JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Reforma da Previdência - O futuro da aposentadoria está em pauta


Autoria:

Adriano Silverio Luz


Marketing e estudante de direito Formado em Ciência da COmputação

envie um e-mail para este autor

Resumo:

O perigo que ronda a Reforma da Previdência

Texto enviado ao JurisWay em 09/11/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A reforma é um assunto em destaque no Governo Michel Temer, está sendo abordado desde 2016, todavia, ficou parado no Congresso Nacional por falta de consenso.

É necessário a aprovação no congresso para entrar  em vigência, as mudanças nas regras para aposentadoria são uma prioridade devido ao déficit previdenciário, já que a população brasileira está vivendo mais.

A conta não bate, atualmente, o País tem um déficit aproximado em torno de R$ 268 bilhões de reais. De acordo com alguns especialistas contra o projeto, esse rombo  foi causado pela má gestão dos recursos, uma vez que algumas projeções sobre o envelhecimento da população são considerados " exagerados".

O fato é que se nada for feito em caráter emergencial, as futuras gerações não vão conseguir se aposentar. Por isso, o Presidente eleito Jair Bolsonaro está demonstrando grande interesse em aprovar o mais rápido possível esse projeto.

Ele terá mais chances de conseguir essa aprovação no congresso, já que haverá renovação nesse âmbito e o perfil dos deputados demandam mais para a direita.

Mudanças nas propostas

Michel Temer sugeriu elevação na idade para aposentadoria do cidadão brasileiro. A principio, os homens que antes se aposentavam com 60 anos, passariam a ter direito ao benefício aos 65 anos.

As mulheres, de 55 anos passariam para 62 anos. No entanto, o Presidente eleito, Jair Bolsonaro pretende criar um formado mais brando, desse modo, ele conseguiria vencer a resistência à mudança.

Toda a equipe de Bolsonaro, defende uma reforma que incide um novo modelo de arrecadação, o então chamado de regime de capitalização.  O funcionamento seria simples, onde o trabalhador contribui com sua própria previdência, como se fosse uma poupança individual.

Esse regime é feito no Chile, onde apresentou grande sucesso. No entanto, o grande desafio para o Governo, está na transição desse plano, já que os trabalhadores de hoje, estão contribuindo para pagar a aposentaria dos mais idosos.

O fato é, como vai ficar quando esses trabalhadores ativos de hoje necessitarem receber a aposentaria?

Se instalado o regime de capitalização, cada trabalhador passará pagar a própria aposentaria e os demais que financiaram a  previdência por muitos anos, como iriam receber a sua aposentaria?

É justamente essa questão que está esbarrando em deputados resistentes as mudanças, além do aumento da questão da idade, é claro. Por isso, essa transição deve ser feita com muito cuidado.

A ideia do governo era aprovar a reforma da previdência ainda esse ano, pois segundo alguns especialistas, esse projeto é muito urgente e precisa ser colocado em prática o mais rápido possível para evitar um grande problema fiscal e previdenciário.

Informações atualizadas na Previdência - Fontes G1, BBC, Folha e UOL.


Modificado por http://hospedagemdesites.wiki.br/

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adriano Silverio Luz) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados