JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Automação de processos ganha força nas atividades jurídicas


Autoria:

Fabio Alves Da Silva


Profissional de TI com formação em Ciências da Computação e MBA em Gestão de Negócios com mais de 10 anos de experiência em soluções para área jurídica, tendo como destaque a participação no projeto de informatização do TJSP.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Esse artigo tem por objetivo analisar a importância da TI nas atividades jurídicas, com enfoque para automação de processos do negócio. O mapeamento de processos com vistas a automatizar atividade manuais e repetitivas é um tema em voga atualmente.

Texto enviado ao JurisWay em 16/01/2015.

Última edição/atualização em 28/01/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Cada vez mais a tecnologia se faz presente e tem um papel fundamental no meio jurídico, tornando as operações mais eficientes e promovendo o aumento das receitas. Empresas especializadas oferecem variadas soluções e serviços que auxiliam os advogados na gestão do escritório, como exemplo, software para gestão de processos jurídicos e solução para armazenamento de documentos eletrônicos (GED).

 

Infelizmente ainda há certa relutância por parte dos profissionais desta área no tocante a adoção de novos conceitos e tecnologias, contudo, é inevitável buscar por inovação nessa crescente digitalização da sociedade. Com a globalização e aumento da competitividade, está em igualdade de  condições tecnológicas é o mínimo que deve ser feito para sustentabilidade do negócio.

 

A necessidade do emprego dessas soluções decorre do aumento substancial da quantidade de processos tutelados pelos escritórios, em especial àqueles especializados em contencioso de massa. Soma-se a isso o advento do processo judicial eletrônico. Neste caso, a TI tem uma atuação estratégica, estando alinhada aos interesses do negócio, na medida em que identifica oportunidades que podem melhorar os processos de negócio do escritório.

 

A tecnologia no ambiente jurídico tem como objetivo principal viabilizar o negócio para possibilitar que advogados, sócios e demais colaboradores tenham mais disponibilidade de tempo e recurso para se dedicarem à parte nobre e estratégica do negócio.

 

Não se pode falar em tecnologia sem mencionar automação, uma vez que é a automação de processos manuais e repetitivos que permite aos profissionais dedicarem seu tempo em atividades estratégicas em vez de ficarem alocados em atividades mecanicistas e rotineiras que consomem muito tempo e pessoas para execução.

 

Deve ser o foco da gestão estratégica do escritório identificar e automatizar atividades repetitivas, preferencialmente por meio do mapeamento de processos, reduzindo de forma significativa os custos operacionais, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade, competitividade, produtividade e lucro. Atividades repetitivas como atualização de software jurídico com andamentos e informações processuais provenientes dos portais dos tribunais podem ser perfeitamente automatizadas, bem como o cadastramento e atualização de ações nos sistemas dos clientes. O subproduto disso é ter um sistema com informações consistentes com os dados disponibilizados pelos tribunais em seus sistemas.

 

Ademais, é importante observar que a automação não deve ficar circunscrita às atividades jurídicas, mas sim estendida para atividades administrativas de outros departamentos como RH, Financeiro e Contabilidade.

 

Os benefícios imediatos da automação de tarefas são:

 

i. Aumento geral de produtividade e qualidade, traduzindo-se em lucratividade;

 

ii. Redução nos custos dos procedimentos manuais;

 

iii. Diminuição de falhas e atrasos; e

 

iv. Agressivo retorno do investimento após implementação da solução.

 

Existem diversas soluções no mercado que possibilitam a automação de tarefas, mas cabe um destaque aqui para a ferramenta Automate, comercializada pela empresa Automate Brasil sediada em São Paulo, que é capaz de construir robôs que reproduzem qualquer atividade humana repetitiva no computador. Em suma: é uma ferramenta que se diferencia das opções disponíveis no mercado, visto que possui uma tecnologia capaz de "escravizar" um computador e utilizar todos os recursos (teclado e mouse por exemplo) e ler os objetos na tela simulando a atuação de um ser humano, sendo as tarefas repetitivas automatizadas até o ponto de não haver intervenção manual.

 

O segredo para obtenção de resultados com o projeto é fazer excelentes diagnósticos, identificando atividades passíveis de implementação da automação, bem como estimar o retorno desse investimento.

 

Para quem deseja conhecer a solução, basta contatar a empresa Automate Brasil (www.automate.com.br) e solicitar uma demonstração do produto.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fabio Alves Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados