JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Ciência e Filosofia, dois modos diferentes de pensar.


Autoria:

Eanda Zior

Resumo:

Trata o presente trabalho de uma análise da relação entre a Ciência e a Filosofia, através do estudo da obra "A Teoria da Ciência Jurídica", de autoria do mestre Willis Santiago Guerra Filho.

Texto enviado ao JurisWay em 28/11/2011.

Última edição/atualização em 03/12/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

RESUMO

Trata o presente trabalho de uma análise da relação entre a Ciência e a Filosofia, através do estudo da obra “A Teoria da Ciência Jurídica”, de autoria do mestre Willis Santiago Guerra Filho. É desenvolvida uma visão sobre o que é a filosofia em geral, o que esta representa em uma sociedade moderna como a que se vivência nos dias atuais e por fim a importância da filosofia para o pensamento atual. É também abordado o fenômeno da busca pela técnica do pensamento que é utilizada na atualidade.  Busca-se, por meio da observação do conhecimento filosófico desde a Grécia antiga verificar as mudanças ocorridas na filosofia e atual produção filosófica, procurando deste modo, compreender o porque da mínima produção filosófica atual verificada.

Palavras- chave: ciência e filosofia, pensamento filosófico, nova filosofia, pensamento técnico-científico.

1. CIÊNCIA E FILOSOFIA

A sociedade vivência hoje, um período onde o pensamento é voltado para a técnica, para as ciências exatas. Isto se deve ao fato de este tipo de conhecimento ser capaz de oferecer respostas aparentemente incontestáveis, possibilitando assim, certa certeza sobre a verdade do conhecimento e conseqüentemente uma aparente resolução do problema.

Ocorre que, a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. Na realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso, ou seja, esta sempre evoluindo e despertando o filosofo a conceitos e características que antes não havia percebido.

Devido a este caráter de mutabilidade das respostas que a filosofia traz para aquele que a estuda, acaba-se por acreditar que o pensamento filosófico possui menor importância que o técnico-científico.

A filosofia surgiu a partir do momento em que o homem passou a pensar e buscar as respostas para suas indagações a partir de um pensamento racional, não aceitando explicações meramente religiosas ou baseando-se numa natureza mitológica. Nota-se que o filósofo é aquele que surgiu com o intuito de questionar pois só a partir do questionamento se pode alcançar a verdade.

Para se chegar ao conceito de o que seria a Filosofia, é necessário observar que a resposta para essa questão não é encontrada apenas nos conceitos antigos e pré-estabelecidos do que seria a filosofia, mas sim na atitude de filosofar sobre a filosofia, ou seja questionar o que é filosofia, debater seu significado e buscar suas conclusões, que serão assim o seu conceito sobre o que a filosofia é.

A filosofia possui atributos que permitem que esta seja claramente diferenciada da ciência.

O primeiro atributo é a reflexividade, que é a característica da filosofia ser também objeto dela mesma, pois ao mesmo tempo em que esta é técnica, ela é o objeto de estudo.

O segundo atributo é a circularidade, este decorre um pouco da reflexividade, pois a filosofia não possui um progresso retilíneo, muito pelo contrário o progresso é circular, pois os questionamentos que foram debatidos no passado podem ser debatidos novamente na busca de uma verdade mais completa. Exatamente devido a isto que a filosofia antiga não é completamente descartada, pois sempre pode-se chegar a novas conclusões e conhecimentos a partir de indagações filosofadas no passado.

 A filosofia possui caráter aporético, pois tem a presença dela mesma como objeto de suas questões, o que conseqüentemente faz com que a mesma não seja possivelmente solucionada.

Devido a essa característica da filosofia ser circular na sua forma de pensar, que esta foi parcialmente abandonada pela sociedade moderna, pois para muitos não há um ponto de chegada alcançável através da filosofia, desta forma, a produção filosófica na atualidade é bastante escassa o que é um imenso erro. Pois até mesmo a filosofia ruim é um progresso, pois contestando a má filosofia se realizará outra filosofia que pode ser melhor, ou ao menos trará algo novo.

            É certo que, filosofar é exatamente isso, questionar, porem se não há mais produção filosófica, não há mais questionamentos, conseqüentemente não se debate mais os assuntos o que provoca um esquecimento da filosofia.

            O abandono da filosofia é um perigo já que não se buscará mais a formulação de respostas a partir de posicionamentos e idéias diferentes, levando a sociedade a responder seus questionamentos sempre da mesma forma, a partir de respostas já estabelecidas.

             A filosofia possui sua importância baseada exatamente na busca por novas respostas e em um novo modo de pensar a realidade do mundo em que vivemos.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Eanda Zior) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.
 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados