JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Richard Eduard Dos Santos
Monografias Direito das Sucessões

PONDERAÇÕES SOBRE A HERANÇA JACENTE E A HERANÇA VACANTE À LUZ DO NOSSO CÓDIGO CIVIL

O presente artigo tem como objetivo provocar uma análise sucinta e provocadora e por outro lado ensejar uma reflexão acerca de dois pontos geradores de debates e de grande conotação no Direito Sucessório: a herança jacente e a vacância.

Texto enviado ao JurisWay em 29/06/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

1. INTRODUÇÃO
 
A sucessão indica a transferência de um direito de uma pessoa física ou jurídica para outra. A relação jurídica inicialmente formada por determinados titulares passa, pela sucessão.
            A sucessão pode ocorrer por determinação legal ou vontade dos titulares. Ainda, a transferência pode verificar-se em vida ou em razão da morte de um dos sujeitos da relação jurídica.
            Em apertada síntese poderíamos dizer que a sucessão nada mais é que um compêndio de regras e princípios jurídicos pertinentes à passagem da titularidade do patrimônio de alguém que deixa de existir aos seus sucessores.
 
 
2. DA HERANÇA JACENTE E DA VACÂNCIA
 
O indivíduo pode vir a perecer deixando um patrimônio sem que seja(m) conhecido(s) ou sem possuir herdeiros. Quando isso acontece, o Estado promoverá a arrecadação dos bens, adotando algumas iniciativas dentre as quais a realização de um processo denominado inventário. A herança nesse estado em que há a existência expectativa no que concerne a habilitação de herdeiros de existência desconhecida denomina-se jacente.
Exauridas as diligências e não sendo encontrados herdeiros, um ano depós a conclusão do inventário, a herança será afirmada vacante. Transcorrido cinco anos da abertura da sucessão, a herança vacante passará ao domínio do poder público.
 
 
2.1 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DA HERANÇA JACENTE
           
A herança é jacente quando não há herdeiro certo e determinado, ou não se sabe da existência dele, ou quando a herança é repudiada.         
A herança jacente representa uma fase transitória do patrimônio do falecido, na qual de imediato serão adotadas providências objetivando a guarda e administração do patrimônio deixado mediante arrecadação de bens.
 
 
2.2 OS CASOS DE JACÊNCIA
 
Nosso Código Civil, no art. 1819, estabelece a jacência diante do falecimento de alguém “sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido”, que também ocorre “quando todos os chamados a suceder renunciaram à herança” (CC, art. 1.823).
            Com as inovações trazidas pelo Código Civil de 2002 na sucessão legítima, também poderá ocorrer a jacência sobre parte da herança quando o falecido deixar como herdeira legítima apenas companheira. Neste caso, em favor daquela sucessora destinam-se os bens “adquiridos onerosamente na vigência da união estável (CC, art. 1.790), de sorte que os demais bens, na ausência de testamento, se destinarão ao Poder Público.
 
 
2.3 A ARRECADAÇÃO DA HERANÇA JACENTE
 
            Com o início do inventário, requerido por qualquer interessado, ou até mesmo determinado de ofício pelo próprio juiz do domicílio do falecido, na ausência de provocação pelas pessoas legitimadas (CPC, arts. 988 e 989), pode-se constar jacência da herança promovendo-se a nomeação do curador.
            O CPC em seu artigo 1.142 e SS, estabelece o procedimento para arrecadação dos bens, a ser promovido pelo juiz, que comparecerá a residência do morto acompanhado do escrivão e do curador para arrolar os bens e descrevê-los, entregando o patrimônio ao curador ou, se este ainda não tiver sido nomeado a um depositário.
            O Ministério Público e o representante da Fazenda Pública serão chamados para assistir a arrecadação, não sendo, entretanto, necessária a presença deles, bastando a respectiva intimação.
 
 
2.4 A INVESTIGAÇÃO PARA LOCALIZAÇÃO DEHERDEIROS
 
            A investigação para localização de herdeiros é uma nova etapa da herança jacente.
            Ainda na fase de arrecadação dos bens, o juiz ouvirá moradores da casa e visinhos sobre o paradeiro dos seus sucessores (CPC, art. 1.150).
            Verificada a existência de possíveis herdeiros ou testamenteiro em lugar certo será providenciada a sua citação para vir ao processo demonstrar a sua qualidade (CPC art. 1.152 § 1º).
            Ultimada a arrecadação, será expedido edital para convocação de eventuais sucessores do falecido, cuja publicação se dará por três vezes, com intervalo de 30 dias, em órgão oficial e na imprensa local, para que venham habilitar-se no prazo de (seis) meses da primeira publicação.
            O código civil vigente permite que seja declarada a vacância quando todos os chamados a sucessão renunciaram à herança.
 
 
2.3 DA DECLARAÇÃO DE VACÂNCIA DA HERANÇA
 
            Transcorrida a fase de investigação e habilitação de herdeiros, sedo aquela frustrada e esta rejeitada, a herança jacente tem seu fim com a declaração de vacância (art. 1819).
            A declaração de vacância representa o conhecimento judicial que a herança não tem dono conhecido.
            Pelo art. 1.157 do Código de Processo Civil, a declaração de vacância apenas se dará passado um ano da primeira publicação do edital de convocação de herdeiros, e ainda se não mais estiverem pendentes de decisão eventuais habilitações.
            O pronunciamento judicial da vacância é uma sentença que encerra a herança jacente e transfere a titularidade do patrimônio do falecido ao poder público.
            Dentro dos cinco anos seguintes à abertura da sucessão, o herdeiro que se sentir preterido poderá reclamar a herança através de ação direta (CPC art. 1.158)
 
 
 
5. CONCLUSÃO
 
Finalmente podemos concluir que não é interesse do Estado manter o patrimônio de pessoa falecida exposto a eventuais abusos de terceiros, até porque, na falta de outros herdeiros legítimos ou testamentários, será ele o titular da herança, em benefício, indiretamente da própria sociedade.
No primeiro momento, o que se busca é a preservação do patrimônio do finado.
Em estreita síntese, podemos concluir que a jacência tem caráter transitório.. Ou seja, os bens dessa herança serão entregues aos herdeiros legalmente habilitados, ou então se assim não acontecer e se assim não houver a herança será declarada vacante. A herança ficará sob a administração de um curador até a entrega dos bens ao sucessor legalmente habilitado, ou até a declaração de vacância, quando a herança será incorporada ao Estado. Destarte, a sentença que declara vaga a herança põe fim à imprecisão que caracteriza a situação de jacência, estabelecendo a certeza jurídica de que o patrimônio hereditário não tem titular até o momento da delação ao ente público.
Ademais, a vacância é o estado definitivo da herança que já foi jacente. A sentença que declara a herança vacante coloca a certeza jurídica de que o patrimônio hereditário não possui titular até o momento da delação ao ente público. Imediatamente, o curador é obrigado a entregar a herança ao Poder Público.
 
 
REFERÊNCIAS
 
CAHALI, Francisco; HIRONAKA, Giselda. Direito das Sucessões 3. ed. São Paulo: RT, 2007.
RODRIGUES, Silvio: Direito Civil, vol. 7, Direito das Sucessões, Saraiva, SP, 2005.
VADE MECUM SAVAIRA 2010. 9. Ed. Atual. e ampl. - São Paulo: Saraiva 2010.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Richard Eduard Dos Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados