JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Rafael Ernani Cabral Brocher
Bacharel em Direito pela tradicional Faculdade de Direito de Curitiba, hoje denominada Unicuritiba (Centro Universitário Curitiba). Especialista em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Positivo (2009-2010). Estudante de Engenharia Ambiental.

Endereço: Rua Lamenha Lins, 296 - Conjunto 402
Bairro: Centro

Curitiba - PR
80250-020

Telefone: 41 40420651


envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

CONTROLE JUDICIAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Direito Ambiental

RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA PELOS DANOS AMBIENTAIS
Direito Ambiental

Monografias Direito Ambiental

IMPRESCRIBILIDADE DA AÇÃO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL

Texto enviado ao JurisWay em 05/03/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

         IMPRESCRIBILIDADE DA AÇÃO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
 
 
Disciplina o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
O direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado possui correlação ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Trata-se de um fundamento da República Federativa do Brasil, conforme disciplina o artigo 1º, inciso III da Constituição Republicana de 1988.
Ressalta-se que, conforme visto, a Constituição Cidadã dispõe que é dever de todos a preservação do meio ambiente inclusive para as futuras gerações.
      Em recente decisão (Recurso Especial - 1120117 / AC – novembro de 2009 – Relatora Eliana Calmon) a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça entendeu que o dano ambiental refere-se àquele que oferece grande risco à toda humanidade e à coletividade, que é a titular do bem ambiental que constitui direito difuso e, portanto, está protegido pelo manto da imprescribilidade.
 
     Cita, que o que se considera, em tais danos, é a ocorrência do resultado prejudicial ao homem e ao ambiente, nos moldes de julgamento proferido pela Primeira Turma deste Tribunal, no REsp 578.797/RS, da relatoria do eminente Ministro Luiz Fux, DJ de 20.9.2004.
 
Ressaltou-se ainda no citado julgamento que a responsabilidade por danos ambientais é objetiva e imprescritível, como tal, não exige a comprovação de culpa, bastando a constatação do dano e do nexo de causalidade.
 
Entendeu o Tribunal da Cidadania que o direito ao pedido de reparação de danos ambientais, dentro da logicidade hermenêutica, também está protegido pelo manto da imprescritibilidade, por se tratar de direito inerente à vida, fundamental e essencial a afirmação dos povos, independentemente de estar expresso ou não em texto legal.
 
Sobre o tema, o respectivo tribunal citou a lição de Hugo Nigro Mazzili: Em questões trans-individuais que envolvam direitos fundamentais da coletividade, é impróprio invocar as regras de prescrição próprias do Direito Privado. O direito de todos a um meio ambiente sadio não é patrimonial, muito embora seja passível de valoração, para efeito indenizatório; o valor da eventual indenização não reverte para o patrimônio dos lesados nem do Estado: será destinado ao fundo de que cuida o art. 13 da LACP, para ser utilizado na reparação direta do dano. Tratando-se de direito fundamental, indisponível, comum a toda a humanidade, não se submete à prescrição, pois uma geração não pode impor às seguintes o eterno ônus de suportar a prática de comportamentos que podem destruir o próprio habitat do ser humano.
 
Também a atividade degradadora contínua não se sujeita a prescrição: a permanência da causação do dano também elide a prescrição, pois o dano da véspera é acrescido diuturnamente.
 
Em matéria ambiental, de ordem pública, por um lado, pode o legislador dar novo tratamento jurídico a efeitos que ainda não se produziram; de outro lado, o Poder Judiciário pode coibir as violações a qualquer tempo. A consciência jurídica indica que não existe o direito adquirido de degradar a natureza. É imprescritível a pretensão reparatória de caráter coletivo, em matéria ambiental. Afinal, não se pode formar direito adquirido de poluir, já que é o meio ambiente patrimônio não só das gerações atuais como futuras.
 
Como poderia a geração atual assegurar o seu direito de poluir em detrimento de gerações que ainda nem nasceram? Não se pode dar à reparação da natureza o regime de prescrição patrimonial do direito privado.
 
           A luta por um meio ambiente hígido é um meta-direito, suposto que antecede à própria ordem constitucional. O direito ao meio ambiente hígido é indisponível e imprescritível, embora seja patrimonialmente aferível para fim de indenização. (in A Defesa dos Direitos Difusos em Juízo, 19ª ed., rev. e ampli. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2006, págs. 540-541, grifei apudCalmon, Eliana – RE 1.120.117 - AC)
 
No conflito entre estabelecer um prazo prescricional em favor do causador do dano ambiental, a fim de lhe atribuir segurança jurídica e estabilidade, com natureza eminentemente privada, e tutelar de forma mais benéfica bem jurídico coletivo, indisponível, fundamental, que antecede todos os demais direitos – pois sem ele não há vida, nem saúde, nem trabalho, nem lazer –, este último prevalece, por óbvio, concluindo pela imprescritibilidade do direito à reparação do dano ambiental.
 
Não houve divergência entre os Ministros que participaram do julgamento, assim, de forma unânime reconheceram expressamente a imprescritibilidade do dano ambiental. Os Ministros Castro Meira, Humberto Martins (Presidente), Herman Benjamin e Mauro Campbell Marques votaram com a Ministra Relatora.
A doutrina majoritária já apontava neste sentido.
 
Neste aspecto, Celso Antônio Pacheco Fiorillo (in Curso de Direito Ambiental Brasileiro, 11ª ed., – São Paulo: Saraiva, 2010, pág. 585) apontando ainda a doutrina de Édis Milaré afirma que dada a natureza jurídica do meio ambiente, bem como seu caráter de essencialidade, as ações coletivas à sua tutela são imprescritíveis.
 
Portanto, tanto na doutrina quanto na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a matéria neste momento (cito 2011) a princípio está absolutamente pacificada. Ou seja, ações coletivas destinadas à tutela do meio ambiente e o direito à reparação do dano ambiental são imprescritíveis, em razão da visão diferenciada que o direito brasileiro estabelece em relação a valoração do bem ambiental, amplitude e titularidade.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Rafael Ernani Cabral Brocher).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados