JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Trabalho em Feriados - Atividades do Comércio - Necessidade de autorização em norma coletiva


Autoria:

Rogerio Silveira De Lima


Advogado - Universidade Cidade de São Paulo; Pós Graduado Direito Previdenciário - EPDS; Contador - Instituto Santanense de Ensino Superior; Sócio em Colligare Perícias e Cálculos Judiciais Mais de 10 anos de experiência nas áreas jurídica e contábil

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O trabalho em dias feriados nacionais e religiosos, a princípio, é vedado, não podendo o empregador descontar a remuneração, nem exigir compensação. Referido entendimento se extrai da análise do artigo 70, da Consolidação das Leis do Trabalho:

Texto enviado ao JurisWay em 17/04/2014.

Última edição/atualização em 24/04/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O trabalho em dias feriados nacionais e religiosos, a princípio, é vedado, não podendo o empregador descontar a remuneração, nem exigir compensação. Referido entendimento se extrai da análise do artigo 70, da Consolidação das Leis do Trabalho:

“Art. 70. Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos termos da legislação própria.”

Os feriados civis e religiosos são determinados por leis. Os feriados nacionais, estaduais e municipais são regulados pela Lei n. 9.093/95. Já a Lei nº 6.802/80 trata dos feriados para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil em 12 de outubro. Conforme a Lei n. 10.607/02, são feriados nacionais os dias 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Contudo, há exceções à regra, como por exemplo, nos casos em que a execução dos serviços de forma contínua for imposta pelas exigências técnicas da atividade, ou aquelas que, em razão do interesse público, ou pelas condições peculiares tornem indispensável a continuidade do trabalho. Referidas exceções foram disciplinadas inicialmente pelo Decreto nº 27.048 de 12 de agosto de 1949, que regulamenta a Lei nº 605 de 5 de janeiro de 1949, que dispõe sobre o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos.

Referido dispositivo prevê o pagamento em dobro da remuneração do trabalhador que se ativar nos feriados, salvo se a empresa determinar ouro dia de folga.

Vale destacar que o Decreto 27.048/49 traz extensa relação de atividades autorizadas ao labor em feriados, dentre elas algumas atividades do comércio varejista.

Posteriormente, o Decreto nº 83.842, de 14 de agosto de 1979, delegou ao Ministério do Trabalho a competência para autorizar o funcionamento de empresas aos domingos e feriados civis e religiosos, observadas as disposições contidas na Lei nº 605/49 e no Decreto nº 27.048/49.

Somente a partir de 2007 restou legalmente permitida a autorização do labor em feriados para os trabalhadores nas atividades do comércio em geral. Até então, a Medida Provisória nº 1.982-77 de 2000, convertida na Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, se aplicava tão somente aos trabalhadores do comércio varejista.

Assim, com a edição da Lei nº 11.603 de 5 de dezembro de 2007, foi acrescido à Lei nº 10.101/00 o artigo 6º-A, assim redigido:

“Art. 6º-A. É permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal, nos termos do art. 30, inciso I da Constituição.”

Há que se observar que a Lei nº 11.603/07 trouxe três importantes “novidades”, quais sejam (i) estender ao comércio em geral a norma que era aplicada apenas ao comércio varejista; (ii) encurtar para três semanas o lapso temporal mínimo de quatro semanas para coincidência do Repouso Semanal Remunerado com o domingo e; (iii) exigir que a autorização para o trabalho nos feriados conste, expressamente, da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

 

Desta forma, para que seja autorizado o labor em dias feriados, necessário se faz “observar a expressa autorização em norma coletiva de trabalho e; a legislação municipal vigente".

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Rogerio Silveira De Lima) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados