JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Para que serviu o MARCO CIVIL DA INTERNET?


Autoria:

Lucas Matheus


Graduando em Direito na Faculdade Doutor Francisco Maeda - FAFRAM

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A lei nos traz a respeito da proteção de dados pessoais, os registros que ficam pela internet, chamados de "pegadas digitais" , e até onde controlamos nossa privacidade no meio da Internet.

Texto enviado ao JurisWay em 09/08/2017.

Última edição/atualização em 19/10/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Adiante vamos analisar os conceitos da lei N°12.965, de Abril de 2014,conhecida como o Marco Civil da Internet, que traz consigo princípios, garantias, direitos e deveres para o uso e tráfego através da internet. Com o advento desta lei que nos trouxe algumas garantias, deveres e responsabilidades para o uso da Internet, apesar de todos os pontos positivos que esta lei no trás, ela ainda apresenta algumas partes omissas em seu corpo e de difícil entendimento.

Vemos que essa lei traz ao nosso contexto jurídico, regular situações que estão no âmbito virtual e de um controle estatal sobre a informação, desde modo, seria importante salientar que para analisar essas questões, teríamos que partir de algumas premissas. Nossos tribunais já enfrentaram diversas mudanças em variadas áreas no direito, com a informatização, as respostas e efetivas situações no meio virtual que, até então não tinham lei reguladoras, vários juízes não entendiam as diretrizes das evoluções tecnológicas e muitas vezes a faziam com orientações totalmente desligadas da realidade a ser aplicada, assim como diz, POLIDO.

A Nossa Constituição Federal, sendo a lei fundamental no nosso país, dá interpretações que darão norte ao nosso ordenamento jurídico à luz no Marco Civil da Internet. Faz-se parte também, das demais normas reguladoras o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e Código civil e outros, também recebem regulação de crimes cibernéticos, como nota-se expressamente no parágrafo único do Art. 3° e ao Art.6° da nova lei, dito por, OLIVEIRA.

    Com o advento do Marco civil, este foi estabelecido sob importantes premissas a respeito do indivíduo perante a sociedade, sendo elas a liberdade civil e políticas, como também garantia individual, liberdade de expressão e a privacidade, que estão expressamente descritos no corpo da lei.

Podemos dizer que o Marco civil resguardou inúmeras lacunas virtuais que não estavam sendo tutelas com lei especifica, consagrando-se com a privatização e sanções adequadas para as possíveis situações a serem encaras.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lucas Matheus) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados