JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Responsabilidade do Dano Ambiental


Autoria:

Carolina Salles


Mestre em Direito Ambiental

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 28/12/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

1.      Dano Ambiental

Embora não exista um conceito legal para dano ambiental, podemos extraí-lo da doutrina. Para Antunes, o dano ambiental pode ser definido como o dano ao meio ambiente, sendo, portanto, a ação ou omissão, que prejudique as diversas condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que perita, abrigue e reja a vida, em queaisquer de suas formas.

Para Milaré, dano ambiental pode ser considerado como “a lesão aos recursos ambientais, com a conseqüente degradação-alteração adversa ou – in pejus – do equilíbrio ecológico e da qualidade ambiental.”

2.      Âmbitos de Responsabilidade pelo Dano Ambiental

A Constituição Federal, em seu artigo 225, parágrafo 3º estabelece que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Dessa forma, a Carta Magna traz três modalidades de responsabilidade: administrativa, civil e penal, gerando sanções em cada âmbito referido.

De acordo com José Antonio da Silva, ainda que não configure lesão ao bem de interesse difuso, o dano ecológico, não apresenta diferenças no que tange às repercussões jurídicas podendo gerar, igualmente, os três tipos de responsabilidade, de acordo com as especificidades do caso concreto.

2.1.Responsabilidade Administrativa

A responsabilidade administrativa decorre da infração de normas dessa natureza e fundamenta-se na capacidade do Poder Público de impor deveres à coletividade. A efetividade desta capacidade está fundada no poder de polícia, que é prerrogativa do Poder Público.

O artigo 70 da Lei 9.605/1998 define a infração administrativa ambiental como “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.”

As sanções possíveis, de acordo com o artigo 72 da referida lei, são: advertência; multa simples; multa diária; apreensão dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização do produto; suspensão de venda e fabricação do produto; embargo de obra ou atividade; demolição de obra; suspensão parcial ou total de atividade; e restritiva de direitos.

2.2.Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil está expressa no final do artigo 225, parágrafo 3º trazendo a obrigação de reparar os danos causados.

O artigo 14, parágrafo 1º da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – Lei n. 6.938/81 estabelece que “sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.”

A responsabilidade civil em matéria ambiental pode apresentar-se nas seguintes modalidades:

1a) responsabilidade contratual, decorrente de contrato;

2a) responsabilidade legal, decorrente de exigência legal;

3a) responsabilidade por ato ilícito, fundada em ato ilícito; ou

4a) responsabilidade por ato lícito, que é aquela fundada na responsabilidade por risco

Para a responsabilidade pelo dano ambiental, vigora a teoria da responsabilidade civil objetiva, sendo desnecessária a comprovação do dolo o culpa para caracterização da responsabilidade civil, bastando existir o dano e o nexo causal.

Como conseqüência da responsabilidade civil objetiva, é irrelevante se a atividade causadora do dano é ou não lícita e se está ou não de acordo com as normas ambientais. Ainda deve-se mencionar que não são excludentes de responsabilidade pelo dano ambiental o caso fortuito e a força maior, sendo admitido, apenas, o regresso do empreendedor contra o verdadeiro causador, se for o caso.

2.3. Responsabilidade Penal

A Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98 – sistematizou os crimes contra o meio ambiente, que anteriormente estavam estabelecidos em legislações esparsas.

Em seu artigo 2º, a lei estabelece punição para a ação e omissão em relação ao dano ambiental.

Art. 2º “Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir sua prática, quando podia agir para evitá-la.”

O artigo 3º estabelece que “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.”

Dessa forma, existem dois os pressupostos para a configuração da responsabilidade penal da pessoa jurídica: que a infração ambiental tenha sido originada de decisão de seu representante e que tenha por motivação beneficiá-la. Assim, ainda que o ilícito penal ambiental decorra de decisão do representante da empresa, a responsabilidade penal desta não estará caracterizada se aquele não foi cometido buscando alguma vantagem para a empresa. (BELTRÃO, 2014)

É importante também frisar que a referida lei acolhe a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, em seu artigo 4º, “sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente”.

As sanções penais ambientais compreendem as penas privativas de liberdade, restritivas de direito e multa. As penas privativas de liberdade compreendem a reclusão e a detenção, para os crimes, e a prisão simples, para as contravenções.

BIBLIOGRAFIA

Beltrão, Antonio F. G.. Curso de direito ambiental.  2. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014.

MILARÉ, Édis. Ação civil pública e a tutela jurisdicional dos interesses difusos. São Paulo: Saraiva, 1984.

______. Direito do ambiente. São Paulo: RT, 2005.

PINHEIRO, Carla. Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 1995.

______. Direito ambiental constitucional. São Paulo: Malheiros, 2002.

 

______. Direito urbanístico brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2008.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carolina Salles) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados