JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A gestante no mercado de trabalho


Autoria:

Daniele Rezende


Daniele Rezende, professora, especialista em direito do trabalho.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Vale Transporte
Direito Coletivo do Trabalho

Os novos direitos dos empregados domésticos
Direito do Trabalho

Direitos dos portadores de deficiência física
Direito Constitucional

Aviso Prévio
Direito Coletivo do Trabalho

Outros artigos da mesma área

A aplicação do princípio da irretroatividade das nulidades nos contratos de trabalho envolvendo o jogo do bicho

DESCANSO SEMANAL REMUNERADO

"Mas o que foi que eu fiz? Considerações sobre o assédio moral e as implicações tangíveis pelo ordenamento jurídico brasileiro na atualidade

O adicional de insalubridade: um direito constitucional trabalhista

FORMAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO NO DIREITO DO TRABALHO COM O ADVENTO DA LEI 13.467/2017: ARBITRAGEM E ACORDO EXTRAJUDICIAL.

Possíveis Formas de Resistência Laboral no Mundo do Futuro

O incidente da desconsideração da personalidade jurídica aduzido pelo novo CPC aplicado ao processo do trabalho

Os novos direitos dos empregados domésticos

Principais pontos sobre a reforma trabalhista.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Mais artigos da área...

Texto enviado ao JurisWay em 06/01/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A lei garante a empregada gestante a estabilidade no emprego à partir da confirmação da gravidez até 05 meses após o parto, inclusive no contrato de experiência, contrato por prazo determinado e até no decorrer do aviso prévio.

Tal norma causa dúvidas em muitas empresas. Afinal esta estabilidade deve ser conferida a partir da gravidez da empregada ou da data em que a mesma comunica o fato ao patrão?

Os empregadores têm alegado que não há como ceder a estabilidade sendo que desconhece que a empregada está grávida, sendo portanto possível o desligamento da mesma.

Ao analisar a situação, surgem 3 datas distintas: a) data da gravidez em si; b) data da confirmação da gravidez pelo médico; c) data da comunicação por parte da empregada ao empregador.

A lei é omissa em relação a qual data seguir, pois fala apenas “em confirmação da gravidez”, termo muito vago, vez que tal confirmação pode ocorrer de várias maneiras.

Através dos julgados trabalhistas, é possível notar que os entendimentos vêm sido na sua grande maioria, afirmando que a data é da gravidez em si, e não da comunicação do estado gravídico ao empregador. Ou seja, ainda que a empregada tenha a confirmação médica em agosto, de que está grávida desde junho, por exemplo,o mês que será considerado para fins de estabilidade é o mês de junho.

Através dessa visão, podemos concluir que o empregador simplesmente teria que adivinhar se a empregada está grávida para só então poder demiti-la?

Bem, como todos sabemos o risco do negócio, os lucros e prejuízos advindos da atividade econômica são de responsabilidade do empregador, ou seja, caso decida dispensar a empregada, e a mesma prove que já encontrava-se grávida no momento da demissão, poderá o empregador ser obrigado a reintegrá-la aos quadros da empresa, ou, não sendo possível, deverá indenizá-la.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Daniele Rezende) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados