JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A Relação Entre Maus-Tratos Animais e a Violência Doméstica


Autoria:

Carolina Salles


Mestre em Direito Ambiental

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Artigo que descreve brevemente e de forma dinâmica a interação entre o abuso de animais e violência doméstica

Texto enviado ao JurisWay em 12/04/2016.

Última edição/atualização em 21/04/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Quando animais sofrem abusos, as pessoas estão em perigo. Quando as pessoas sofrem abusos, os animais estão em perigo

Hoje que a sociedade não aceita e também não tolera a violência contra as mulheres, assim como considera inadmissível maus tratos aos animais, percebe-se o quanto os direitos animais e direitos femininos têm muito em comum. Uma batalha, nada fácil para os dois.

E muitos devem estar se perguntando qual a relação entre maus-tratos aos animais e a violência doméstica?

Será que existe relação entre eles?

Infelizmente sim e pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos e outros países demonstram a ligação entre a violência doméstica e a violência contra os animais de estimação, sendo um sinal de que mulheres possam estar sendo vítimas de violência doméstica no seio familiar

A violência doméstica, em muitos lares, tem início com o abuso aos animais.

Em 2011, uma pesquisa realizada pela Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (AADAMA), em parceria com uma empresa, revelou que pessoas que agridem animais estão mais propensas a cometerem atos violentos, principalmente contra as mulheres.

Segundo a pesquisa 71% das mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que tinham em suas casas animais de estimação, os indefesos e inocentes bichinhos foram vítimas de seus companheiros que em algum momento ameaçaram, agrediram e até mataram os animais da família

Na nossa sociedade onde o machismo ainda impera e a mulher é vista como um ser frágil e de domínio do homem, a transforma em uma vítima de homens sofrendo desde abusos psicológicos até físicos, da mesma maneira que os animais que também são vistos como posse e abusados das mais variadas formas.

Ao se defender os direitos dos animais e denunciar os maus tratos e punir os responsáveis podemos estar evitando uma futura violência doméstica contra uma mulher. Pensem nisso

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carolina Salles) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados