JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

Procon-RJ cria Manual do Consumo Sustentável

Fonte: Procon RJ 29/6/2012

Texto enviado ao JurisWay em 03/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O meio ambiente não pode mais esperar e o PROCON-RJ, que fez a sua parte no evento RIO+20 no sábado (23), no Parque dos Atletas em Jacarepaguá, já está finalizando o "MANUAL DO CONSUMO SUSTENTÁVEL" que estará à disposição neste site, na 2ª quinzena do próximo mês. O encontro realizado no pavilhão do governo do Estado do Rio reuniu dezenas de pessoas que foram assistir à palestra sobre o "Consumo Sustentável:  A função Socioambiental das relações de Consumo".

Ao final dos trabalhos o público presente participou dos debates, incluíndo os alunos de Direito das Faculdades Cândido Mendes e da Universidade, que fizeram várias perguntas relacionadas ao tema. Na presidência da mesa de discussões o Diretor Jurídico do PROCON-RJ Dr. Carlos Edison Monteiro ao lado da Dra. Maria Raquel Coelho de Oliveira conduziram os debates, além das convidadas palestrantes: Dra. Maria Lucia Alves de Oliveira, Coordenadora do PROCON de Araruama, e a Vereadora Rosana Gradeazabal, representando o prefeito da cidade Andre Mônica Luiz Silva.

Entre outros temas que foram desenvolvidos, o Dr. Carlos Edison Monteiro chamou atenção para a função socioambiental das relações de consumo.

- A participação do consumidor é que dá o respaldo necessário para o nosso trabalho no PROCON-RJ.  A consciência da necessidade de preservação do planeta, a finitude dos recursos naturais e a busca por fontes renováveis, são ditames dos valores ambientais e da dignidade humana. Sair do campo das discussões e partir para o trabalho efetivo junto ao consumidor é a nossa meta, afirmou o Dr. Carlos Edison Monteiro.

A autora do projeto "MANUAL DO CONSUMO SUSTENTÁVEL" a Dra. Maria Raquel, responsável pela Educação para o Consumo do PROCON-RJ e também no site oficial do órgão, acredita que o evento pode alcançar o objetivo almejado.

- Uma de nossas maiores conquistas na Rio+20 foi a inclusão de padrões de produção e consumo sustentáveis no documento final. Mas o que nós, cidadãos comuns, devemos fazer para modificar essa tendência de degradação da natureza e construir um futuro de sustentabilidade econômica, social e ambiental que queremos?  A resposta é essa: modificar nosso comportamento como consumidores. A sociedade precisa refletir sobre os impactos do consumo na degradação do meio ambiente, argumentou Dra Maria Raquel.

A salvação do planeta

O planeta pode ser salvo a partir da mudança de comportamento na hora em que se adquire um produto ou serviço.  O problema não está apenas nas matas, no mar ou no lixão, ele começa em casa e vai direto para o planeta terra, que acaba devolvendo esse problema a você.

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humana." Sendo assim, vamos pensar antes de consumir.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados