JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Novo CPC com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O apagão de 2009: a escuridão que revelou muitas evidências


Autoria:

Andréia Botti Azevedo


Advogada militante em São Paulo/Capital, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 20/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

No dia 10 de novembro de 2009, exatamente às 22:13 hrs, horário fatídico onde na mesma semana o dia supersticioso “13” cairá numa sexta-feira , ocorreu um suspeito blecaute de proporções nacionais.

As autoridades responsáveis apontam como causa da repentina queda de energia elétrica condições atmosféricas adversas.

Uma suposta descarga demasiada de raios atingiu uma das vias de transmissão da Usina Hidroelétrica de Itaipu, comprometendo todo o fornecimento de luz em 18 Estados do país.

Nesse contexto, emerge a indagação: o sistema de fornecimento de energia elétrica de Furnas seria alvo de criminosos cibernéticos

Os piratas virtuais, exigindo quantias exorbitantes, são capazes de invadir o sistema e sabotar as linhas de transmissão, tal como já ocorreu em outras ocasiões.

O minuto 13 na semana do dia 13.11 em uma “típica sexta-feira 13”, alia-se ao fato de que na mesma data em que ocorreu o julgamento e a condenação de um importante líder de uma facção criminosa.

Seriam meras coincidências da chamada “era de aquário” ou repete-se a ficção retratada no recente filme nacional de Sérgio Rezende, baseada num enredo verídico vivenciado na capital do Estado de São Paulo em maio de 2006.

Nos dias atuais, a carência de energia elétrica demonstra nossa total submissão aos recursos tecnológicos. A abrupta paralisação é crível de causar prejuízos imensuráveis, impactando diretamente na rotina e inviabilizando qualquer espécie de atividade nos tempos modernos.  

A falha é notável, só resta saber quem será o responsabilizado. Sem duvidas, é muito mais simples imputar a culpa aos fenômenos da natureza, as chamadas hipóteses de força maior.

Insta salientar que os metereologistas do INPE afirmam que não houve descargas elétricas excepcionais e que essas caíram em local distante das linhas de transmissão. As condições metereologicas são freqüentes na intensidade que ocorreu no dia do apagão e na região do incidente. 

Independente da natureza da pane, a extensão do “salve-geral” mostrou-se nociva e, seja em face de razoes climáticas, seja por ataques hackers ou ato de sabotagem de qualquer espécie, as circunstancias acarretam um alerta coletivo e nos faz refletir sobre as causas ocultas que certamente não serão anunciadas pela mídia para não desmoralizar ainda mais a fragilidade da gestão publica.  

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Andréia Botti Azevedo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2017. JurisWay - Todos os direitos reservados