JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz

Fonte: R7 Notícias 8/5/2012

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Medicamento é o mais utilizado no tratamento da Aids 

O governo prorrogou por cinco anos o prazo de vigência do licenciamento compulsório das patentes referentes ao Efavirenz para fins de uso público não comercial. A medida passa a valer a partir de hoje (7), com a publicação do decreto no Diário Oficial da União. O antirretroviral Efavirenz é o medicamento importado mais utilizado no tratamento da aids e distribuído na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

O licenciamento compulsório foi decretado pela primeira vez em maio de 2007, para permitir ao governo brasileiro a importação de versões genéricas do Efavirenz de laboratórios pré-qualificados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ele pode ser implementado a partir de circunstâncias previstas na Lei da Propriedade Industrial do país, como comercialização insatisfatória ou emergência nacional e interesse público.

No caso do Efavirenz, a medida foi tomada porque o laboratório Merck, detentor da patente, não aceitou proposta de reduzir preço que fosse satisfatória para o Brasil, um dos maiores compradores mundiais do medicamento.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
 
Copyright (c) 2006-2020. JurisWay - Todos os direitos reservados