JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Sandra Cristina De Carvalho Moreira Spessotto
Estudante do 10º semestre de Direito da UNIP - Campus Araçatuba

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

PRINCÍPIO FEDERATIVO E TRIBUTAÇÃO
Direito Tributário

ADOÇÃO
Direito Civil

ERRO DE TIPO
Direito Penal

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
Direito Processual Civil

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E TRIBUTAÇÃO
Direito Tributário

Mais artigos...

Monografias Direito Tributário

PRINCÍPIO REPUBLICANO E TRIBUTAÇÃO

Texto enviado ao JurisWay em 18/11/2008.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Princípio Republicano e Tributação

 

1.      Noções preliminares:

 

No art. 1º da Constituição Federal consta que o Brasil é uma República, sendo que a própria Constituição traça o perfil e as peculiaridades da República Brasileira.

Em termos gerais, numa República, o Estado não é senhor dos cidadãos, é o protetor supremo de seus interesses materiais e morais.

 

2.      Conceito de República. Seus elementos:

 

República é o tipo de governo, fundado na igualdade formal das pessoas, em que os detentores do poder político exercem-no em caráter eletivo, representativo (de regra), transitório e com responsabilidade.

 

Analise dos elementos dessa definição:

 

a.)       É o tipo de governo: enquanto Federação é a forma de Estado, República é a forma de governo. República é um dos meios que o Homem concebeu para governar os povos.

Nas Repúblicas os poderes supremos são conferidos a uma coletividade de pessoas ou aos seus representantes jurídicos.

b.)       Fundado na igualdade formal das pessoas: numa República, juridicamente, não existem classes dominantes nem dominadas. Todos são cidadãos e não súditos.

A República impõe o Princípio da Igualdade como fulcro de organização política, sendo que todos possuem condições de pretender , indistintamente, os mesmos direitos políticos.

Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei, sem distinção de condições sociais e pessoais.

 

c.)       Em que os detentores do poder político: são detentores do poder político os legisladores (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Deputados Distritais e Vereadores) e os membros eleitos do poder Executivo (Presidente e Vice-Presidente da República, Governadores e Vice-Governadores de Estado, Governador e Vice-Governador do Distrito Federal e Prefeitos e Vice-Prefeitos de Municípios).

Em caráter ordinário, o povo (isto é, o conjunto de pessoas físicas que possuem atributos de cidadania) é o verdadeiro detentor do poder político. Todos os poderes têm origem no povo, sendo que a origem popular do poder está prevista no art. 1º,§ único da CF, que cria a chamada “democracia representativa” (“Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição. Pode haver práticas diretas de democracia, por exemplo: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.

Portanto, os legisladores e os membros eleitos do Poder Executivo só são detentores do poder político em nome do povo, no exercício de um mandato. Este deverá ser exercido em sintonia com a Constituição e as leis, sob pena de os infratores serem submetidos a sanções penais, civis, políticas e administrativas.

 

d.)       Exercem-no em caráter eletivo: Os que desempenham funções representativas devem ser escolhidos pelo povo, com mandato certo.

O povo ao eleger seus governadores, participa , ainda que indiretamente, da vida e do governo do Estado.

Tal participação presume-se que:

a.)     os cidadãos tenham direito de sufrágio;

b.)     haja tal liberdade para os partidos políticos; e

c.)      as eleições sejam marcadas pela lisura.

 

e.)     Representativo (de regra): no Brasil, os que desempenham funções executivas ou legislativas representam o povo, do qual não passam de mandatários, art.1º, § único, da CF.

Os governantes não são donos da coisa pública, mas seus gestores. República contém a idéia de gestão de coisa pública, alheia, que em nenhum momento pode ser perdida de vista.

O governo deve ser representativo de todos os seguimentos do povo e deve buscar, acima de tudo, o bem-estar.

Portanto, não acolhe o favorecimento de apenas alguns setores da sociedade, sendo que os agentes governamentais devem zelar pelos interesses da coletividade, e não de pessoas ou classes dominantes. Toda corporação deve legislar, tendo em vista, o bem público.

O povo não se autogoverna, ele transfere, por tempo determinado, o poder que lhe é inerente aos representantes que elege. Isto se perfaz pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto. Sendo que o voto é o instrumento mais relevante de participação dos cidadãos na vida pública; está intimamente ligado à soberania nacional e à própria democracia representativa.

No Brasil, é pelo exercício do voto que o povo exerce a Soberania de que está investido, manifestando, a real vontade da nação.

Em princípio todos os cidadãos brasileiros maiores de 16 anos têm direito o direito público subjetivo de votar nas eleições, como lhes garante o § 1º, I e II, do art. 14 da CF.

O alistamento e o voto são:

I.)        Obrigatórios para os maiores de 18 anos;

II.)       Facultativos para:

a.)     Analfabetos:

b.)     Os maiores de 70, e os maiores de 16 anos e menores de 18.

Votar é a mais elementar expressão de cidadania, é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, art. 1º, II da CF.

Os eleitores devem receber informações detalhadas sobre os candidatos e partidos a que pertencem. Daí a importância da propaganda eleitoral partidária gratuita, inclusive por meio de emissoras de rádio e televisão. È o chamado direito de antena, acolhido no art. 17, §3º, segunda parte, da CF.

O eleito não pode transferir , para terceiro, o mandato que o povo lhe conferiu, em virtude do Princípio Geral de Direito Público, pelo qual: “Ninguém pode delegar o que recebeu por delegação”.

O povo (conjunto de pessoas dotadas de atributos da cidadania) é a origem do poder, que é exercido em seu nome, por representante, que ele investe de um mandato certo.

f.)         Transitório: um dos traços característicos da “forma republicana de governo” é justamente o caráter temporário no exercício do mandato político.

A transferência do poder (que emana do povo) é sempre por prazo certo.

Observações:

1ª)   O representante não está algemado ao seu eleitor, cabe-lhe cumprir um dever nacional: o de legislar e dar ao governo os meios de administração pública. O instrumento do seu mandato é a Constituição que lhe traça e limita os poderes.

2ª)   O seu mandato é irrevogável, ainda quando seja o mandatário uma grande desilusão para os cidadãos que o elegeram.

Contudo, o corretivo para essa irrevogabilidade é a temporariedade curta do mandato.

A transitoriedade dos mandatos permite que o povo julgue, seus mandatários, deixando de reeleger os que decepcionarem. Com a liberdade do voto, o eleitor pode optar por seus candidatos que considere mais capazes. (arts. 27, §1º; 28; 29, I; 32, §§ 2º, e 3º; 34, VI e VII, “a” ; 44,§ único; 46, §1º e 82.)

 

g.)       Com responsabilidade: os exercentes de funções executivas respondem pelas decisões políticas que tomarem. Daí, por exemplo, o instituto do impeachment (processo de responsabilidade), art. 86 e seus parágrafos da CF; que, se refere ao Presidente da República, sendo aplicável, feitas as devidas adaptações, aos Governadores e Prefeitos.

Os chefes do executivo respondem, também civilmente, pelos danos, que no exercício de suas funções públicas, causarem a terceiros. Podem ser chamados perante os Tribunais para indenizar as pessoas a quem acarretaram prejuízos, por dolo ou culpa (conforme art. 37, § 6º, da CF).

 

3.      Proibição de vantagens tributárias fundadas em privilégio

É proibida a concessão de vantagens tributárias fundadas em privilégios de pessoas ou categorias de pessoas. “Todos são iguais perante a lei”. (art. 5º, da CF).

Um tributo não pode ter outra finalidade que o instrumentar o Estado a alcançar o bem-comum.

Qualquer exigência que não persiga esta finalidade é inconstitucional.

Com a República desaparecem os privilégios tributários de indivíduos, de classes ou de segmentos da sociedade. Todos devem ser alcançados pela tributação.

Todos os que realizam a situação de fato a que a lei vincula o dever de pagar um dado tributo estão obrigados, sem discriminação arbitrária alguma, a fazê-lo.

O Princípio Republicano exige que todos os que realizam o fato imponível tributário venham a ser tributados com igualdade.

 

Bibliografia

 

Curso de Direito Constitucional Tributário – Roque A. Carraza – Ed. Malheiros.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Sandra Cristina De Carvalho Moreira Spessotto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados