JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Seguro Fiança Locatícia - benefícios para proprietário, inquilino e imobiliária


Autoria:

Isadora De Moraes Pinheiro Murano


Isadora de Moraes Pinheiro Murano, advogada, formanda em Direito na Faculdade ANHANGUERA/UNIDERP, CAMPO GRANDE - MS. Experiência no contencioso de volume nos segmentos seguro e bancário.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Seguro Fiança Locatícia - benefícios para proprietário, inquilino e imobiliária

Texto enviado ao JurisWay em 11/09/2014.

Última edição/atualização em 24/09/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

 

A Superintendência de Seguros Privados, através da Circular n. 347/2007, regulamentou as condições contratuais do Seguro de Fiança Locatícia de imóveis urbanos, estabelecendo as regras mínimas para sua comercialização.

 

 

 

A fiança locatícia é uma das espécies de garantia prevista na Lei do Inquilinato (8.245/91), que se contrata por meio de uma apólice de seguro e garante ao locador, em caso de inadimplência do inquilino, o recebimento por parte da seguradora das coberturas contratadas.

 

 

 

O seguro fiança locatícia pode ser aderido tanto para aluguéis residenciais quanto para comerciais, diferenciando-se pela sua praticidade, uma vez que, substitui a exigência dos tradicionais fiadores ou da prestação de caução nos contratos de locação, ou seja, mediante a contratação deste serviço, dispensa-se a busca de um fiador ou o pagamento de caução por parte do locatário.

 

 

 

Nesta modalidade, a figura do segurado é o locador do imóvel, e o inquilino é a pessoa que fica garantida conforme definido no contrato de locação, coberto pelo seguro de fiança locatícia, tendo como cobertura básica o pagamento do aluguel e de multas para o proprietário do imóvel, na eventualidade de o inquilino atrasar ou não pagar, podendo também serem contratadas coberturas adicionais, como pagamento de condomínio, IPTU, água, entre outros.

 

 

 

O prazo de vigência do seguro de fiança locatícia é o mesmo do contrato de locação e na hipótese de prorrogação da locação por prazo indeterminado, ou por força de ato normativo, a cobertura do seguro somente persistirá mediante aceitação de nova proposta por parte da seguradora.

 

 

 

Este ramo de seguro foi criado com o objetivo de facilitar o relacionamento entre proprietários de imóveis, inquilinos e imobiliárias, trazendo diversos benefícios para ambas as partes.

 

 

 

Para o inquilino/locador, a contratação do seguro dispensa a busca por um fiador ou avalista e evita o desfalque nas economias para reunir dinheiro suficiente para a prestação caução. Já para a imobiliária, representa redução de custos e facilidade operacional, pois a análise do cadastro do futuro inquilino é feita pela própria seguradora, eliminando o risco que a imobiliária assume ao aprovar cadastro e ainda, a segurança do recebimento do aluguel que garante a taxa de administração do imóvel.

 

 

 

Dentre as inúmeras vantagens listadas acima, garante ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e dos encargos vencidos, caso o inquilino atrase ou fique inadimplente, trazendo assim benefícios para todas as partes envolvidas na locação.

 

 

 

Hoje em dia, o aluguel de um imóvel tornou-se algo complicado e muito burocrático, mas o Seguro Fiança Locatícia veio para acelerar e facilitar este processo, tornando-se uma excelente alternativa para o inquilino, que não precisa mais passar pelo constrangimento de pedir para um terceiro ser seu fiador; bom para o proprietário que não precisa se preocupar com atrasos ou falta no pagamento do aluguel; e ainda para as imobiliárias, que reduzem o custo operacional e tem garantia no recebimento da taxa de administração.

 

 

 

Isadora Murano, advogada do Escritório Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados.

 

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Isadora De Moraes Pinheiro Murano) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados