JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Regime Disciplinar Diferenciado - Aspectos inconstitucionais


Autoria:

Kiesley Ribeiro Monteiro


Formando em direito em 2014 Aprovado no XIV Exame da Ordem. 2º FASE - Estudou Direito Penal e Processo Penal

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Este regime diferenciado na execução penal tem como escopo o isolamento do preso provisório ou condenado que comete algum fato previsto como crime.

Texto enviado ao JurisWay em 03/11/2014.

Última edição/atualização em 20/11/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O tema ora abordado é de suma importância, visto que um dos aspectos da pena é a ressocialização, e diante da falência do sistema carcerário brasileiro, esse objetivo de ressocializar praticamente não passam de intenções da política criminal, pois diante da situação do sistema carcerário no país, não há possibilidades de recuperação de nenhum detento.

Assim, diante de todo esse problema, o legislador entendeu necessário criar um regime mais rígido do que o próprio regime fechado, destinado a presos que cometem os crimes previstos no artigo 52 da LEP. Esse regime diferenciado tem como característica o isolamento do preso, com a ótica acabar ou ao menos diminuir o poder dos criminosos que mesmo dentro dos presídios, coordenam grupos e facções do lado de fora.

Mesmo com essa visão de intimidar os criminosos que comandam essas organizações fora dos presídios, o Regime Disciplinar Diferenciado, vem desde sua criação recebendo severas críticas, pelo fato do rigor que são submetidos os internos desse sistema diferenciado. Diante disso, passou-se a questionar a constitucionalidade do RDD sob o argumento que feriria princípios consagrados na Constituição Federal de 1988, como por exemplo, o princípio da dignidade da pessoa humana e a vedação de penas cruéis.

É nesse raciocínio, que mora a importância jurídica e social do tema, já que é necessário saber se de fato o Regime Disciplinar Diferenciado afronta tais princípios. Para tanto, também se faz necessário fazer uma ponderação entre os princípios em discussão e os direitos desses presos, juntamente com o direito à segurança social também garantida pela CF/88.

 

No entanto, o presente trabalho, após confrontar princípios constitucionais envolvidos, demonstrará que o RDD é constitucional, todavia há, portanto nesse regime, requisitos que deflagram um confronto com um desses princípios, fazendo, porém que o RDD embora compatível com a CF/88, trazer uma interrogação sobre eventual inconstitucionalidade em seus requisitos... 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Kiesley Ribeiro Monteiro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.
 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados