...o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra...”. 

Nas palavras de Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho, doação é “...um negócio jurídico firmado entre dois sujeitos (doador e donatário), por força do qual o primeiro transfere bens móveis ou imóveis para o patrimônio do segundo, animado pelo simples propósito de beneficência ou liberalidade...” (Novo Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2008, p.95). 

O contrato de doação subdivide-se em algumas espécies, dentre elas, na doação com cláusula de reversão, que é o objeto deste breve trabalho. 

Sem pretensão de esgotar o tema, compete esclarecer que o presente artigo tem o escopo de apenas elencar alguns aspectos relativos à doação com cláusula de reversão, também conhecida como cláusula de retorno, em especial, sobre as doações de bens imóveis. 

Pois bem, o artigo 547 do Código Civil define a doação com cláusula de reversão como a hipótese em que: “...O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário...”. 

Em outras palavras, trata-se do ato de liberalidade pelo qual se transfere um bem a outrem com a restrição de que se o donatário/favorecido falecer antes do doador, o bem retornará a este, sem ressalvas. 

Ademais, o parágrafo único do referido artigo estabelece também a proibição de tal cláusula em favor de terceiros ao determinar que: “...não prevalece cláusula de reversão em favor de terceiro...”, ou seja, a aludida restrição é personalíssima (intuitu personae) e não se estende a outras pessoas, ainda que sucessores. 

Pelo caráter restritivo desta cláusula, mister se faz que ela conste expressamente no título de transmissão em que se perfectibiliza a doação, e, preferencialmente, com menção ao dispositivo do artigo 547 do Código Civil. 

Ainda, cumpre ressaltar que a referida cláusula possui natureza nitidamente resolutiva. 

Isso porque, operado o evento incerto da morte do donatário anterior ao falecimento do doador, restituir-se-á o bem ao doador, ainda que o imóvel tenha sido transferido a terceiros ou que o donatário tenha deixado herdeiros. Neste caso, a propriedade do adquirente é resolúvel. 

Além disso, incumbe destacar que, apesar de ser a propriedade resolúvel, o imóvel não se torna inalienável, isto é, o donatário poderá dispor do bem como desejar. 

Logo, diante da hipótese de disposição do imóvel com a cláusula de retorno a terceiros, para garantia de maior publicidade, é aconselhável que seja noticiada a restrição ao adquirente, no seu título aquisitivo, ainda que a citada informação já conste na matrícula, a qual, obrigatoriamente, deverá conter a cláusula. 

A providência de fazer menção à cláusula no título de transmissão a terceiros trata-se de mera cautela e não requisito essencial, diferentemente da hipótese em que se doa o imóvel e institui-se a cláusula de reversão, em que a menção à restrição se faz obrigatória. 

Nesse diapasão, por si só, a ausência de menção à cláusula existente sobre o imóvel não é suficiente para levar à qualificação negativa do título. 

Isto é, em tais situações, não há motivos para negar-se o registro de uma escritura ou instrumento particular de transmissão a terceiros do imóvel já gravado com a cláusula de reversão. 

Essa conclusão é plausível pela seguinte razão: “...diante da publicidade do registro do instrumento, o eventual adquirente do bem será sujeito passivo de ação reivindicatória após o óbito do alienante, na medida em que a resolução da propriedade conduz à extinção dos direitos reais concedidos pelo proprietário, devolvendo ao doador isenta de ônus e restrições...” (Código Civil Comentado. Coordenador Ministro Cezar Peluso. São Paulo: Manole, 2012, p. 595). 

Certamente, a matrícula do imóvel é o instrumento eficaz, seguro e capaz de atestar a todos a existência da reversão com ampla publicidade. Basta verificar a certidão da matrícula do imóvel. 

Neste esteio, incumbe destacar ainda que a melhor prática registral se orienta no sentido de que a cláusula de reversão receba uma averbação própria na matrícula do imóvel, após o ato de registro da doação. 

Aliás, também é possível que a cláusula integre o ato da doação, como informação complementar, entretanto, nessa situação, a existência da reversão não receberá tanto destaque, nem será de fácil identificação. 

Outro assunto a ser considerado é aquele atinente aos frutos e rendimentos do imóvel ou ainda, em sentido inverso, às situações de depreciação e danificação. 

Em hipóteses como essas, majoritariamente, entende-se que não caberá indenização ao doador por eventuais prejuízos no imóvel e que os frutos e rendimentos pertencem ao donatário e seus sucessores. 

Ademais, no tocante a questões sucessórias, na comoriência de doador e donatário, a cláusula de reversão não produzirá efeitos. 

Em tal hipótese, “...exclui-se qualquer relação entre doador e donatário, sendo os bens atribuídos ao donatário transmitidos a seus sucessores...” (Código Civil Comentado. Coordenador Ministro Cezar Peluso. São Paulo: Manole, 2012, p. 595). 

Além disso, com vistas à situação do cônjuge, vale colacionar a hipótese peculiar de preservar-se ou não a incomunicabilidade do imóvel doado com cláusula de reversão. 

Isso porque haverá ocasiões em que o regime de bens do casamento acarretará a comunicabilidade do imóvel doado e a extensão da cláusula de reversão ao cônjuge seria, no mínimo, descabida. 

No artigo “Uma Análise Notarial do Contrato de Doação”, a autora, Tabeliã Fernanda de Freitas Leitão, cita um trecho categórico da obra “Das cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade”, do insigne registrador Ademar Fioranelli. 

O excerto traz o seguinte: “...ele sustenta ser aconselhável que a cláusula reversiva e resolutiva venha acoplada à de incomunicabilidade, in verbis: “Deve-se preservar a incomunicabilidade do bem, já que toda alteração no estado civil do titular do direito, no caso o donatário, implicará, automaticamente, reflexos de toda ordem acerca de seu exercício, gerando graves consequências à pretensão do doador. Bastaria imaginar o casamento do donatário solteiro sob o regime da comunhão universal de bens. Algumas questões poderiam ser levantadas: a condição resolutiva se resolve em parte ou em sua plenitude por morte do donatário? Por força da condição, consolida-se a plena propriedade da metade ideal do falecido em favor do proprietário resolúvel, e a outra metade ideal para a viúva e herdeiros do falecido, considerando que com o falecimento abre-se a sucessão que se resolverá com a partilha?”...”(http://www.anoreg.org.br/images/arquivos/ArtigoDoaoFernandaLeito.pdf). 

Ultrapassadas estas questões, cabe discorrer ainda sobre a possibilidade de imposição da aludida cláusula em doações com pessoas jurídicas. 

Para alguns, a situação em tela não tem cabimento, por interpretar-se o conteúdo do artigo 547 do Código Civil de forma restritiva, não sendo possível, mormente, conceber-se a “morte” de uma pessoa jurídica. 

Elas não falecem (interpretação literal do dispositivo legal), apenas se extinguem. E a extinção de uma pessoa jurídica recebe tratamento próprio e específico, com procedimentos expressos em lei. 

Todavia, em posicionamento contrário, considera-se possível a imposição da cláusula reversiva nas doações com pessoas jurídicas, razão pela qual bastará a expressa menção da restrição no título aquisitivo e respectivo registro. 

Os trâmites exatos da extinção da pessoa jurídica deverão ser observados, seja judicialmente, seja perante os órgãos de registro competentes, situações em que caberá ao registrador qualificar o título com especial cautela para proceder ao cancelamento da cláusula. 

E neste contexto, exsurge-se uma relevante observação acerca da necessária diferenciação entre doação com cláusula de reversão e a hipótese de reversão da coisa doada para o patrimônio do doador em virtude de revogação por descumprimento de encargo, situação muito corriqueira em doações com pessoas jurídicas. 

Como dito alhures, a cláusula reversiva deve ser expressa e vincular-se ao encerramento da pessoa jurídica ou falecimento da pessoa física. 

Já a reversão do patrimônio doado por revogação ocorre quando não cumprido o encargo estabelecido entre as partes. É uma doação com encargo apenas, diferentemente da cláusula de retorno.

Derradeiramente, em relação ao advento da reversão a favor do doador, com o cancelamento da cláusula, cabem breves considerações, a começar pelo fato de que não há incidência do imposto de transmissão. 

As hipóteses mais comuns e de singela operacionalização são aquelas em que, ocorrendo o falecimento do donatário, é apresentada ao registro de imóveis a respectiva certidão de óbito (original ou cópia autenticada), juntamente com o requerimento para que seja averbado do óbito e consequente reversão do bem, com assinatura do doador e reconhecimento de firma. 

Por meio de tal averbação, tem-se a reversão do imóvel ao doador e cancelamento da cláusula de retorno. 

Além disso, podem ser elencados outros meios e instrumentos viáveis para tanto, tais como: a) os títulos judiciais com ordens expressas nesse sentido; b) títulos hábeis a confirmar o encerramento da pessoa jurídica, acompanhados de requerimento; e c) escrituras de declaração ou revogação da cláusula de reversão, assinada por doador e donatário, com o escopo de colocar fim à restrição, a qual não é um direito indisponível. 

Em vista disso, traçadas algumas linhas gerais sobre o tema, é certo asseverar que ele possui relevância no dia a dia notarial e registral, motivo pelo qual deve ser observado com atenção e cautela. 

Decerto, é fundamental antever situações das quais possam se originar problemas futuros, a exemplo de: a) casos em que há constituição de garantia sobre os imóveis clausulados; b) falecimento de apenas um dos doadores casados entre si antes da morte do donatário e efeitos sucessórios para o doador vivo e sucessores do donatário; c) donatário casado sob o regime da comunhão universal de bens e comunicabilidade; d) comoriência; e) extinção de pessoas jurídicas e sua prova; e) possibilidade de proceder ao cancelamento de todos os atos posteriores à doação com cláusula de reversão em virtude do falecimento do donatário. 

Portanto, as sutilezas da imposição de uma cláusula reversiva não podem ser negligenciadas ou tratadas de forma diminuta. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Isabel Novembre Sangali) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados