JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Locação de imóveis e as dúvidas mais comuns


Autoria:

Olinda Caetano Garcia


Advogada com especialização em Direito imobiliário pela FMU, em Formação de Docente pela UNINOVE, Direito de Família e Sucessões, membro efetivo da Com. de Propostas e Parcerias OABSP, coach, positive coach e executive coach.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

LOCAÇÃO - Novas alterações na Lei do Inquilinato

Indenização por lucros cessantes e o INCC: cobrança na entrega de imóvel com atraso.

Aspectos relevantes da nova Lei do Inquilinato no Contrato de Locação Residencial

A Regularização Fundiária rural, a Lei 11.952/2009 e o Programa Terra Legal

OS DIREITOS A MORADIA E A PROPRIEDADE: A INFLUÊNCIA DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES NO SURGIMENTO DE NOVOS BAIRROS NA CIDADE DE IMPERATRIZ

Precauções a serem tomadas antes de comprar um imóvel usado

Custas, emolumentos e taxas no registro da aquisição imobiliária decorrente de Contrato de Consórcio perante o Cartório de Registro de Imóveis

Contrato de Locação - 7 dicas para Locadores

Direito de Superfície e o Novo Código Civil

DIREITO IMOBILIÁRIO: Aspectos Doutrinários e Instrumentais da Ação Renovatória de Locação à Luz da Lei Nº 8.245/91 com as Alterações da Lei Nº 12.112/09 (Nova Lei do Inquilinato)

Mais artigos da área...

Resumo:

Trata dos problemas enfrentados na locação de imóveis quando não acompanhados por um profissional especialista, a fiança, o inadimplemento, as cláusulas contratuais, como o reajuste, foro.

Texto enviado ao JurisWay em 01/03/2017.

Última edição/atualização em 11/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Por mais comum que sejam as locações, a ausência de certos cuidados geram por vezes a busca da solução nos tribunais.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados por parte tanto do locador como do locatário, e dessa forma, tais problemas podem ser evitados com a locação do imóvel.

Muito comum que o locador lance mão de contratos prontos, muitos deles comprados em papelaria, ou então, um contrato copiado da internet ou de outros contratos que tenha guardado, o que, em regra, gera dificuldades caso tenha algum dia de realizar uma cobrança, ou execução.

O contrato é um título executivo judicial que tem por objetivo garantir a locação e o recebimento dos valores contratados a título de aluguel, e por ser um título executivo garante a execução de imediato.

Isso quer dizer que para que o contrato seja um título executivo é preciso que cumpra com todos os requisitos legais para tal fim, ou seja, é importante que um advogado(a) o redija e oriente ao cliente sobre os demais requisitos para a validade do contrato, para que sejam atendidos os requisitos elencados no artigo 784, VIII do CPC. (VIII – o crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio).

Importante saber que estamos vivendo uma época em que a colaboração é a tônica das relações humanas e isso reflete no mundo jurídico, portanto, primar pela mediação prévia para sanar as questões contratuais é de bom alvitre para que seja desnecessária ida ao judiciário.

E nos casos de litígio as emoções em tais casos causam mais danos que benefícios, salvo exceções, complicando muitas vezes o que na realidade é de fácil solução. Normalmente, a relação entre locador e locatário tornam-se conflitantes e eis o motivo para que um advogado(a) venha mediar essa relação para que a melhor solução seja encontrada.

Existem possibilidades de mudanças, concessões contratuais que poderão trazer o benefício desejado para ambas as partes, sem comprometer a exigibilidade do cumprimento das cláusulas contratuais através dos adendos e outros mecanismos jurídicos que visem salvaguardar o direito das partes contratantes.

Contudo, caso o litígio seja inevitável, seja por ausência de um profissional do direito, ou porque as partes estejam irredutíveis, a ação será movida no foro eleito ou competente estabelecido no contrato.

Alguns cuidados são necessários antes da distribuição de uma ação, como as notificações extrajudiciais com o objetivo de salvaguardar os direitos e as obrigações.

No que tange as garantias da locação há uma corrente que defende que a ausência de garantia facilita nos casos enviados para solução no judiciário (artigo 59, §1º, da Lei 8.245/91), contudo, de minha parte, defendo que a garantia é necessária, uma vez que visa o pagamento do aluguel, sendo nos dias atuais o seguro fiança o mais indicado, embora mais caro.

No caso de fiador é de se saber que implica deixar imóvel próprio em garantia da locação e é importante que o fiador tenha mais de um imóvel.

Existem outros pontos relevantes a serem considerados como o reajuste do aluguel, o prazo da locação, observado o artigo 3º, parágrafo único da Lei do inquilinato.

De qualquer forma, essencial o acompanhamento de um advogado (a) que, em tese, representa ato de prevenção salvaguardando direitos e obrigações, como os casos de inadimplemento não só do aluguel, mas também atrasos nas contas água, energia elétrica e outras como condomínio.

 

 

por Olinda Caetano Garcia

advogada

Especialista em Direito Imobiliário

Blog. http://olindacaetanoadvogada.blogspot.com.br/

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Olinda Caetano Garcia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados