JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Recuperação Judicial, o que é?


Autoria:

Izabela Ciamarro


Izabela Ciamarro, atualmente graduanda em Direito, e estagiária do Juizado Especial Federal.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Relação de Emprego x Relação de Trabalho
Direito do Trabalho

Resumo:

Breve minuta sobre um tema de grande importãncia nos dias atuais.

Texto enviado ao JurisWay em 21/10/2010.

Última edição/atualização em 10/11/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Recuperação Judicial:

 

 

Falar de Recuperação Judicial no Brasil é o mesmo que falar em novo sistema, pois a lei é do ano de 2005 (Lei 11.101/ 2005), muito embora outros países como Japão e Estados Unidos, já tenham adotado a recuperação judicial há tempo. O Brasil define a recuperação judicial como um meio de viabilizar a superação da situação de crises, seja de ordem econômica ou financeira de uma determinada empresa.

Aplica-se a recuperação em todas as empresas que não estão vinculadas a normas específicas, são as pequenas e médias empresas. No novo sistema recupera-se e suspende por 180 dias todas as execuções. Porém os créditos de natureza trabalhista estão limitados a 150 salários mínimos, depois disso o credor trabalhista transforma-se em credor quirografário e receberá o credito com os demais. Em síntese o legislador ao limitar os créditos trabalhistas abre margem a posteriores erros em se tratando de credito exclusivamente alimentar, o qual não deveria ter tal limitação.

Atualmente a recuperação judicial concede à assembléia de credores a soberania, sendo que o futuro da empresa depende da aprovação da assembléia, regulamentada pelos artigos 35 a 46 da lei já mencionada. Não é obrigatória a aprovação do plano de recuperação judicial, dando ainda o poder à assembléia para atuar na falência da empresa.

A convocação para a assembléia de credores será feita por juiz, depois de analisado o plano da empresa, ou por edital publicado por órgão oficial.

São convocadas as três classes de credores:

1 – Credores Trabalhistas;

2 – Credores com direitos reais de garantia ou especial;

3 – Credores Quirografários subordinados ou com créditos especiais.

O plano de recuperação judicial deverá ser aprovado pela maioria simples de cada classe. Aprovado o plano o juiz homologa sendo decretado a recuperação judicial. É valido salientar que muito embora ainda em fase de adaptação e sem jurisprudências e pronunciamentos judiciais orientando sobre o assunto, a recuperação judicial prima pela celeridade do processo

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Izabela Ciamarro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados