JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Carlos Eduardo Rios Do Amaral
MEMBRO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Fundos no ADCT: sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e seu antecessor

A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E O DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DA IGUALDADE.

A inconstitucionalidade da Lei Federal nº 10.029/00 e Lei Estadual nº 11.064/02

Análise do Voto do Min. Gilmar Mendes na Reclamação 4335-5/AC

poder executivo

HÁ ALGO DE PODRE COM O VELHO CHICO?

A Intervenção Federal em paralelo à Intervenção Militar

A Inconstitucionalidade da Proibição ao Uso de Substâncias Recreativas e de Baixo Poder Nocivo

Poder Judiciário X Poder Executivo

TEORIA DA TRANSCEDÊNCIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES : UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Constitucional

DEFENSOR PÚBLICO É DEFENSOR PÚBLICO

DEFENSOR PÚBLICO É DEFENSOR PÚBLICO

Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

DEFENSOR PÚBLICO É DEFENSOR PÚBLICO

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

 

 

O Título IV de nossa vigente Constituição Federal de 1988 é dedicado à organização dos poderes da República. Tal Título é divido em quatro Capítulos: Capítulo I – Do Poder Legislativo, Capítulo II – Do Poder Executivo, Capítulo III – Do Poder Judiciário e Capítulo IV – Das funções essenciais à Justiça.

 

O Capítulo IV, dedicado às funções essenciais à Justiça, por sua vez, subdivide-se em três Seções: Seção I – Do Ministério Público, Seção II – Da Advocacia Pública e Seção III – Da Advocacia e da Defensoria Pública.

 

O Ministério Público, segundo a dicção constitucional, é “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis” (Art. 127, caput).

 

A Advocacia Pública, consoante vontade do legislador constituinte, compõe-se da Advocacia-Geral da União, também integrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, a nível federal (Art. 131 e §3º). Ao nível dos Estados e Distrito Federal, compõem a Advocacia Pública os “Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas” (Art. 132, caput).

 

Destarte, “Advocacia Pública” é unicamente o que essa Seção II da Constituição Federal diz ser, nada mais, nada menos. A Defensoria Pública não se encontra nesta Seção, mas, sim, na Seção seguinte. Assim, a Defensoria Pública não pode ser chamada ou rotulada de Advocacia Pública. A atividade da Advocacia Pública também é expressamente decifrada pela própria Carta Constitucional: “atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo”, “execução da dívida ativa de natureza tributária” e “representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas” (Art. 131, §3º e Art. 132, caput, respectivamente).

 

O ingresso nas classes iniciais das carreiras da Advocacia-Geral da União “far-se-á mediante concurso público de provas e títulos”, ponto final (Art. 131, § 2º). Para os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal o ingresso na carreira dependerá de concurso público de provas e títulos, “com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil” (Art. 132, caput). Segundo a vontade constitucional a participação da Ordem dos Advogados do Brasil é exigida apenas para a Advocacia Pública dos Estados e do Distrito Federal. O § 2º, do Art. 131, da Constituição Federal nada menciona a respeito da participação da Ordem dos Advogados do Brasil para a Advocacia Pública da União.

 

A Seção III, deste Título IV da Constituição Federal, recebe a rubrica “Da Advocacia e da Defensoria Pública” (grifo). Curiosamente, o legislador constituinte originário tratou de duas Instituições distintas numa mesma Seção, ao contrário do que fez com o Ministério Público e a Advocacia Pública. O emprego da conjunção aditiva “e” revela, por evidente, que a “Advocacia” não é a “Defensoria Pública”, mas constituem-se ambas como duas outras funções essenciais à Justiça, assim como o Ministério Público e a Advocacia Pública. Pelo que, de acordo com nossa Constituição Federal de 1988, temos expressamente quatro funções essenciais à Justiça: o Ministério Público, a Advocacia Pública, a Advocacia e, finalmente, a Defensoria Pública.

 

Embora o tratamento dentro de mesma Seção (III), a Advocacia é constitucionalmente regulamentada precisamente no Art. 133:

 

“Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

 

Já a Defensoria Pública recebe o seu tratamento constitucional pelas iras dos Arts. 134 e 135:

 

“Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.

 

§1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais (grifo).

 

§2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.

 

Art. 135. Os servidores integrantes das carreiras disciplinadas nas Seções II e III deste Capítulo serão remunerados na forma do art. 39, § 4º”.

 

Assim como acontece para o ingresso nas classes iniciais das carreiras da Advocacia-Geral da União, como visto acima, inexiste o desejo constitucional da participação da Ordem dos Advogados do Brasil nos concursos das carreiras das Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Estados (Art. 131, 2º e Art. 134, §1º, respectivamente).

 

A Defensoria Pública deve ser organizada e institucionalizada mediante Lei Complementar, como determina o §1º, do Art. 134, da Constituição Federal. E o devido processo legislativo constitucional é claro: “Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta”.

 

Obedecendo, assim, ao comando constitucional, a Lei Complementar nº 80, de 12 de Janeiro de 1994, norma de quorum qualificado, organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e Territórios e dos Estados. Já a Lei Ordinária n. 8.906, de 04 de julho de 1994, disciplina a Advocacia. Cada uma destas Instituições essenciais à Justiça, como se verifica a partir do texto constitucional e do que exposto, possui a sua regulamentação legal própria, através de processo legislativo constitucional expressamente distinto.

 

Claro que Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública, em suas diversas atribuições institucionais, em toda a sua amplitude constitucional e infraconstitucional, possuem, naturalmente, pontos de interseção. Afinal, todas estas Instituições criadas pelo constituinte originário são “funções essenciais à Justiça”. O que reclama dizer, em última análise, que todas devem atender a aquilo que dizia Ulpiano: “Iustitia est constans et perpetua voluntas ius suum cuique tribuendi” (“Justiça é a vontade permanente e perpétua de dar a cada um o que seu”). Quando a Defensoria Pública ajuíza a ação civil pública, por óbvio, não se transmuta no Parquet, e vice-versa (§ 1º, do Art. 129).

 

Como bem nos ensina Chiovenda, a jurisdição é uma atividade estatal substitutiva da atividade das partes, tendente à atuação da vontade da lei. E, antes de provocada essa jurisdição – leia-se, o Poder Judiciário – , a Defensoria Pública possui um vasto universo de atribuições institucionais típicas e atípicas singular, não tangenciado por nenhuma outra Instituição republicana edificada pela Constituição Federal, que anos-luz se encontra da pura capacidade postulatória em juízo. E, a cada dia, surpreende-se o Defensor Público com a vastidão desse seu insólito universo de complexas atribuições, impressionado com as dores e desgraças de seus assistidos e de grupos sociais vulneráveis, que muitas vezes se resume a não ter o que comer ou ao desprezo e abandono familiar, apartadas de uma solução judiciária profilática posta em códigos de processo de sinuosidades intermináveis.

 

Enfim, Defensor Público é Defensor Público.

 

_______    

 

Carlos Eduardo Rios do Amaral é Defensor Público do Estado do Espírito Santo

 

 

 

 

 

    

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Carlos Eduardo Rios Do Amaral).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados